Qual o idioma oficial do Canadá? E a moeda?

Ao saber mais sobre qualquer país, é normal ter a curiosidade sobre o idioma falado no local. Será que é possível a comunicação em inglês? Há dialetos ou algo mais específico? Qual o idioma do Canadá?

Um país bilíngue como o Canadá traz muitas dúvidas nos imigrantes e turistas.

A moeda também gera muitos questionamentos. Será que ao chegar ao país, é possível usar o dólar americano?

O Canadá possui duas línguas oficiais: inglês e francês. Porém elas são pouco usadas simultaneamente. Cada uma delas predomina, de acordo com a região.

O país também utiliza o dólar como moeda, mas o dólar canadense, com uma cotação totalmente diferente do dólar americano.

A seguir, você terá mais detalhes sobre os idiomas do Canadá, assim como sua moeda. Saberá onde o inglês e o francês são falados, assim como a valorização do dólar canadense em relação ao real.

Qual o idioma oficial do Canadá?

Como já mencionado na introdução, os idiomas canadenses são o inglês e o francês. No entanto, de uma forma geral, o primeiro é bem mais falado.

Mas não se preocupe. Se você deseja fazer um intercâmbio no país, compreender apenas um deles já é suficiente – nesse caso, o idioma mais falado na cidade onde está localizada a escola ou universidade em que você pretende estudar.

Assim, se você deseja permanecer em uma cidade onde o inglês predomina, deverá ter uma compreensão média desse idioma, e não será exigido o mesmo de francês. O mesmo se aplica se você resolver estudar na região francesa do Canadá.

E quanto a turistas? Quem chega em uma determinada região deverá ter uma compreensão mínima tanto de inglês quanto de francês? A resposta é simples: não, isso não é necessário.

Estabelecimentos comerciais de Quebec. O local tem o francês como primeira língua, mas a sinalização é bilíngue.

Na parte francesa do país, os estabelecimentos estão sinalizados nos dois idiomas e, se você pedir informações ou se comunicar em inglês, o outro idioma do Canadá, será entendido na maior parte das vezes, principalmente por pessoas mais jovens.

Quais regiões falam mais o inglês? E o francês?

Há dois idiomas oficiais no Canadá, mas eles não costumam ser usados simultaneamente. Em Toronto, por exemplo, o inglês é dominante.

Antes de explicar onde se falam os idiomas oficiais do Canadá, é importante saber porque é assim.

No final do século XV, a área onde hoje é o país era habitada por indígenas. A partir dessa época, houve muitas ocupações inglesas e francesas. Isso foi moldando o bilinguismo canadense, que perdura até hoje.

O Canadá tem hoje 10 províncias e 3 territórios. Na maior parte deles, a comunicação se dá principalmente em inglês, como é o caso de cidades como Vancouver e Toronto. Ottawa, a capital, fica bem no meio, entre a área inglesa e a francesa.

E na província de Quebec, onde está a cidade de mesmo nome e também Montreal, o francês é o primeiro idioma, pois foi a região onde mais se mantiveram as tradições dos povos franceses que viveram no território há alguns séculos.

Uma curiosidade interessante de um país bilíngue como o Canadá é ter tudo escrito tanto em inglês quanto em francês, como os estabelecimentos já mencionados no tópico anterior. Evidentemente, a língua mais usada aparece em destaque.

Qual a moeda oficial canadense?

A moeda oficial do Canadá possui notas que vão de 5 a 100 dólares canadenses

O dólar canadense é a moeda oficial do Canadá. Mas essa não é única moeda aceita no país. O dólar americano também pode ser usado, como acontece em diversos locais ao redor do mundo, embora em menor escala.

Aliás, as moedas canadense e americana têm semelhanças entre si. Ambas usam dólares e centavos. No entanto, a americana vale pouco mais de 3 reais, enquanto a canadense custa 2,5 reais.

A cédula de menor valor é a de 5 dólares canadenses. Não existem notas de 2, como no Brasil. Ela é azul e traz um desenho do principal esporte do país: o hóquei. A nota de 10 é bem parecida com a de menor valor e pode confundir quem não estiver familiarizado.

A nota de 20 dólares canadenses é verde e traz o desenho da Rainha Elizabeth II, que também é monarca do Canadá, apesar de ser um país independente do Reino Unido. De resto, as notas têm o mesmo valor do real brasileiro: as de 50 e 100 dólares canadenses completam a coleção.

Todas as moedas no Canadá têm muito valor, inclusive as de 1 cent.

A moeda de valor mínimo é a de 1 cent. Em seguida, aparecem a de 5, 10, 25 cents e de 1 e 2 dólares.

Diferentemente do Brasil, que não usa mais as suas moedas de um centavo, que foram perdendo valor com o passar dos anos, os canadenses prezam muito um único cent. Elas fazem parte do troco e não ocorre o arredondamento dos preços como no real. Se uma mercadoria custa 2,97 dólares, é esse o valor que será cobrado.

Agora você já conhece os idiomas oficiais do Canadá e a sua moeda e tem algumas informações preciosas para sua viagem para o país, independentemente da finalidade – estudos, trabalho ou turismo.

Conhecer um país bilíngue e com influências da cultura de dois povos que o ocuparam no passado é uma experiência enriquecedora. Isso mostra uma heterogeneidade que existe em muitas nações, mas é mais evidente no território canadense, onde Quebec, o lado francês, parece ser outra nação.

Quer saber mais sobre o Canadá e tudo o que o país oferece para seus turistas e imigrantes? Aqui mesmo no site, há textos que trazem muitas informações a respeito. Você também encontra conteúdo exclusivo sobre procedimentos necessários para viajar ao país, como visto e preparação em geral.

Para saber novidades sobre o assunto, visite o blog e confira os novos artigos.

E, se tiver dúvidas, não deixe de comentar ou entrar em contato de alguma forma.

Topo