Tudo que você precisa saber para viver em Toronto, no Canadá

Posted in Eta Canada Blog

Há várias pessoas no Brasil que não se dão bem com o clima quente e úmido de várias regiões do país, ou apenas buscam oportunidades um pouco diferentes em outros lugares do mundo. É por isso que a cidade de Toronto, no Canadá, acaba se tornando uma boa opção, sobretudo pela baixa densidade populacional. Mas antes de fazer sua escolha, é preciso saber em detalhes como é viver neste país.

Tudo que você precisa saber para viver em Toronto, no Canadá

Claro que você não deve simplesmente apontar algum lugar no mapa e sair andando nessa direção. Você deve, antes de qualquer coisa, avaliar o destino, buscando aquele que melhor se encaixa no seu estilo de vida. Além disso, cada país e cidade oferecem diferentes oportunidades, com seus prós e contras. Se você sair se mudando às cegas, não terá nenhuma garantia de conseguir a vida que quer.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos principais aspectos da cidade de Toronto e como eles podem influenciar sua mudança para o Canadá. Acompanhe e descubra tudo que precisa saber.

Como é viver em Toronto?

Há vários aspectos que você deve levar em consideração na hora de se mudar. O novo lugar tem uma boa estrutura? Se você tem filhos, eles terão acesso a boa educação e serviços? O clima é o mais adequado para sua saúde? Há oportunidades de trabalho? O custo de vida é muito alto? Essas e outras coisas vão pesar bastante na sua escolha.

Para ajudar um pouco com isso, listamos aqui os principais pontos que você deve levar em conta. Confira:

Educação

Boa parte das pessoas que decidem viver em Toronto está lá para estudar, principalmente alunos de intercâmbio. A Universidade de Toronto é uma das mais conceituadas em todo o mundo, com cursos de altíssima qualidade em praticamente todas as áreas de conhecimento. Uma excelente oportunidade para quem pretende ampliar seus horizontes acadêmicos e melhorar seu posicionamento profissional.

São muitos os lugares lindos em Toronto, sem contar a qualidade de vida. Fonte da imagem: Wikipedia.

Além disso, se você pretende constituir família, também deve pensar na educação de seus filhos, desde o fundamental. Felizmente, Toronto também não fica para trás nesse quesito. O Canadá como um todo é um país muito bem reconhecido pelo seu sistema de educação, com um currículo denso e bons métodos didáticos. Se você deseja a melhor formação para seus filhos e outras futuras gerações, não irá se arrepender.

Toronto também conta com diversas universidades, e duas delas são de altíssimo nível: uma é a Universidade de Toronto, considerada uma das melhores instituições de ensino das Américas, com quase 85 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Possui 3 campus: Scarborough, Erindale e St.George. Além de ter 10 hospitais de ensino afiliados.

A outra é a Universidade de York, considerada a terceira maior universidade do Canadá, com mais de 52 mil estudantes de graduação e pós-graduação.Tem um orçamento de 1 bilhão de dólares, com mais de 7 mil funcionários e professores.

Trabalho

Outro ponto importante para quem pretende se mudar para qualquer lugar do mundo é a oferta de emprego na sua área de atuação. Independente da qualidade de vida, se você não tem como se encaixar no mercado de trabalho, então não vai conseguir manter o nível de vida que deseja por muito tempo.

O mais importante aqui é, antes de se mudar, verificar se o setor onde você atua já está saturado ou se possui maior demanda no momento. Caso você seja um estudante e precise de um trabalho rápido, sempre há pequenos serviços em redes de restaurantes, cafeterias e afins, com os quais você pode se manter. E também não faltam oportunidades para construir carreira na área de pesquisa científica.

Transporte

Esse é um dos pontos mais fortes para quem deseja viver em Toronto, no Canadá. Há três formas de transporte mais comuns nesta cidade: o metrô, o ônibus e o Street Car. Este último equivale a um bondinho. Todos são bem funcionais e muito mais pontuais do que aqueles que temos aqui no Brasil. No geral, a mobilidade urbana é bem eficiente, tanto nas áreas mais populosas quanto nas mais afastadas.

O transporte público é bem diferente do Brasil em Toronto. Fonte da imagem: Wikipedia.

Todos esses meios de transporte são acessíveis através do Metropass, que equivale ao nosso Bilhete Único ou Cartão Passagem em partes do Brasil. Com ele, você pode usar todos os meios de transporte disponíveis. E se você prefere caminhar em dias de clima mais ameno, a geografia do local é bem plana, então você não terá nenhum problema para explorar as principais partes da cidade andando.

