Tirar visto canadense sozinho: confira um passo a passo.

Conseguir um visto para ir a outro país está sempre relacionado a estresse, espera e ansiedade. Mas nem sempre é assim. Você pode tirar o visto canadense sozinho, sem despachante, seguindo apenas alguns passos.

O mais importante desse processo é que, como você é o mais interessado para que tudo dê certo, as chances de sucesso podem ser até maiores. Um outro aspecto positivo é que praticamente tudo é feito online, de maneira bem mais ágil.

A seguir, você confere um passo a passo de como tirar seu visto canadense sozinho, sem intermediários. E, em breve, você poderá fazer suas malas e embarcar!

Tirar visto canadense sozinho é possível, mas requer atenção.

Questionário

Para começar, você precisa responder a algumas perguntas, até para verificar o motivo pelo qual você pleiteia um visto canadense: turismo, estudos ou estadia definitiva. O questionário também é válido para quem deseja renovar o visto.

As perguntas são relacionadas a idade, nacionalidade, família, experiência profissional, proficiência nas línguas oficiais do Canadá (inglês e francês), entre outros aspectos.

Tenha paciência e dê respostas corretas. Você deverá levar de 10 a 15 minutos para concluir este passo.

Para ter acesso ao questionário, acesse este link.

Ao terminar, será aberta uma tela com seu código de checklist, os documentos que você deverá separar para esse processo e os custos para isso. Tome nota de tudo isso ou imprima. Será importante posteriormente.

Conta no site do governo do Canadá

Após esse passo, acesse este site (em inglês) e crie uma conta. Através dela, você poderá continuar o processo e tirar o visto canadense sozinho.

É necessário muita atenção nesse passo, pois, a cada vez que você acessar o site, deverá informar qualquer informação passada no momento do cadastro, além da senha.

Inserção do código de checklist

Lembra-se do código do checklist no primeiro passo? É hora de vinculá-lo à conta recentemente aberta no site. Vá ao mesmo site do passo anterior e entre em sua conta. Em seguida, clique no botão Visitor visa,studyand/orworkpermit (Visto para visitante, estudante ou permissão para trabalhar).

Envio de documentos e formulários

Este é o passo que requer mais atenção ao tirar o visto canadense sozinho. Siga este roteiro, para não faltar nada no final:

  • Faça download dos formulários e crie uma pasta em seu computador só para eles;
  • Preencha cada um deles e valide os dados no próprio PDF, onde há um botão para isso.

Não se preocupe com assinatura neste momento, pois no final haverá uma versão digital válida para todos os formulários.

O único papel que será necessário ser impresso e deverá ter assinatura física é o Use of a family member representative for online applications (Uso de um representante familiar para operações on-line). Esta é uma espécie de procuração, no qual o requerente permite outro membro da família realizar o procedimento com ele.

  • Envie os documentos em um único arquivo, não ultrapassando 4 Mb de tamanho;
  • Para este processo, cole os arquivos digitalizados em um documento do Word e salve-os em PDF;
  • Carregue o arquivo no site e envie. Depois disso, você estará pronto para realizar o próximo passo.

Pagamento

Nesta etapa, você será direcionado para uma página de revisão e, em seguida, para o pagamento, que normalmente é feito através de cartão de crédito.

O cuidado maior deverá ser tomado no momento de informar o endereço, que deverá ser idêntico ao cadastrado na operadora do cartão. Caso contrário, o pagamento será reprovado.

Após o pagamento, aguarde. Você será informado sobre qualquer novidade através de e-mail, como envio de passaporte e outros.

Tirar visto canadense sozinho: outras informações

Para estudantes e visitantes, o resultado do procedimento é obtido em menos tempo.

O tempo total do procedimento depende da finalidade do visto. Para estudantes e turistas, tudo é feito mais rápido e não é necessário exame médico, exigido para permissões acima de seis meses.

Alguns documentos são opcionais, como a letter of explanation (carta de explicação). Como o próprio nome diz, é um texto no qual você descreverá o porquê de sua ida ao Canadá.

Mesmo não sendo obrigatório, é importante escrever essa carta, pois ela pode ser determinante para a aprovação de seu requerimento. O melhor é que o texto pode ser escrito em português e sem formalidades. Seja apenas objetivo.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e, o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

Para saber mais sobre sua próxima viagem ao Canadá, acesse sempre o blog para conferir as novidades e leia os textos já publicados. Comente em caso de dúvidas ou para compartilhar sua experiência, caso já tenha tirado visto canadense sozinho. E boa viagem!

Topo