Saiba qual é o Hino Nacional do Canadá

O hino nacional do Canadá é muito mais recente do que se pode imaginar. Apesar de ser um país colonizado há muitos séculos, foi só em 1980, há menos de 40 anos, que o governo canadense finalmente reconheceu Ó, Canadá como o hino oficial.

Ó, Canadá, hino nacional canadense, existe na realidade desde 1880, mas se tornou oficial no país somente um século depois. Até então, era cantado God Save The Queen, hino real usado em certos territórios da coroa britânica.

Os hinos nacionais são canções patrióticas definidas pelo governo como a música oficial daquele país. Geralmente, usa-se o hino em eventos diplomáticos, oficiais e cerimoniais de sua respectiva nação como forma de enaltecimento e devoção à pátria.

São composições que representam o Estado e estão presentes na vida dos cidadãos desde a escola, podendo ser cantado todos os dias em união. Estabeleceu-se também uma forte relação dos hinos nacionais com eventos esportivos, como por exemplo as Olimpíadas e a Copa do Mundo. A execução do hino dos países durante os Jogos Olímpicos costuma ser um dos pontos mais importantes da cerimônia.

Qual é o hino do Canadá?

A bandeira canadense hasteada, forma como acompanha a execução do hino nacional.

O Canadá possui, portanto, dois hinos que podem representar a nação. Como o país é bilíngue, existem versões inteiras em inglês ou inteiras em francês dependendo da região em que é cantando. Para eventos nacionais e internacionais, uma versão bilíngue foi criada alternando os versos entre os dois idiomas. Há ainda uma versão no idioma inuktitut, variedade da língua inuíte falada no território de Nunavut no Canadá.

Conheça abaixo as traduções em português dos hinos do Canadá.

Hino nacional oficial

A canção, intitulada em inglês de O Canada, foi composta pelo músico Calixa Lavallée e foi escolhida como hino oficial do Canadá a partir de uma votação no Senado e na Câmara dos Comuns em 1980. O compositor franco-canadense, no entanto, já a havia escrito em 1880, que se popularizou como a música do país por muito tempo antes de ser oficializada.

Calixa Lavallée compôs originalmente o hino para o idioma francês, já que foi criado no Québec e é uma província em que se predomina a língua francesa. A letra do original é de Sir Adolphe-Basile Routhier. Robert Stanley Weir fez, em 1908, fez a tradução para o inglês e assim a canção passou a ter duas versões.

A letra do hino em inglês sofreu algumas alterações ao passar dos anos, apesar da melodia sempre continuar a mesma. Uma comissão mista do Senado e da Câmara dos Deputados atualizou a letra em 1968 e depois novamente em 1980 com a aprovação oficial. Mais recentemente, em 2018, um projeto de lei foi aprovado alterando um trecho da letra para adequar-se à neutralidade do gênero. A mudança refere-se ao termo “vossos filhos” (thy sons), agora trocado por “nós todos” (all of us), incluindo, portanto, todos os gêneros na versão nova.

Veja abaixo o hino do Canadá traduzido para o português com as novas alterações.

Ó, Canadá!

Ó, Canadá! Nossa casa e terra nativa!
Verdadeiro amor patriota, em todos nós comanda
Com corações em brilho nós vemos vós ascender
O Norte Verdadeiro forte e livre!
De longe e largo, ó, Canadá
Nós ficamos de guarda para vós
Deus guarde nossa terra gloriosa e livre!
Ó, Canadá, nós ficamos de guarda para vós
Ó, Canadá, nós ficamos de guarda para vós!

Hino real

Por hino real podemos entender como o hino correspondente à realeza. No caso do Canadá, uma monarquia constitucional do Reino Unido, refere-se ao hino britânico God Save The Queen.

A canção é utilizada em alguns dos Estados dependentes do Reino Unido, comandados pela Rainha Isabel II. Pela grande quantidade de regiões que o hino representa, existem variadas versões que se adaptam aos territórios e ocasiões.

Apesar de não ter uma data oficial, é um dos hinos mais antigos com uma atribuição de 1619 ao compositor inglês John Bull.

Conheça abaixo a tradução em português do hino real do Canadá.

Deus Salve a Rainha

Deus salve nossa bondosa Rainha,
Longa vida à nossa nobre Rainha,
Deus salve a Rainha;
Que a faça vitoriosa,
Feliz e gloriosa,
Que tenha um longo reinado sobre nós
Deus salve a Rainha.
Ó Senhor, nosso Deus, venha
Dispersar seus inimigos
E fazê-los cair.
Confunda sua política,
frustre seus truques fraudulentos
Em ti depositamos nossa esperança
Deus salve a todos nós.
Os melhores presentes;
Que seja agradável lhe dar
Que seu reinado seja longo;
Que ela defenda nossas leis,
E sempre nos dê motivo
De cantar com o coração e a voz
“Deus salve a Rainha.”

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe!

Topo