Visto e passaporte: qual a diferença?

Existe uma grande diferença entre visto e passaporte, mas ambos caminham juntos quando o assunto é viajar para ao exterior.

O visto é a autorização ou permissão que um país estrangeiro emite para que você possa em seu território e ficar por um determinado período de tempo. Isso vale para turismo, negócios, estudos ou trabalho, por exemplo. Sem o visto, você será barrado na entrada do país que nos obriga a possuí-lo.

O passaporte é o documento que precisamos para viajar e entrar em outros países. Ele é expedido pela Polícia Federal e todos os brasileiros tem direito a tirá-lo. A grosso modo, seria um RG internacional. Ele é composto pelos seus dados pessoais, foto e um número de identificação. No mais, possui muitas folhas em branco.

Os vistos são estampados em uma dessas folhas do passaporte em forma de adesivo. Isso ocorre quando necessitamos tirá-lo ainda no Brasil. Assim que entramos e saímos de algum país, seja ele qual for, a imigração carimba esse nosso documento.

Assim que as folhas forem sendo preenchidas, ou se o seu passaporte estiver a menos de seis meses de expirar sua validade, é necessário renová-lo para a obtenção de outro.

Basicamente, essas são as diferenças entre visto e passaporte. Vale frisar que há países que não exigem o visto para brasileiros. Outros ainda liberam apenas o uso do RG tradicional para viajar. Para entendermos melhor essa questão, vamos conhecer alguns países que exigem ou não tanto o visto, quanto o passaporte.

Passaporte brasileiro atual.

Países que não exigem visto para brasileiros

Os países da América do Sul, com exceção da Guiana Francesa, não solicitam visto e passaporte para os brasileiros, estando liberado viajar nessa região apenas com o RG nacional emitido há menos de 10 anos.

Sua permanência nestes países devem durar até 90 dias. Caso deseje prolongar sua estadia para viver ou trabalhar, deverá sim possuir um passaporte para pedir o Visto Mercosul. Todos os sul-americanos tem direito por lei desse visto. Assim que expedido, já dentro do território escolhido, um adesivo será estampado no passaporte.

Os países que fazem parte da União Europeia e o Reino Unido também dispensam o visto por até 90 dias. Países sul-africanos como Marrocos e África do Sul também entram nessa lista.

Já o Japão e a China, na Ásia, exigem o visto aos brasileiros. Assim como a Austrália, na Oceania. Os Estados Unidos é um dos países que mais dificultam a emissão de um visto. E o Canadá, a partir do dia 1º de maio de 2017, deixou de exigi-lo para muitos brasileiros, solicitando apenas a emissão de um requerimento denominado eTA.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

E caso deseje viajar para qualquer país do mundo, solicitamos buscar informações sobre a necessidade ou não do visto e passaporte.

Aliás, já você já precisou solicitar algum tipo de visto? Foi tranquilo? Como foi sua experiência ao tirar seu passaporte? Compartilhe com a gente suas experiências através dos comentários.

Topo