Saiba mais sobre o Hockey – o esporte favorito do Canadá

O hockey no Canadá é um esporte muito popular. Ele é praticado no gelo em um rinque de patinação, por duas equipes de seis jogadores. Os times se enfrentam com o objetivo de lançar o disco na baliza (rede) e fazer “gol”, assim como no futebol.

Tanto os jogadores quanto o juiz devem usar patins para se movimentar no gelo durante o jogo. O esporte é praticado com uso de tacos para lançarem o disco de borracha, que seria equiparado à bola no futebol.

Cada gol equivale a um ponto e o time vencedor é aquele que faz o maior número de pontos. Para chegar até a baliza do adversário são exigidas velocidade e agilidade por parte dos jogadores. Por isso, é considerado um dos esportes mais velozes do mundo. Os jogadores chegam a atingir uma velocidade de 160 km/h.

É visto também como um jogo agressivo. Não é à toa que são usados muitos equipamentos para proteção. Até por conta de controlar possíveis brigas entre os jogadores, esse esporte tem regras específicas.

O hockey surgiu no Canadá, e o país é o maior campeão do mundo em ligas e olimpíadas. Também é muito popular nos Estados Unidos, talvez pela proximidade entre os dois países.

No decorrer do texto, você explorar mais sobre a história do hockey, bem como suas regras, campeonatos e principais times do Canadá.

O que é o Hockey?

O hockey teve sua origem no Canadá em 1834. No ano de 1875, foi realizado o primeiro jogo em área coberta na cidade de Montreal. Em 1877, foram criadas as primeiras regras para o jogo, por um grupo de estudantes da Universidade de McGill.

Em 1883, o jogo esteve presente no festival de inverno de Montreal e, a partir daí, começou a se espalhar por todo o país. Não demorou muito para o esporte encantar o governador do Canadá, Lord Stanley of Preston, que doou o primeiro troféu para ser entregue ao time campeão. Surge, então, a Stanley Cup, mundialmente conhecida nos dias atuais.

Em 1895, os primeiros jogos de hockey nos Estados Unidos começam a ser organizados. Assim, o esporte passa a existir não somente do Canadá, mas além de suas fronteiras.

O esporte passou a encantar não somente o público masculino, mas também o feminino. Apesar de a maioria dos praticantes ser homens, existe uma parcela de mulheres que gosta de jogar hockey.

Mas, talvez por ser um esporte muito violento, ele ainda não atraia tantas mulheres, embora algumas quebrem esse preconceito e brilhem nas pistas de patinação. O primeiro relato da prática desse esporte por mulheres foi em 1890, quando a filha do governador Stanley jogou com amigos e irmãos.

A primeira partida de hockey feminino oficial foi em 1891, na cidade de Ottawa, no Canadá.

Veja agora um pouco sobre os principais pontos do jogo. Essa é uma curiosidade de muitas pessoas que se sentem atraídas por esse esporte, que não é comum em terras brasileiras.

Puck
O disco utilizado para jogar na baliza do adversário.
Faceoff
Disputa do puck para recolocar a partida em andamento.
Powerplay (PP)
Equipe que joga com um atleta a mais temporariamente devido à penalidade cometida pela equipe adversária.
Penalty Kill (PK)
Equipe que é penalizada temporariamente com um jogador a menos por falta.
Offside
Quando um atacante está adiantado frente aos defensores ao receber um passe após a linha azul (como no futebol).
Icing
Quando o puck atravessa toda a extensão do gelo (de linha azul a linha azul).
Minor Penalty
O jogador que comete a falta fica no “castigo” (penalty box) por 2 minutos e retorna à partida ao final da penalização.

Major Penalty

O jogador que comete a falta fica no “castigo” (penalty box) por 5 minutos e retorna à partida ao final da penalização.
Misconduct
O jogador que comete a falta fica no “castigo” (penalty box) por 10 minutos e retorna à partida ao final da penalização.

