Quais as grandes oportunidades de trabalho em Vancouver

Viver no Canadá é uma experiência enriquecedora e agradável. São tantos destinos que uma das principais dúvidas é em relação à cidade para se estabelecer. Trabalhar em Vancouver é uma excelente opção, não só pelas oportunidades que a cidade oferece, como também pelo seu visual.

Vancouver, além de oferecer oportunidades de trabalho, é uma das melhores cidades para se viver em todo o mundo.

Localizada na Columbia Britânica, é a terceira maior cidade canadense e tem um ambiente muito aprazível. É um daqueles lugares em que o encantamento é instantâneo, com muitas áreas verdes, praias e montanhas – essa heterogeneidade abriga mais de 150 pontos turísticos.

Considerada a terceira melhor cidade do mundo para se viver, tem uma infraestrutura invejável, com educação e saúde públicas de primeira qualidade. Além disso, é um local estável e que oferece inúmeros passeios culturais, sendo também limpa e organizada.

Outro aspecto da cidade também agrada a muitas pessoas, principalmente os brasileiros, é o frio não tão rigoroso, diferentemente de outras cidades canadenses. Assim, a adaptação se torna muito mais fácil, pelo menos nesse sentido.

Conheça a seguir as oportunidades de trabalho em Vancouver e porque considerar essa cidade como uma forte opção para viver no Canadá, seja sozinho, com o cônjuge ou em família.

9 oportunidades de trabalho em Vancouver

Além de ser uma cidade receptiva e excelente para habitar, você pode construir uma brilhante carreira em Vancouver. O local oferece oportunidades em diversas áreas. Veja 9 alternativas diferentes e heterogêneas, contemplando praticamente todas as áreas do conhecimento:

1. Turismo

Como já citado, a cidade tem mais de 150 pontos turísticos que agradam todos os perfis de pessoas. Trabalhar em Vancouver nessa área, portanto, pode ser muito recompensador.

Muitos turistas, de todas as partes do mundo, visitam a cidade anualmente, aquecendo a economia local. Por isso, as chances são inúmeras.

Evidentemente, para que elas sejam ainda maiores, é necessário dominar todas as habilidades linguísticas do inglês, principalmente a fala. A pronúncia deve ter um cuidado especial. Um diferencial é ter uma boa fluência também em francês, o outro idioma oficial do Canadá.

Procurar trabalhar em uma empresa com mercado latino-americano é também sinônimo de mais oportunidades para trabalhar em Vancouver na área de turismo. As graduações mais relacionadas para esse setor são Turismo, Letras (com habilitação em inglês ou francês), hotelaria ou gastronomia.

2. Biotecnologia

Vancouver é uma cidade muito preocupada com o meio ambiente. Por isso, esse é um setor que também oferece muitas oportunidades de carreira. No entanto, para se estabelecer nele é preciso estar bem preparado, pois as exigências são grandes.

É preciso ter um conhecimento científico bastante amplo para conseguir uma vaga nas melhores empresas. Quem é formado em Biotecnologia, Engenharia Química, Ecologia e Biologia sai na frente.

3. Energia sustentável

A atenção ao meio ambiente e à sustentabilidade se estende também à energia. Porém essa área é uma das que mais exigem qualificação especializada, apesar de oferecer muitas vagas de trabalho em Vancouver.

Profissionais graduados em uma das diversas engenharias podem se estabelecer muito bem, bem como os formados em Ecologia e Biologia.

4. Tecnologia

Muitas empresas conceituadas do ramo estão próximas, portanto trabalhar em Vancouver na área de tecnologia também pode ser uma excelente oportunidade para sua carreira.

IBM, Microsoft, Intel e Kodak, entre outras, mantêm uma unidade na cidade. Assim, você pode desfrutar de todas as oportunidades que uma multinacional oferece.

Todas as graduações relacionadas à tecnologia são exigidas pelas empresas, mas Engenharia de Sistemas é o curso mais relacionado com as suas funções cotidianas.

5. Extrativismo florestal

A extração de madeira é uma atividade feita de maneira muito consciente, sendo uma excelente área para trabalhar em Vancouver, até mesmo pelo fato do Canadá ter muitas florestas.

Como uma cidade sustentável, essa atividade é realizada de maneira bastante responsável. O Canadá conta com grandes áreas de florestas de pinheiros e, claro, esse fator é determinante para essa atividade econômica.

