Você sabe o que significa a folha da bandeira do Canadá?

Posted in Cultura, Eta Canada Blog

Será que você sabe o nome dessa folha e o motivo de ela estar presente na bandeira do país? E, ainda, você sabe o motivo do desenho e das cores que estão na bandeira? Se não sabe, leia esse post e descubra todas as curiosidades desse símbolo que é tão importante para o Canadá.

A bandeira canadense é conhecida internacionalmente, mas nem todos sabem o que significa a folha da bandeira do Canadá ou as listras laterais. Assim como todas as bandeiras, cada detalhe representa um elemento do país, e nada é aleatório. Por isso, continue lendo para descobrir o porquê de cada elemento da bandeira do país.

A folha da bandeira do Canadá, juntamente com as listras, possui significados desconhecidos para muitas pessoas.

Significado da folha da bandeira do Canadá

Uma curiosidade bastante interessante é que a folha da bandeira do Canadá não é uma folha de plátano, como muitos pensam. A folha da bandeira do Canadá é uma folha de bordô, ou Maple, como também é chamado.

A folha possui 11 pontas, diferentemente do plátano, e foi escolhida para estar presente na bandeira porque é considerada um símbolo do país, já que é uma árvore muito presente em grande parte do território canadense. A folha do bordô é utilizada como símbolo do país e em bandeiras desde 1700 pelos índios que habitavam no local.

Já as duas listras laterais foram inspiradas nas bandeiras do quartel militar “Commandant’s Royal Military College”, que eram usadas por eles porque poderiam ser facilmente vistas e reconhecidas, mesmo de longe.

Enquanto isso, o vermelho é a cor oficial do Canadá, junto com o branco, por causa da Cruz de São Jorge, que está na bandeira da Inglaterra, e o branco, que veio da bandeira francesa. Segundo o site do patrimônio do Canadá, o significado da bandeira, traduzido para português, é “O território que o mundo inveja”.

Outra curiosidade interessante é que, quando houve a votação para a troca da bandeira, as províncias de Ontário e Manitoba não aceitaram o novo modelo. Sendo assim, assumiram a antiga bandeira do país como forma de protesto.

Significados não oficiais para a bandeira do Canadá

Há aqueles que acreditam que a bandeira do Canadá pode ter outros significados, além dos ditos oficialmente. Suspeita-se que, na verdade, a folha da bandeira do Canadá representaria a natureza do país, enquanto as listras vermelhas laterais seriam os dois oceanos presentes na costa do país. Já o quadrado branco, que serve como fundo para a folha de bordô, seria o extenso território canadense.

Além disso, há quem diga que o formato da bandeira tenha sido desenhado para que a bandeira não fique com a imagem distorcida quando estiver no mastro. E, ainda, que a folha teria coloração vermelha porque, durante o outono, considerada a estação mais bonita da árvore, ela teria essa cor.

A folha da bandeira do Canadá é reconhecida mundialmente, inclusive aqui no Brasil, onde ela ajudou a popularizar a folha do plátano. Mas o que você acha dessa bandeira? Sabia de todos esses detalhes que a compõe? Acha a bandeira do Canadá bonita e que ela representa o país? Deixa a sua opinião nos comentários! E se você souber de mais alguma curiosidade sobre ela, não se esqueça de compartilhar com a gente!

Topo