Misconduct penalty (conduta antiesportiva)
O jogador que comete a falta é eliminado da partida e, dependendo da falta ou agressão, a liga pode avaliar uma punição ainda maior.
Gross Missconduct
Extrema conduta antiesportiva como agredir torcedores ou funcionários da NHL.
Substituições
São ilimitadas durante a partida, e o técnico compõe os atletas em “linhas” que são escalações designadas para diferentes momentos ou táticas de jogo.
Empty net
Quando o goleiro é substituído nos segundos finais de jogo para dar lugar a um atacante extra.

A NHL – National Hockey League

A NHL (National Hockey League) é a liga profissional de hockey sobre o gelo, composta por 30 equipes dos Estados Unidos e Canadá, dividida por duas conferências (Leste e Oeste) e 4 divisões regionalizadas.

As divisões são as seguintes: Conferência Oeste (Divisão Central e Divisão Pacific) e a Conferência Leste (Divisão Atlantic e Divisão Metropolitan).

A temporada inicia em outubro e termina em abril do ano seguinte. São 82 partidas no total, com duração de 60 minutos, divididas em 3 períodos de 20 minutos. Cada vitória dá ao vencedor 2 pontos na tabela de classificação.

Quando as equipes empatam no tempo regulamentar, há a disputa do “overtime”, prorrogação de 5 minutos com morte súbita, onde quem marcar primeiro vence o jogo. Caso ninguém marque um gol durante a prorrogação, há a disputa de pênaltis ou os “Shootout”.

Nos playoffs, as 8 melhores equipes de cada conferência se enfrentam, séries de melhor de 7 partidas, onde a primeira equipe que conquistar 4 vitórias sobre o adversário na chave avança para a próxima fase.

A final é disputada na melhor de 7 partidas, e a equipe campeã é a que vencer 4 jogos. A recompensa que todos esperam é a taça Stanley, que só pode se tocada pelos campeões e autoridades da NHL.

Quais são os times canadenses?

Winnipeg Jets

Em 2012, os Winnipeg Jets celebraram sua primeira vitória. Fonte: nhl.com

O time de hockey no gelo Winnipeg Jets teve sua origem na cidade de Winnipeg, Canadá. Mas, na verdade, antes disso, foi comprado da cidade de Atlanta, pelo grupo True North Sports & Entertainment Limited, que transferiu o time para a cidade de sua sede, Winnipeg.

O time foi vendido para o grupo após ter passado por várias dificuldades financeiras. Com os novos investidores, o time voltou a competir na NHL. Na primeira temporada de jogos dos Jets, os ingressos esgotaram em 17 minutos. O símbolo no uniforme do time homenageia a Força Aérea Canadense.

Calgary Flames

O hockey é um esporte de origem canadense e hoje está presente em diversos países. Fonte: nhl.com

O Calgary Flames também é um dos times canadenses que disputam a NHL. Venceram a copa Stanley em 1986 e 2004. Foi fundado em Atlanta Flames e se mudou para Calgary.

Edmonton Oilers

O hockey no Canadá é o esporte mais popular. Fonte: Google imagens

O Edmonton Oilers é membro da Divisão do Pacífico da Conferência Oeste da NHL. Teve sua origem em 1971, na cidade de Edmonton, Alberta, Canadá. O primeiro jogo na liga aconteceu em 1972. No decorrer dos anos, conseguiram ganhar a Stanley cup por 5 vezes. Na década de 80, formaram o maior jogador da história do hockey, Wayne Gretzky.

Vancouver Canucks

O time, originário da cidade de Vancouver, entrou na liga em 1970. Fonte: Sportsnet

O Vancouver Canucks é originário da cidade de Vancouver, British Columbia, Canadá. São membros da Divisão do Pacífico da Conferência Oeste da National Hockey League. O time entrou na liga em 1970. Na Stanley Cup de 1982, iniciaram a tradição da “Força da Toalha”, onde colocaram uma toalha branca na ponta do taco de hockey para simular uma rendição.

