Tudo que você precisa saber sobre ser Au Pair no Canadá

Posted in Cidades, Cultura, Educação, Eta Canada Blog

São muitos os motivos que fazem uma pessoa querer trabalhar como Au Pair no Canadá. O país sempre figura no topo do ranking das melhores nações do mundo para se viver. Seu sistema de saúde, transporte público e segurança, por exemplo, são impecáveis.

Quando falamos em cultura, o Canadá também se destaca com ricas opções de museus, teatros, shows e festivais de música, de dança, de cinema e gastronomia. Os festivais, aliás, ocorrem durante o ano todo, principalmente no verão. Já a arquitetura mescla o antigo, com influências europeias, e o moderno, com arranha-céus incríveis.

A população canadense carrega consigo o fato de ser bilíngue, já que o país tem como idiomas oficiais o inglês e o francês. O que faz dessa razão um diferencial e tanto para quem deseja ser Au Pair por lá. Afinal, o ganho curricular por conta de um trabalho no exterior e do aprendizado de duas línguas é considerável.

Não bastasse isso tudo, o Canadá é famoso por sua beleza natural paradisíaca. São parques, florestas e fiordes classificados como verdadeiros santuários. Visitando o país ainda há a chance de conhecer a Aurora Boreal.

Aliado a todas essas atrações está o respeito e o carinho que os canadenses possuem pelos estrangeiros. O povo local possui alto nível de tolerância quando o assunto é racismo e xenofobia.

Au Pair no Canadá

O programa de Au Pair no Canadá é um dos intercâmbios mais buscados pelos brasileiros. Historicamente, essa procura limitava-se aos Estados Unidos. Mas essa alternativa vem perdendo força ao longo dos anos, o que faz do Canadá o destino preferido nos dias atuais.

Como funciona?

Para ser Au Pair no Canadá é preciso atender a algumas exigências básicas. Essas exigências são:

 Ter idade entre 18 e 30 anos;
 Ter conhecimento básico de inglês ou francês;
 Ter experiência no cuidado com crianças;
 Estar apto para dar entrada no visto Working Holiday;
 Estar pronta para viver na casa de uma família local;
 Ser saudável, solteira e não ter filhos;
 Portar, no mínimo, CAD$ 2.500 dólares canadenses.

O trabalho em si consiste em cuidar de um ou mais filhos de um casal que hospeda uma Au Pair em sua casa. Algumas famílias possuem membros que estão em casa o tempo todo. Outras precisam dos serviços da Au Pair para poder trabalhar e manter sua rotina fora do lar.

São consideradas obrigações de quem deseja ser uma Au Pair no Canadá brincar com a(s) criança(s), alimentá-la(s) e ajudar nas atividades escolares. Há outras atribuições importantes como levar a garotada para a escola, o que sugere que a pessoa tenha uma habilitação internacional e saiba dirigir com responsabilidade.

Muitas Au Pairs são incumbidas ainda do serviço doméstico. Mas essa é uma situação que pode ser discutida com antecedência, já que a função da intercambista é cuidar das crianças.

O lado bom desse trabalho é que ele é remunerado e a Au Pair terá um quarto individual para morar, alimentação e outros benefícios disponibilizados pela família. Não existe uma regra quanto ao tempo de trabalho semanal. O recomendado pelas autoridades canadenses é que seja entre 25 e 30 horas semanais e mais três noites nesse mesmo período.

A folga deve ser de um dia a cada semana. Entretanto, somente uma folga por mês tem que ser obrigatoriamente em um domingo. O bom é que são duas semanas de férias a cada seis meses trabalhados. O que é perfeito para poder viajar. Vale salientar que o programa tem duração de 12 meses e que pode ser renovado para mais 12 meses.

Remuneração

A remuneração para uma Au Pair no Canadá corresponde a 25% do salário mínimo da província onde a intercambista irá residir e trabalhar. É importante ter em mente que o salário no país é baseado em horas trabalhadas. Ou seja, quanto mais horas você se ocupar, mais vai ganhar.

Para se ter uma ideia, a província que possui o menor salário mínimo paga cerca de CAD$ 11 a hora. Enquanto a província que oferece o maior valor é de CAD$ 14. Basta fazer as contas com base nas 25 ou 30 horas de trabalho a cada 7 dias.

Há um valor por volta de CAD$ 90 que é descontado semanalmente referente a acomodação e alimentação. Mas, no geral, a remuneração final gira em torno de CAD$800 e CAD$1.000 por mês. Trata-se de um valor suficiente para passear nos dias de folga e comprar alguns mimos durante o intercâmbio.

Idioma

A Au Pair não irá aprender a língua, seja o inglês ou o francês, apenas no dia a dia. A intercambista deverá fazer um curso de um dos idiomas durante o programa. E a família tem que garantir o tempo suficiente para os estudos.
É indicado que a pessoa já saia do Brasil com a escola escolhida. E esse valor estará inclusivo na quantia a ser paga pelo intercâmbio de Au Pair no Canadá.

Despesas de viagem

A Au Pair deverá arcar com as despesas de qualquer viagem durante seu intercâmbio. No entanto, há famílias que colaboram com certos passeios. E com outras despesas também. Tudo depende do trabalho desenvolvido por você e do quanto a família está satisfeita com o resultado.
O que pode acontecer também é necessitarem que a Au Pair acompanhe as crianças durante uma viagem dos pais. Assim, você aproveitará o passeio, estará bem acomodada e ainda receberá como horas trabalhadas. É comum que as famílias da América do Norte viagem durante o verão para destinos incríveis.

Como se candidatar?

Uma das maneiras de realizar o programa é entrar em contato com uma agência especializada em oferecer esse tipo de intercâmbio no Canadá. Essa empresa irá lhe ajudar com todo o processo, que inclui a escolha da família e a documentação necessária para o visto.
Você pode se cadastrar também gratuitamente no site oficial Aupair.com e fazer tudo por conta própria. No site será criado seu perfil e você poderá procurar por famílias anfitriãs naquele país.
É preciso estar ciente de que será de sua responsabilidade todo o caminho a ser percorrido, inclusive providenciar todos os documentos necessários antes de assinar o contrato. Esses documentos incluem o seguro saúde, a carta convite da família anfitriã e o visto Working Holiday, que custa CAD$ 250.

A Au Pair deve brincar com a(s) criança(s), alimentá-la(s) e ajudar nas atividades escolares.

Se você curtiu nossas dicas sobre como ser Au Pair no Canadá, ou quer compartilhar seus conhecimentos sobre o assunto, aproveite e deixe aqui seus comentários. E continue seguindo nossas postagens sobre esse país incrível.

Topo