Tudo sobre o clima em Ottawa

Posted in Cidades

Ottawa é a capital do Canadá e por conta disso acaba sendo escolhida tanto por turistas quanto por quem decide que o país será seu novo lar. Para nós, brasileiros, um dos pontos que pode causar maior estranheza é o clima em Ottawa, afinal, ele com certeza não é tropical como o nosso. A estação que mais preocupa é o inverno, durante a qual as temperaturas podem ficar muito abaixo de 0°C.

Para esclarecer algumas dúvidas, vamos explicar como é cada uma das estações canadenses e também daremos algumas dicas do que pode ser feito em cada uma delas. Não pense que é impossível se divertir na neve! Muito pelo contrário, você poderá encontrar diversas opções. Vamos lá!

Clima e temperatura em Ottawa

Temperatura média, máxima e mínima

O ano começa bastante frio no Canadá. Em janeiro, a temperatura mínima chega aos -15°C e a máxima é de -5°C, ficando assim até fevereiro. Para quem gosta de calor, as coisas começam a melhorar em março, quando a mínima sobe para -2°C e pode chegar até 5°C. OK, ainda não é o verão brasileiro, mas é muito melhor do que o começo, não é mesmo?

Os meses mais quentes do ano são junho, julho e agosto, sendo que, em julho, a temperatura pode chegar aos 29°C. Em novembro, as temperaturas voltam a cair, ficando semelhantes às de março, até chegar a dezembro, com -10°C.

3 dicas do que fazer em cada estação do ano em Ottawa

Inverno em Ottawa

O inverno em Ottawa é considerado o mais pesado de todo o Canadá. Como citado anteriormente, janeiro é o mês mais frio de todo o ano, pois, além da temperatura real, a sensação térmica pode ser muito menor do que os termômetros marcam. Caso você nunca tenha visto a neve, aproveite a estação para ter essa oportunidade, pois, durante os três primeiros meses do ano, a média é de 31 dias de neve. A estação começa em meados de novembro, quando as temperaturas caem e a neve começa a aparecer.

Janeiro, especificamente, é considerado um mês monótono, porque suas temperaturas são sempre muito baixas, logo, as pessoas preferem ficar em casa. Em março, as coisas ficam um pouco incertas e é difícil planejar passeios, já que é o começo da primavera, mas ainda há dias de neve. Além disso, o gelo está começando a derreter e as temperaturas podem oscilar bastante. Os dias começam a ficar mais longos, o que é um ponto positivo para passeios ao ar livre. Agora vamos às dicas:

Patinar no Canal Rideau

Com a neve, porém, o Canal Rideau congela e vira o maior ringue de patinação do mundo, graças aos seus 7,8km de extensão, o que acaba gerando um certo movimento em fevereiro.

Conhecer o Winterlude

É também em fevereiro que ocorre o Winterlude, um festival de inverno local onde seus visitantes podem praticar alguns esportes de inverno e também assistir a competições. Além disso, há ainda exposições de obras de esculturas na neve.

Aproveitar as festas de final de ano

Dezembro é um ótimo mês para quem quer aproveitar a magia do Natal como os filmes mostram. As lojas da cidade ficam todas enfeitadas, além de ocorrerem algumas festas.

Durante o inverno, o Canal do Rideau congela e torna-se uma enorme pista de patinação. Foto: Viajoteca

Primavera em Ottawa

É o momento em que a neve vai embora, as flores aparecem e o clima em Ottawa pode chegar aos 20°C. A cidade possui as estações muito bem definidas, e a primavera dura de março até o começo de junho. Algumas pessoas consideram esses meses os melhores para turistas conhecerem o local. Inclusive, caso você se encaixe nesse caso, veja nossas sugestões do que fazer!

Conhecer o Canadian Tulip Festival

Além do clima mais agradável, a primavera traz o Canadian Tulip Festival, o maior do mundo nesse gênero. Ele foi criado para homenagear a rainha holandesa Juliana, que doou cerca de cem mil tulipas ao Canadá em 1945. Durante o festival, a cidade é enfeitada com 15km de flores e, além disso, ocorrem vários eventos paralelos para seus visitantes. Aqui, daremos apenas esta dica porque ela é a mais incrível da estação.

O Canadian Tulip Festival atrai muitos visitantes para Ottawa todos os anos. Foto: WallHere

Verão em Ottawa

O verão provavelmente é a época mais esperada do ano, pelo menos pelas crianças, que entram de férias nessa estação, o que faz com que muitas pessoas viagem e a cidade fique mais vazia. O preço das passagens também acaba sofrendo um impacto e aumenta consideravelmente. As chuvas também são frequentes em junho. Por exemplo, a média é de 12 dias de chuva.

Em agosto, o último mês do verão de Ottawa, a média de chuvas diminui e o calor fica mais ameno, porém agradável o suficiente para passeios em parques. Veja algumas dicas:

Passeio de barco no Canal de Rideau

Sim, vamos falar sobre o canal novamente, pois ele é um local bastante versátil para Ottawa. Se no inverno é possível patinar por lá, no verão você poderá fazer um incrível passeio de barco em uma das vias navegáveis mais bonitas da América do Norte.

ByWard Market

O lugar próximo à região central reúne lojas, restaurantes, cafés e muito mais! Durante o verão, ele fica bastante agitado e seus bares lotam.

Admirar o pôr do sol no Nepean Point

O Nepean Point é um ponto panorâmico onde está a estátua de Samuel de Champlain, o explorador francês. Ele fica próximo à National Gallery e é pouco explorado por turistas, mas oferece uma linda vista aos que se aventuram em conhecê-lo.

O Nepean Point é um local incrível para quem deseja apreciar um lindo pôr do sol, graças à vista panorâmica que oferece. Foto: Twitter

Outono em Ottawa

O outono chega trazendo as típicas folhinhas alaranjadas para as árvores. Em setembro, ainda não neva, mas o frio começa a chegar e as temperaturas caem. Já em novembro, o frio fica um pouco mais acentuado e há chances de presenciar alguns flocos de neve caindo aqui ou ali. Essa estação, portanto, é perfeita para quem quer conhecer o clima em Ottawa sem encarar suas temperaturas super-baixas no inverno. Veja o que fazer nessa estação:

Conhecer o Canal de Rideau

O Canal de Rideau é um lugar especial também sem neve. Lá, você terá uma incrível vista do prédio do parlamento, encontrará ciclovias e ótimos lugares para caminhar.

Visitar a National Gallery

Considerada a maior galeria de belas artes de todo o Canadá, o prédio é feito em granito e vidro e ficam em meio a várias árvores, o que confere uma aparência muito bonita tanto por dentro quanto por fora do local.

Descobrir a Catedral de Notre Dame de Ottawa

Localizada próxima a National Gallery, a pequena igreja católica é a mais famosa da cidade devido à sua construção. Enquanto estiver andando por esses lugares, você provavelmente verá animais como esquilos correndo pelos gramados e aproveitando a deliciosa época também.

O outono canadense faz com que você se sinta em um filme, graças às típicas folhas amarelas. Foto: Visto para o Canadá

Agora que você já sabe como é o clima em Ottawa e quais são as melhores atrações de cada estação, comece a planejar sua viagem com a eTA Canadá!

Somos uma agência online especializada na solicitação e emissão da autorização eletrônica de viagem. Com ela, você poderá conhecer o Canadá sem muita burocracia. O processo é simples, rápido e muito seguro.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais informações como essas e não deixe de compartilhar o artigo e nos contar o que achou nos comentários. Até mais!

Topo