O melhor de trabalhar em Vancouver nesse ramo é que os cargos são os mais diversos possíveis. Tanto os operacionais quanto os que exigem uma preparação maior são oferecidos.

As graduações mais indicadas para essa área são Ecologia, Biologia, Engenharia Florestal e Agronomia.

6. Cinema

Muitas produções de cinema se concentram em Vancouver, apesar de o Canadá não contar com uma indústria nesse setor tão famosa como os Estados Unidos, por exemplo. Logo, trabalhar nessa área pode ser bastante próspero.

As funções mais procuradas são as relacionadas com os bastidores. Iluminadores, maquiadores, figurinistas e vídeo-cinegrafistas têm sempre oportunidades para trabalhar em Vancouver. Para isso, o ideal é ser formado em Moda, Artes Cênicas, Cinema ou Estética.

7.Ramo financeiro

Esse também é um setor em alta, pois as próprias empresas de outraáreas de atuação que se estabelecem na cidade precisam administrar seus capitais. Portanto, se você é formado em Administração de Empresas, Marketing, Finanças ou Economia, pode ter inúmeras oportunidades.

8. Videogames

Setor muito procurado e até mesmo um sonho para muita gente, os videogames também aquecem a economia em Vancouver, oferecendo também muito trabalho.

Por isso, é uma área muito competitiva, mas esse cenário é semelhante em qualquer lugar do mundo. E, mesmo lidando com entretenimento, muita preparação e qualificações são exigidas.

Para isso, o ideal é ser graduado em Marketing, Web Design, Engenharia de Sistemas, Tecnologia da Informação, Artes Plásticas ou Publicidade e Propaganda.

9. Comércio internacional

Trabalhar em Vancouver nesse setor também é gratificante e uma chance de ouro para construir uma carreira sólida.

As funções são muitas. Você pode ser auxiliar, escriturário e também, dependendo de sua formação, pleitear cargos de gerência. Evidentemente, é preciso ter um bom domínio de inglês, principalmente para escrever e falar.

Para se dar bem nessa área, ter uma graduação em Contabilidade, Administração de Empresas, Comércio Exterior, Economia ou qualquer outra relacionada a finanças é fundamental. Para trabalhar com inspeção sanitária, é interessante ser formado em Agronomia ou Medicina Veterinária.

Quais os principais sites com vagas de emprego no Canadá?

Através da internet, você pode encontrar um emprego em Vancouver ainda no Brasil.

Os sites a seguir não têm apenas oportunidades de trabalho em Vancouver, mas em todo o Canadá. Todos os setores mencionados no tópico anterior têm vagas em aberto, por isso vale a pena consultar cada um dos endereços e procurar a oportunidade que mais tem a ver com seu perfil.

Veja a seguir 8 endereços para se encontrar os cargos nas melhores empresas:

1 – Job Bank Canada

2 – Workopolis

3 – Indeed Canada

4 – Working.com

5 – Craigslist

6 – Skill Net Canada

7 – Monster Jobs

8 – Jobs Shark

Dessa maneira, você pode até mesmo se candidatar para vagas de emprego ainda no Brasil, e, conseguindo uma, o processo para o visto é bem mais simples e praticamente certo. Veja mais adiante a respeito.

Agora, conheça empresas com atividade no mundo todo que também estão em Vancouver. Pelo menos algumas delas você deve conhecer.

Quais as grandes empresas que atuam em Vancouver?

Você já sabe que empresas como Kodak, IBM, Microsoft e Intel têm filiais em Vancouver. Mas as oportunidades em multinacionais não se restringem à área de tecnologia. Muitas outras companhias famosas em todo o mundo estão instaladas na cidade canadense.

Muitas empresas multinacionais estão instaladas em Vancouver, oferecendo vagas de trabalho em várias áreas do conhecimento.

A Philip Morris, uma das maiores empresas do setor de tabaco e derivados do mundo, está na cidade. Com ela, inúmeras oportunidades de trabalho no setor administrativo, vendas, técnico e gerência.

Para quem trabalha no setor de comunicação, a Edelman também conta com um escritório na cidade. A companhia de relações públicas sempre tem vagas, não só para comunicólogos, como também para todos os departamentos comuns a uma grande empresa.

