Vai viajar para Hamilton? Saiba como é o clima

Posted in Cidades, Clima

Hamilton é uma cidade da província de Ontário, no Canadá. Com pouco mais de 500 mil habitantes, é a quarta cidade mais populosa da província e a décima mais populosa do país. O clima em Hamilton é marcado por um inverno gélido e com muitos ventos, já que a cidade se encontra na beira oeste do lago Ontário.

A cidade também é um conhecido centro industrial, onde se encontram as principais usinas siderúrgicas do Canadá. Nela, os visitantes podem encontrar muitas atividades ao ar livre, afinal Hamilton é conhecida como a capital mundial das cachoeiras, com mais de 100 espalhadas por seu território. Além disso também existem muitas trilhas e outras atividades ao ar livre.

Clima e temperatura em Hamilton

O clima em Hamilton fica entre extremos. O verão é morno e o inverno gélido, seco e com ventos fortes. Ao longo do ano a temperatura pode variar entre -8ºC a 26ºC e dificilmente ultrapassa essas médias. A chuva é uma constante. Apesar de setembro ser o mês com mais possibilidade de chuva, ela se faz presente o ano todo.

O índice de turismo geralmente é maior na época de calor, entre os meses de junho a setembro, quando os visitantes podem realizar diferentes atividades típicas do clima quente.

Para te ajudar a escolher a melhor época, contamos como é o clima e as dicas de atividades para as quatro estações do ano. Confira!

Verão em Hamilton

Fifty Point Conservation Area é uma ótima opção de passeio com a família.Fonte da fonto: TripAdvisor.

A estação mais quente de Hamilton fica entre os meses de julho, agosto e setembro, com as temperaturas por volta dos 21ºC. No verão é fácil incluir diversas atividades ao ar livre no roteiro da viagem.

Uma delas são as trilhas que envolvem a cidade, sendo uma das mais famosas a Bruce Tail, que corta a província de Ontário, indo de Niágara até Tobermory e passando por Hamilton. São mais de 800km de comprimento. No seu caminho existem diversas cachoeiras para momentos de paz e reflexão. No entanto, aconselhamos a visita as cachoeiras durante a primavera. Devido ao clima seco, muitas delas apresentam apenas um filete de água durante o verão.

Uma segunda opção é o Bayfront Park, onde você pode fazer uma trilha, andar de bicicleta ou apenas aproveitar um belo dia de sol com vista para o belo lago do parque.

Você também pode conhecer o Fifty Point Conservation Area, uma área de preservação ambiental com 80 hectares. É possível mergulhar no Lago Ontário, acampar com a família ou fazer um piquenique com os amigos.

Outono em Hamilton

O Battlefield House, museu de história viva em Hamilton. Fonte da foto: Wikipédia

Já no outono, entre os meses de outubro, novembro e dezembro, as temperaturas começam a cair. Mas a cidade ainda fica mais linda com os tons da estação que antecede o inverno.

Um dos locais para visitar no outono é o Gage Park. Um dos maiores parques ao ar livre da cidade, que conta também com muitos eventos, como festivais de música e arte, além da paisagem estonteante. Para as crianças ainda há um parque infantil e também o Children’s Museum, exclusivo para os pequenos.

Você também pode ir até o Pier 4 Park. O parque possui uma trilha de asfalto para bicicletas, patins e skates, que oferece acesso sem restrições a todas as demais áreas e ainda possui, como o nome sugere, um píer. Nele há um abrigo do sol e bancos com uma vista privilegiada da baía.

Para o outono, também é recomendada a visita ao Battlefield House, um museu de história viva. No local onde atualmente é museu, foi travada a Batalha de Stoney Creek, em 6 de junho de 1813, durante a Guerra de 1812. A construção do edifício data de 1796 e o museu também conta com diversos eventos.

Inverno em Hamilton

Carnegie Gallery, uma das galerias de arte em Hamilton, Canadá. Fonte da foto: Wikipédia.

O inverno é a estação perfeita para ver a neve na região, nos meses de dezembro, janeiro e março. As temperaturas podem facilmente ir para baixo de 5ºC e boa parte dos pontos turísticos ao ar livre fica embranquecida pela neve.

Além da possiblidade de ver as paisagens nevadas, o inverno também é uma ótima estação para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como uma galeria de arte, com várias exposições e displays, além de lojas que oferecem artes visuais, cerâmica, esculturas, joalherias e fotografias de artistas da região de Dundas, uma comunidade antiga de Hamilton.

Hamilton também conta com diversos museus para visitação. Entre eles está o Hamilton Museum of Steam & Technology, dedicado à tecnologia e que conta a história da Revolução Industrial. Um ótimo programa para um dia de frio.

Outra opção é conhecer a vinícola Leaning Post Wines, onde você pode degustar os vinhos produzidos na região e também alguns dos aperitivos servidos para acompanhar as bebidas. Uma ótima opção para espantar o frio. No final da visita você ainda pode comprar a sua própria garrafa de Pinot Noir.

Primavera em Hamilton

O jardim botânico de Hamilton fica ainda mais lindo e florido na primavera. Fonte da foto: Wikipédia. 

A estação mais colorida do ano acontece em Hamilton nos meses de março, maio e junho. E em Hamilton já é uma ótima oportunidade para conhecer as famosas cachoeiras. Com cerca de 120 espalhadas pelo território, é uma ótima atividade para realizar durante a primavera, quando o volume de água está maior e o clima mais ameno.

Uma das cachoeiras mais famosas é a Tews Falls, uma queda d’água com mais de 40 metros de altura, localizada na região de Spencer Gorge, dentro da área de conservação da Webster’s Falls.

Uma segunda opção para a estação das flores é o Royal Botanic Gardens. Um dos principais pontos turísticos de Hamilton, é o maior jardim botânico do Canadá, onde é possível ver uma grande variedade de flores e plantas e até mesmo espécies raras. O Royal Botanic Gardens fica na 680 Plains Rd W. Burlington, próximo da cidade de Hamilton e está aberto diariamente entre 10h e 20h.

Você ainda pode visitar o Durdun Castle, uma mansão construída no século XIX, com mais de mil metros quadrados e um imenso jardim, que fica ainda mais lindo na primavera. O parque ainda inclui o Hamilton Military Museum, que tem em exibição diferentes guerras, inclusive a Primeira e Segunda Guerra Mundial, além de vários artefatos em exposição e uma biblioteca sobre a história militar canadense.

Não importa a temperatura ou o clima em Hamilton, a cidade faz a visita valer a pena em qualquer época do ano. Seja no verão para aproveitar os dias ensolarados ao ar livre ou caminhar em uma das trilhas, ou até mesmo no inverno para aproveitar todos os museus e os outros pontos turísticos que a cidade tem a oferecer.

Qual estação você vai escolher para sua viagem? Conte para a gente nos comentários.

Topo