Viver em Montreal: saiba o custo de vida dessa cidade

Posted in Cultura, Eta Canada Blog, Lazer

O custo de vida em Montreal é bem menor do que em outras cidades do Canadá. Isso quer dizer que é possível viver de maneira confortável a partir do salário recebido mensalmente.

A cidade é uma das mais populosas do país e se destaca como um grande centro cultural, comercial e educacional da América do Norte. Anualmente, Montreal recebe inúmeros visitantes e novos moradores que são atraídos por suas vantagens. Confira a seguir o custo de vida em Montreal.

Qual é o custo de vida em Montreal?

O salário atual da cidade de Montreal está em torno de CAD$12 por hora de trabalho. Assim, um salário mensal fica em torno de CAD$ 2.895,78. Claro que esse valor é apenas uma base e pode variar de acordo com inúmeros fatores como o tipo de trabalho, a experiência e as qualificações.

Aluguel

Apartamentos próximos ao centro da cidade possuem aluguéis mais caros.

O valor do aluguel em Montreal sofre variações principalmente de acordo com o tamanho do imóvel e com a sua localização. Quanto mais afastado ele for do centro da cidade, mais baixo é o valor do aluguel.

Um apartamento com dois quartos, longe do centro de Montreal pode custar o mesmo preço de um imóvel com apenas um quarto, mas localizado na região central. Esse valor pode ficar entre CAD$800,00 e CAD$1200,00.

Ou seja, o custo varia de acordo com as suas escolhas. Leve em consideração o seu conforto, a distância da sua moradia até o trabalho, escola, centros comerciais, pontos turísticos e a segurança da região.

Sem contar que também é possível encontrar imóveis completamente mobiliados por essa mesma faixa de preço. Ideal para quem deseja montar um escritório ou morar sozinho e reduzir despesas.

De uma maneira geral, os aluguéis em Montreal ainda possuem preços mais acessíveis do que em Vancouver, outra cidade canadense, localizada na costa oeste do país, e também muito procurada por turistas e estudantes.

Além do aluguel, é preciso pensar também nos valores das despesas básicas como energia elétrica, internet e telefone. A seguir, um valor aproximado desses itens.

  • Energia elétrica e aquecimento da casa: CAD$150,00
  • Internet: CAD$35,00
  • Telefone fixo: CAD$35,00
  • Telefone celular: CAD$60,00
  • Academia de ginástica: CAD$40,00 a mensalidade
  • Saúde: o sistema de saúde de Montreal é muito bom e gratuito para todas as pessoas e cobre a grande maioria dos procedimentos, exceto os estéticos.
  • Segurança: o sistema de segurança é custeado pelos impostos pagos e funciona muito bem também.

Ainda falando de moradia, você também tem a opção de morar em casa de família se estiver fazendo intercâmbio. Nesse caso, além de um aluguel com valor mais acessível, você tem direito a duas refeições.

Transporte

Ônibus e metrô são os principais meios de transporte de Montreal e atendem muito bem à região.

Diferente do que acontece na maioria das cidades brasileiras, o transporte público em Montreal é muito eficiente, barato e atende às necessidades dos moradores. Você pode escolher a opção de pagar mensalmente uma taxa de cerca de CAD$85,00 para andar por toda a área dentro de Montreal.

A taxa inclui trajetos de metrô e também de ônibus. Existe também outra taxa que custa CAD$3,25 que é indicado para quem está visitando a cidade e não pretende ficar muito tempo ou para quem não usa o transporte público com muita frequência.

O transporte mais popular em Montreal é o metrô, além de ser mais rápido. Mas, ele não atende a todos os bairros da cidade. No entanto, os ônibus concluem esse trajeto com pontualidade e segurança.

Alimentação

Os restaurantes são ótimas opções para fazer uma refeição mais completa e variada em Montreal.

Falando de alimentação, o custo de vida em Montreal também é atrativo. Diferente do que acontece aqui no Brasil, lá muitos alimentos não sofrem com a incidência de impostos o que reduz bastante o preço final.

Frutas, pães, legumes, verduras, carne, leite, ovos e seus derivados, alimentos básicos em qualquer alimentação balanceada, são isentos de impostos. Assim, a sua feira do mês fica muito mais barata. Com o desconto, dá para investir mais nos outros gêneros alimentícios.

O gasto mensal com alimentação fica em torno de CAD$400,00 ou CAD$600,00. Para diminuir ainda mais a conta no final do mês, a dica é fazer as compras nos dias das promoções que os supermercados oferecem.

Outra dica valiosa para quem está com um orçamento apertado é fazer parte do banco de alimentação, um programa social que oferta cestas básicas de forma gratuita ou com preços bem acessíveis para pessoas de baixa renda. Procure por mais informações em associações ou igrejas dos bairros.

Para quem prefere ou precisa se alimentar em restaurantes, há também preços variáveis de acordo com o tipo do estabelecimento. Assim como no Brasil, existem três tipos de restaurantes: fast-foods, restaurantes a quilo e os tipo “à la carte”.

Para quem deseja uma refeição mais rápida e barata, os fast-foods são a melhor opção. Um prato custa cerca de CAD$10,00. Nos restaurantes por quilo, que você paga o que põe no prato, uma refeição pode sair por CAD$15,00.

Por fim, os restaurantes estilo “à la carte”, com menu disponível para os clientes, possuem um preço mais alto, mas oferecem opções variadas de prato. Um almoço ou jantar pode custar CAD$20,00 ou CAD$30,00.

Ou seja, em Montreal há opções de alimentação para todos os gostos e situações. Basta escolher aquela que atenda às suas necessidades naquele momento e pagar um preço justo por isso.

Lazer

A Biosfera de Montreal, museu do meio ambiente, é uma das atrações da cidade.

Como já foi dito, a cidade de Montreal é um dos mais populares centros comerciais, educacionais e culturais da América do Norte. Logo, não faltam opções de diversão gratuita para preencher os seus dias de turista pela cidade. Os parques naturais e algumas ações são oferecidas pelo próprio governo local.

Para mergulhar na cultura local, aproveite para conhecer os inúmeros museus, teatros e exposições que acontecem pela região. A maioria desses locais possui ingressos de entrada com preços acessíveis. Para se divertir com os amigos, o boliche também é uma opção.

Porém, para quem gosta de aproveitar a noite, também dá para se divertir em festas fechadas, concertos e outros festivais de música que, mesmo com preços mais elevados, oferecem música de qualidade e muito aprendizado cultural.

Como você viu, o custo de vida em Montreal é perfeitamente acessível para quem deseja ter conforto, porém, sem grandes luxos. Para isso, basta ter criatividade, pesquisar bastante, fazer boas escolhas e aproveitar todas as oportunidades.

Quer saber mais sobre a vida em Montreal, essa linda cidade do Canadá? Continue navegando pelo nosso site ou, se preferir, assine a nossa newsletter e receba todas essas informações em primeira mão.

Topo