Visite os 5 melhores museus de Halifax

Posted in Cidades, Entretenimento, Lazer

Quando você faz uma viagem, independentemente de para onde seja, é bem provável que você queira conhecer um pouco da cultura e história local. A melhor forma de entender como uma cidade se tornou o que é hoje é aprender um pouco mais a respeito do que ela foi ao longo do tempo. E no Canadá não seria diferente. Se você quer aprender sobre a história do país, vale a pena visitar os museus em Halifax.

Visite os 5 melhores museus de Halifax

Claro que, como visitante, você pode não saber o suficiente sobre a cidade para ter certeza de quais museus oferecem as atrações mais interessantes ou quais têm maior peso histórico. Considerando que seu tempo de estadia tende a ser bem limitado, conhecer os principais locais a serem visitados com antecedência é a melhor forma de aproveitar sua estadia ao máximo.

Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre os melhores museus em Halifax, suas características e o tipo de história que você pode esperar encontrar em cada um deles. Acompanhe.

Os 5 melhores museus de Halifax

Halifax conta com vários prédios históricos e uma rica história sobre a época colonial e as primeiras explorações do território canadense. Se você souber quais museus visitar, não terá problema algum para aprender mais sobre seus principais eventos históricos.

Veja aqui os 5 melhores museus que pode encontrar em sua viagem a Halifax:

Museu Marítimo do Atlântico

O mar é sempre um bom lugar para buscar história | Fonte: Wikipédia

Por ser localizado na costa atlântica do continente americano, os portos da cidade de Halifax e sua navegação tiveram grande peso na formação da cidade, tanto na era da colonização quanto após sua independência. Graças a isso, você vai encontrar vários monumentos dedicados a navios. Um dos mais proeminentes, certamente, é o Museu Marítimo do Atlântico.

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um museu sobre a história da navegação no oceano Atlântico. Mais especificamente, de um dos eventos mais trágicos da história da navegação marítima: o naufrágio do Titanic. Algo que nem todos sabem a respeito do incidente é que, quando o grande navio se chocou contra o iceberg que levou à sua destruição, Halifax era a cidade portuária mais próxima. Sendo assim, ela foi a primeira a enviar socorro. Nos dias que seguiram, os sobreviventes foram resgatados, enquanto 306 vítimas foram sepultadas – algumas no mar e outras em cemitérios de Halifax.

Você pode visitar o museu em Lower Water Street, 1675, todos os dias, das 9h30 às 17h30, exceto às terças, quando o estabelecimento fica aberto até 20h.

Museu Canadense de Imigração

O Pier 21 é o melhor lugar para aprender sobre a imigração no país | Fonte: Wikipédia

A história da imigração é fascinante em vários países, tanto pelas circunstâncias que a causaram quanto pelas suas repercussões ao longo da história. Não é sem motivo que existem vários museus ao redor do mundo dedicados a esse tipo de evento. E você pode ter certeza que há museus em Halifax sobre a história da imigração no Canadá.

O Pier 21, Museu Canadense de Imigração de Halifax, é um dos maiores do mundo sobre o tema, principalmente pelo fato de o Canadá ser o país com maior taxa de imigração per capita na história. O museu conta com várias atrações interativas, incluindo reproduções de trens usados para trazer imigrantes e algumas amostras das culturas que vieram ao país ao longo do tempo. Definitivamente, uma visita completa.

Se você quiser conhecer essas histórias, basta ir até a Marginal Road, 1055, entre 9h30 e 17h30, a qualquer dia da semana.

Atlantic Canada Aviation Museum

A história da aviação no Canadá é uma das mais ricas | Fonte: Todocanada

Além de sua história marítima, Halifax também possui uma boa presença histórica na área da aviação, principalmente devido à presença do país na Segunda Guerra Mundial, onde um número bem maior de aeronaves foi utilizado durante os confrontos. Isso significa que há várias histórias no país, especialmente sobre a tecnologia destes aviões e os eventos nos quais eles participaram.

O Atlantic Canada Aviation Museum, por sua vez, é um dos maiores museus de aviação de toda a costa leste do Canadá, não apenas da cidade de Halifax. O museu foi fundado em 1975 por um grupo voluntário, chamado de “Atlantic Canada Aviation Museum Society”. Depois de anos de investimento e contribuições, ele ganhou o status de “Museu Local”, o que garantiu também mais apoio do governo.

O museu está localizado em Sky Boulevard, 20, e fica aberto das 9h às 17h, todos os dias da semana.

Sítio Histórico Nacional da Cidadela de Halifax

Há muito o que aprender em construções históricas | Fonte: Nova Scotia

Conhecido também como “Citadel Hill” ou “Fort George”, trata-se de uma colina com estruturas fortificadas que hoje é resguardada como espaço histórico para a cidade. O espaço é originado de uma série de fortificações construídas no local em 1749. Na verdade, foram construídos 4 fortes no local, sendo que apenas o último ainda persiste, sendo chamado apenas de “Cidadela de Halifax”.

O objetivo histórico da estrutura, naturalmente, era proteger a cidade, que ainda era uma colônia inglesa na época. Apesar de todo o cuidado em sua construção e proteção, o forte nunca foi diretamente atacado por nenhum inimigo, seja por piratas ou por colonizadores rivais. Em todo caso, ainda é uma ótima atração histórica para aprender sobre a época da colonização.

Você pode encontrar a Cidadela em Sackville Street, 5425, a qualquer dia da semana, das 9h às 17h.

Cole Harbour Heritage Farm Museum

A agricultura e a pecuária podem ser atividades bem interessantes | Fonte: Cole Harbour Heritage Farm Museum

Para quem busca algo um pouco mais íntimo e local, o Cole Harbour Heritage Farm Museum é um dos melhores museus de Halifax. Como o nome diz, trata-se de um museu sobre fazendas e vida rural, especialmente a respeito da agricultura local. Se você está em busca de turismo gastronômico aprofundado ou apenas sem interesse em cultivo agrícola, de forma geral, ele certamente será do seu agrado.

Algo importante a saber sobre esse museu é que, pela natureza de suas atrações, ele não fica disponível o ano inteiro. A maior parte do tempo, você pode visitá-lo de segunda a sábado, das 10h às 16h, e domingos, de 12h às 16h. Porém, durante os meses de inverno, o espaço só pode ser visitado com agendamento, para fins de pesquisa.

Com todas essas sugestões, você já pode ir conhecer os museus em Halifax. Se quiser mais orientações, basta assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro de nossas novidades.

Topo