A Schneider Electric, multinacional francesa que produz soluções para distribuição elétrica, automação e controle industrial, também oferece vagas para quem quer trabalhar em Vancouver. Pessoas graduadas em Engenharia Elétrica podem conseguir uma vaga na companhia.

Na área de tecnologia, não são só as empresas já citadas estão presentes em Vancouver. A SAP também mantém suas atividades na cidade, com funções nos cargos de gerência e operacionais, além de estágios.

Para quem trabalha com desenvolvimento mobile, UX Design e Data Science, essa é uma chance que não pode ser desperdiçada.

E não é só. A Amazon, um dos maiores e-commerces do mundo, também tem um escritório em Vancouver. Profissionais como engenheiros de software e de sistemas, assim como desenvolvedores de web e trabalhadores da área de logística também podem fazer carreira nesse gigante da internet.

Arquitetos de soluções e gerente de programa técnico e de desenvolvimento também podem conseguir um emprego em Vancouver. Especialistas em prevenção de perdas, gerência de contas, representação de vendas e engenharia de qualidade também são requisitados, assim como profissionais de Recursos Humanos.

Assim como qualquer cidade turística, o setor hoteleiro também é forte em Vancouver. A rede Marriott também está presente na cidade, oferecendo todos os cargos relacionados à área.

Portanto, para quem deseja viver e trabalhar em Vancouver, oportunidades não faltam. Evidentemente, as melhores vagas são ocupadas por quem preenche os requisitos das empresas. Logo, estudar e se aprimorar é sempre importante e deve fazer parte dos planos.

Como obter o visto de trabalho?

Um detalhe imprescindível para trabalhar não só no Canadá, como em qualquer outro país que exige permissão para entrada de brasileiros, é o visto. Não é com qualquer visto que você consegue exercer alguma atividade remunerada no país. Por isso, você precisa ter um de trabalho caso não seja residente permanente ou cidadão.

Se você pretende se qualificar no país fazendo um curso de graduação ou pós, um visto de estudo apenas não dá o direito de trabalhar fora das dependências estudantis.

Porém, é possível estudar e trabalhar em Vancouver, desde que esteja matriculado em curso de graduação ou pós. Atenção: cursos de idiomas não estão incluídos. Para isso, deve-se ter um visto de estudo e trabalho. Para quem já é formado, apenas o de trabalho é suficiente para pleitear uma vaga.

É bem mais fácil tirar o documento quando já se tem um emprego garantido em território canadense. Os documentos necessários são:

  • Duas fotos 3×5 iguais e recentes;
  • Comprovação financeira;
  • Contrato de trabalho;
  • LMO (Labor Market Opinion);
  • Exames médicos, que podem variar dependendo do cargo a ser exercido no Canadá;
  • Formulários preenchidos e assinados. Se houver acompanhados, eles também devem preenchê-los;
  • Passaporte válido.

Em seguida, é só consultar um despachante ou realizar o processo sozinho, online. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Tirar o visto para o Canadá e trabalhar em Vancouver não é um processo tão complicado, ainda mais quando o emprego na cidade já está garantido. Mesmo assim, quando se recebe uma resposta negativa, a carta que contém as razões para tal decisão explica o que aconteceu, possibilitando a retificação das informações.

Dessa maneira, você pode obter ter uma resposta diferente no futuro.

Como você pôde perceber, é possível se estabelecer em Vancouver sozinho ou com a família. Mesmo sendo um destino muito procurado por pessoas de todo o mundo, o Canadá é um país com população pequena em relação à sua área (35 milhões de pessoas em quase 10 milhões de quilômetros quadrados). Por essa razão, sempre necessita de mão de obra.

Portanto, com a devida qualificação, pode haver inúmeras possibilidades em empresas multinacionais ou locais, em funções diretamente relacionadas à sua formação.

Para saber mais sobre a vida no Canadá, como moradia, custo de vida, educação e outros aspectos, bem como a burocracia envolvida, leia os outros textos deste blog. Você conhecerá um pouco mais de Vancouver e do país, podendo realizar seu planejamento de maneira muito mais consciente e certeira.

E enquanto procura um trabalho em Vancouver, não deixe de visitar o site, pois sempre há artigos novos e cheios de informação relevante quem quer viver na cidade.

Se você tem experiências para contar ou alguma dúvida, não deixe de compartilhar com os outros leitores! Deixe um comentário e não se esqueça de voltar aqui depois para ver as respostas.

Topo