Qual a validade do visto canadense?

Essa é uma das perguntas mais frequentes quando se pretende passar um tempo no Canadá, independentemente da finalidade. Saber qual é a validade do visto canadense ajuda a planejar melhor a estadia ou a renovação desse, se necessário.

Inicialmente, vale ressaltar que não existe um único prazo, pois depende do motivo da visita e da validade do passaporte, como você irá conferir mais adiante. Antes, porém, é importante esclarecer a diferença entre visto e autorização de permanência, pois isso causa certa confusão.

O visto, do qual estamos falando aqui no texto, é o período que se tem para entrar no país. Por exemplo: você consegue um visto de cinco anos. Isso não quer dizer que é permitido somente ficar lá por esse período. Significa que é possível entrar e sair do país, mesmo que retorne ao Brasil, e voltar posteriormente.

Já a autorização de permanência, por sua vez, permite que a pessoa se estabeleça no destino da viagem por determinado tempo.

Alguns fatores determinam a validade do visto canadense.

O que determina a validade do visto canadense?

Dois aspectos são cruciais para determinar o prazo do visto: a validade do passaporte e a finalidade da visita ao Canadá.

A validade do visto canadense nunca será maior do que a do passaporte. Por isso, se você estiver com o documento próximo de expirar, é necessário, antes de tudo, renová-lo.

Dependendo da finalidade da viagem, o tempo do visto varia de seis meses a cinco anos. As modalidades podem ser:

Turismo: é usado tanto para este fim quanto para fazer cursos com menos de seis meses de duração. Duração desse visto: 24 semanas.

Estudos: caso você precise ficar mais do que seis meses fazendo um curso superior ou de idiomas, essa é a sua modalidade de visto. Com ele, é permitido, também, que você trabalhe por meio período, caso esteja estudando em uma faculdade ou universidade. A validade depende da previsão de término do curso.

Trabalho: a validade do visto para o Canadá é determinado pelo contrato de trabalho estabelecido com a empresa, sem, claro, ultrapassar o vencimento do passaporte.

Demora muito para ter o visto aprovado?

Isso também varia de acordo com o motivo pelo qual o visto está sendo tirado, assim como exigências extras, como exame médico.

Para visto de turista, por exemplo, não é necessário fazer o exame. O resultado é dado, em média, após duas semanas do requerimento, podendo se estender para até quatro semanas.

O visto de estudos normalmente requer o exame médico, mas, em alguns casos, não é exigido. O resultado sai de duas a 10 semanas, dependendo da demora em começar os exames, assim como o tempo levado pelo médico para anexar o resultado ao processo. O mesmo se aplica ao visto de trabalho.

Já para residência permanente, o processo é mais longo. O sistema de imigração Express Entry leva, em média, seis meses para o recebimento do visto, e o Sponsorship, de quatro meses a dois anos. O provincial de Quebec é o que demanda mais tempo: de dois a três anos.

Você já conhece o eTAvisto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

Participe comentando! Leia nossos outros artigos e saiba tudo sobre os preparativos para a sua próxima viagem ao Canadá!

Topo