Montreal Canadiens

Montreal Canadiens possui o maior número de títulos na Stanley Cup. Fonte: Radio-Canada

Montreal Canadiens é um dos maiores times de hockey do Canadá e está na Divisão do Atlântico da Conferência Leste da NHL. Sua sede está localizada na cidade da província de Quebec.

O time foi fundado em 1909, muito antes da fundação da NHL, que foi criada oito anos depois. O time venceu a Stanley Cup 24 vezes, e conquistou também diversas outras vitórias em campeonatos.

Ottawa Senators

Time representa a cidade de Ottawa desde 1883. Fonte: nhl.com

Ottawa Senators está sediado na cidade de Ottawa, Ontário, Canadá. É membro da Divisão do Atlântico da Conferência Leste da National Hockey League. Foi fundado por um promotor imobiliário, Bruce Firestone, em 1883.

O time tem sido bem sucedido. Ele venceu a Stanley Cup por 11 vezes e participou de diversos campeonatos da NHL.

Toronto Maple Leafs

Toronto Maple Leafs, o segundo maior campeão da Stanley Cup. Fonte: Pension Plan Puppets

Toronto Maple Leafs também é um dos times de hockey no gelo do Canadá e está sediado na cidade de Toronto, Ontário. É o segundo maior campeão da Stanley Cup, com 13 títulos.

Seu maior rival é o Montreal Canadiens. Atualmente, o Leafs é o time que possui o maior valor para a NHL, seguido do New York Rangers e do Montreal Canadiens.

A seleção

As seleções de hockey do Canadá são as melhores do mundo. Os cidadãos canadenses são apaixonados pelo esporte.

Veja as conquistas dos times canadenses na Stanley Cup:
● Montreal Canadiens: 24 títulos em 34 aparições;
● Toronto Maple Leafs: 13 títulos em 21 aparições;
● Detroit Red Wings: 11 títulos em 24 aparições;
● Boston Bruins: 6 títulos em 18 aparições;
● Edmonton Oilers: 5 títulos em 20 aparições;
● Chicago Blackhawks: 4 títulos em 11 aparições.

Curiosidades

Há algumas curiosidades interessantes sobre o hockey como, por exemplo, que a taça Stanley Cup só pode ser tocada pelos campeões. E realmente cabe essa regra, pois não é tão fácil estar em um rinque de patinação praticando um dos esportes mais veloz do mundo, onde uma tacada pode chegar a 160 km/h.

É também um esporte muito agressivo, por isso os equipamentos de proteção são obrigatórios. Devido à agressividade, muitas faltas são cometidas durante a partida, bem mais que no futebol.

No esporte em questão não são aceitos, por exemplo, “Gols” com as mãos, pés ou com a parte superior do taco – que tem um formato em L. Os tacos ou sticks são utilizados para movimentar o disco de borracha ou pucks, como também são chamados. Cada partida dura em torno de 60 minutos, e é dividida em três tempos.

O maior campeonato da modalidade é a NHL, e os maiores campeões da liga são do próprio Canadá, onde estão os principais times da liga. São eles: Winnipeg Jets, Calgary Flames, Edmonton Oilers, Vancouver Canucks, Montreal Canadiens, Ottawa Senators e Toronto Maple Leafs. Montreal Canadiens leva vantagem, com 23 títulos em 34 aparições. Em seguida, vem o Toronto Maple Leafs, com 13 títulos em 21 aparições.

A seleção de hockey do Canadá está entre as competições da FIHG – Federação Internacional, e é considerada a melhor seleção do mundo, já que venceu o campeonato 24 vezes. Nos jogos de inverno, ganhou oito medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Como você viu, no Canadá estão as melhores equipes de hockey do mundo. O esporte já faz parte da cultura canadense.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos. Você também pode deixar seu comentário abaixo.

Topo