Você sabia que o Canadá possui a maior trilha do mundo?

Posted in Eta Canada Blog

Meta description: A maior trilha do mundo fica em um dos países com a maior extensão territorial, o Canadá. Saiba mais sobre o passeio.

A maior trilha do mundo, no Canadá

A grande trilha canadense unificou o país após 25 anos em desenvolvimento – Fonte: thegreattrail.ca

Em 2017, o Canadá inaugurou um dos mais grandiosos feitos de sua história até hoje: a maior trilha do mundo. Chamada The Great Trail, possui 24.000 quilômetros de extensão e passa por todo o território canadense, de oeste a leste, com um desvio em direção ao Ártico. O percurso está distribuído em 13 províncias e territórios, todos 100% conectados através de pontes, túneis, montanhas, lagos e parques.

Com sua construção iniciada em 1992, a trilha foi concluída 25 anos depois, em agosto de 2017, no aniversário de 150 anos do país. A proposta do projeto é aproximar os canadenses da natureza, valorizando a conservação, e também de outras pessoas, unindo-as por meio da rota. A intenção dos organizadores é a de que, pelo menos, 80% da população do Canadá resida em uma distância de até 30 minutos de algum ponto da trilha.

Como o terreno canadense não é totalmente regular, adaptações tiveram que ser feitas para conectar todo o percurso. No total, 6.200 quilômetros da trilha correspondem a 202 novas pontes erguidas durante a implantação. Além disso, há passagens que só podem ser atravessadas remando. No total, 26% da rota equivalem à água, sendo de lagos ou rios.

O Canadá é o segundo maior país do mundo, portanto, apresenta uma grande variedade de paisagens a serem exploradas, do Oceano Pacífico ao Atlântico. O andarilho poderá encontrar diversas atividades pelo caminho, em cerca de 400 segmentos de trilhas, como caminhada, ciclismo, canoagem, esqui (cross-country ski) ou moto de neve (snowmobile), de acordo com a experiência e localização desejada. O único meio de transporte não permitido é o carro.

Além dos diferentes meios de transporte, a trilha do Canadá conta com belíssimos panoramas por todo o país. Seja no ambiente urbano, rural ou no meio da natureza, o trajeto encontra pelo caminho vias fluviais, vegetação, vida selvagem e estradas.

Para construir um projeto com esta grandeza e relevância, foram feitas diversas doações a favor da grande trilha. Grande parte do dinheiro investido veio de corporações e doadores individuais, e até hoje continua recebendo contribuições financeiras para o desenvolvimento e manutenção.

The Great Trail é considerado um dos maiores projetos de incentivo voluntário do Canadá e do mundo, recebendo apoio de parceiros e do governo local. A empresa responsável por sua idealização, Trans Canada Trail, não possui fins lucrativos.

Curiosidades sobre a trilha

The Great Trail está muito à frente das outras trilhas do mundo em questão de tamanho. O segundo maior percurso fica na Itália, com um pouco mais de 6 mil quilômetros de extensão, atravessando todo o território italiano.

A Trans Canada Trail criou em 2018 uma caça ao tesouro para os frequentadores. Caixas com recompensas foram escondidas ao longo de toda a trilha, divertindo os canadenses e turistas que exploram os trajetos. Os vencedores ganharam vale-presentes, equipamentos de trekking e assinatura da revista Canadian Geographic.

Já está pensando em realizar a trilha do início ao fim? Saiba, então, que você demoraria 2 anos, 2 meses e 1 semana, levando em conta uma caminhada de 30 quilômetros por dia.

O ponto mais alto deste trajeto está situado a uma altura de 2.185 metros em relação ao nível do mar. A localização é no território de Alberta, na trilha de Kananaskis Country.

A província que possui a maior seção com trilha é Ontário, com um trajeto de 5.200 quilômetros. É uma distância maior do que os trechos combinados de Quebec, New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island e Newfoundland & Labrador.

Parte da trilha pode ser percorrida de bicicleta, mas alguns trechos são inteiramente de água – Fonte: Google Imagens

A grande trilha do Canadá é um projeto com a finalidade de unir povo e país através das inúmeras atividades distribuídas por sua extensão. Siga acompanhando nosso blog para mais informações e deixe o seu comentário com sua opinião sobre a maior trilha do mundo!

 

Topo