Vai morar em Toronto? Saiba mais sobre a segurança na cidade

Posted in Segurança

Quem deixa o Brasil para ir morar em outro país possui uma preocupação com a segurança. Isso porque o país possui altos índices de criminalidade. Mas como será no Canadá? Como será a segurança em Toronto?

Toronto, que pertence à província de Ontário, é uma das maiores cidade do Canadá. Ela também é considerada o maior centro financeiro do país. Possui atualmente quase 3 milhões de habitantes, sendo a cidade canadense mais populosa.

Conheça mais sobre a segurança em Toronto, uma das maiores e mais populosas cidades do Canadá. Foto de David Mark disponível em Pixabay.

Este artigo irá mostrar alguns dados relacionados à segurança pública em Toronto. E uma coisa é certa, você irá se surpreender.

Toronto é uma cidade segura?

Toronto é considerada uma cidade extremamente segura, de acordo com a The Economist Intelligence Unit. No ano de 2017, ela foi considerada a quarta cidade mais segura do mundo. No total, 60 cidades foram avaliadas, e Toronto ainda saiu na frente de cidades como Estocolmo (na Suécia) e Zurique (na Suíça).

No ano anterior, ela havia ficado em oitavo lugar, mas acabou melhorando a sua colocação. Vale destacar ainda que a cidade é a única canadense a figurar entre as 50 primeiras que compõem essa lista.

Devido ao seu tamanho, Toronto apresenta diversos problemas, assim como outras grandes metrópoles. A diversidade de culturas e pessoas encontradas morando lá pode ser comparada com o que se vê em São Paulo ou em Nova Iorque (nos Estados Unidos).

Índices de criminalidade

Para se ter uma ideia de quais são os índices de criminalidades do Canadá, vamos mostrar alguns dados referentes ao ano de 2015. No ano de 2015, ocorreram 604 assassinatos no Canadá, contra quase 60 mil no Brasil inteiro. Houver ainda o registro de 8,9% menos crimes relacionados ao tráfico de drogas no país.

Mapa de assaltos registrados em Toronto. As áreas mais escuras apresentam os maiores índices. Fonte: torontops.maps.arcgis.com.

Apesar dos dados parecerem promissores, a cidade não é totalmente segura e livre de criminalidade. Sim, é possível andar pelas ruas com câmera fotográfica ou celular, com mais tranquilidade do que você o faria em muitas cidades brasileiras. Entretanto, há casos de assaltos e assassinatos. O que acontece é que eles são expressivamente menores do que no Brasil.

Para entender melhor a situação da segurança em Toronto, é possível consultar um mapa da cidade com os índices de criminalidade. Ele foi criado pela CBC, rede de televisão local, e traz informações de diferentes categorias de crimes. São diferentes mapas, mostrando a quantidade de crimes registrados em cada um dos bairros. Os mapas mostram: crimes sexuais, assaltos, assaltos em casas, drogas, veículos roubados, roubos, roubos grandes e assassinatos.

Os bairros que registram os maiores índices de criminalidade são: Bay Street Corridor, Brookhaven-Amesbury, Bedford Park-Nortown, Moss Park, Yorkdale-Glen Park, Elms-Old Rexdale, Lambton Baby Point.

Podemos ainda apontar como os bairros mais seguros de Toronto: Lawrence Park, Yonge-Eglinton, Forest Hill South, Kingsway South, Mount Pleasant East, Runnymede-Bloor West Village, Leaside-Bennington, Rosedale-Moore Park, Bridle Path-Sunnybrook-York Mills e The Beaches.

O que contribui para a segurança do país?

Diversos fatores contribuem para que o Canadá seja um local mais seguro, quando comparado com o Brasil. Alguns deles são:

  • Saídas temporárias: nenhum preso possui a permissão de sair para participar de festividades enquanto estiver cumprindo a sua pena. As permissões são concedidas por motivos médicos, administrativos, prestação de serviço comunitário e responsabilidade parental;
  • Agressões sexuais: apesar de somente cerca de 5% das agressões sexuais serem reportadas para a polícia, em 2015 foram registrados 21 mil casos no Canadá. No mesmo período, no Brasil, foram 527 mil casos;
  • Porte de armas de fogo: o porte de armas é permitido para todos os cidadãos e residentes legais. As exigências incluem ter mais de 18 anos e a realização de um curso de segurança em que as pessoas aprendem a manejar armas de fogo. Quem já possui antecedentes criminais fica proibido de ter porte de arma de fogo. A solicitação do porte deve ser feita diretamente para à polícia.

Dicas de segurança

Apesar de Toronto ser uma metrópole com bastante segurança, é importante ter alguns cuidados ao andar pela cidade.

Primeiramente, é importante lembrar que, principalmente no início, você ainda não entenderá a cidade em sua totalidade. Por mais que você estude antes de mudar, ainda não conhecerá os costumes locais e os pontos mais perigosos. Você será considerado estrangeiro por um longo período.

Portanto, é importante ter os mesmos cuidados que você teria em qualquer outra cidade do mundo. Não deixe os seus pertences desacompanhados em local público, evite usar o celular em locais em que você se sentir menos seguro, procure não andar com muitos pertences valiosos (correntes, relógios, pulseiras, câmeras, dentre outros).

Sempre que possível, converse com brasileiros que já moram no local para ter mais informações. Faça parte das comunidades de brasileiros e estrangeiros nas redes sociais e peça mais dicas. E ainda consulte sites especializados. Pesquise sempre.

E você, o que achou do nosso artigo a respeito da segurança em Toronto? Ainda possui alguma dúvida de quais são os melhores bairros e quais possuem altos índices de criminalidade? Escreva para a gente que nós ajudaremos. Se quiser compartilhar a sua experiência na cidade, deixe o seu comentário abaixo. E não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Topo