Uma boa dica é baixar os aplicativos que traçam todo o itinerário, informam os horários dos próximos transportes e avisam casa haja atraso. Os mais conhecidos são o Moovit e o Transit App.

Ônibus   

Os ônibus funcionam das 6 da manhã até 1 hora da manhã, e aos domingos entram em circulação a partir das 8 da manhã. O mais curioso é que não precisa fazer sinal para embarcar ou descer, se tiver gente no ponto eles param.

Streetcar

Este meio de transporte anda nos trilhos em algumas ruas da cidade. No total são 11 rotas, com operação, na maioria deles, de 24 horas.

Metrô 

O metrô funciona das 6 da manhã até às 1:30 da manhã, e aos domingos começam a operar a partir das 8 da manhã. Ao todo são 4 linhas, a Yonge-University que opera no sentido norte-sul, a Bloor-Danforth, no sentido leste-oeste, a Scarborough que conecta com a linha Bloor-Danforth, e a Sheppard, que opera no sentido leste-oeste.

Clima

Pessoas de todo o Brasil já sabem que só costumam existir duas estações do ano: um verão e um verão mais quente. Porém, no Canadá, as quatro estações que tanto ouvimos falar são bem definidas e claras. O inverno é bem frio e nevado, o verão é quente e ensolarado, na primavera tudo fica colorido e florido e no outono as cores mudam e as folhas caem. Se você não se dá bem com o clima quente o ano inteiro, já terá um benefício.

Apenas fique atento à sua saúde e como ela será afetada pela mudança de clima. O inverno tende a ser bem intenso, então você não deve tentar se mudar quando for verão aqui. Além disso, há também as famigeradas “alergias sazonais”, que costumam acontecer durante a primavera, quando há muito pólen no ar.

O inverno em Toronto é bem rigoroso, com a mínima chegando em -7° e a máxima em 4°. A presença de neve e umidade é a principal responsável pelas dificuldades dos moradores em fazer suas atividades diárias, como ir ao mercado ou levar o filho à escola. Porém, apesar disso, há diversas atividades incríveis para se fazer em Toronto no inverno

Na primavera a neve já vai diminuindo e a chuva começa a marcar presença. A temperatura pode ir dos 3° aos 23° no final desta estação do ano.

O verão é marcado pelo calor, às vezes intenso, e pelas chuvas fortes nos finais das tardes. A temperatura varia de 18 graus e pode chegar aos 27 graus.

Já no outono, os dias tem temperaturas agradáveis e as noites mais frias. A média varia entre 7 graus e 13 graus, mas quando chega no final do ano a temperatura pode chegar a – 4 graus.  

Custo de vida

Esta á uma das principais questões para quem quer viver em Toronto, no Canadá, assim como em qualquer processo de mudança. Se um espaço possui um custo de vida muito alto em relação aos salários e oportunidades de trabalho disponíveis, então estas não vão render tanto. Se você tem algum padrão de vida específico, é bom conferir se o lugar suporta sua escolha com uma quantidade moderada de trabalho.

Alguns aspectos no Canadá, como moradia, são um pouco caros, mas outros, como transporte e internet, são relativamente baratos e de alta qualidade para o preço disponível. O custo total de vida varia bastante de acordo com o tempo, mas a estimativa seria em torno de 3.000 dólares canadenses, já considerando alguns pequenos gastos com entretenimento e remédios.

Sistema de Saúde

No Canadá, o sistema de saúde é construído com base no princípio do serviço igualitário. Não há nenhuma discriminação entre pessoas que podem ou não pagar pelo serviço, todos devem ser atendidos com a mesma atenção e cuidados. Por exemplo, nenhum médico pode receber diretamente do paciente, para evitar prioridades injustas. Já as regras específicas sobre o processo variam de acordo com a província.

Conheça bem todas as regras do país, principalmente ligadas à área de saúde. Fonte da imagem: Wikimedia.

Algumas áreas da saúde, principalmente as mais básicas, são financiadas pelo governo, facilitando o acesso do público. Já as opções secundárias, como medicamentos e dentistas, nem sempre estão dentro do plano, exceto para alguns grupos vulneráveis, como gestantes, deficientes e idosos. No geral, é um sistema bem simples e desburocratizado. Os médicos pedem apenas os exames necessários e prescrevem o mínimo necessário em medicamentos.

Cultura

Se você buscar entretenimento de qualidade em diversas categorias, então vai adorar viver em Toronto, no Canadá. O cenário cultural da cidade é muito ativo, com festivais de música, museus, exposições de arte, oficinas, entre muitas outras coisas. Se você é fã de muitos destes programas, não vai faltar entretenimento em sua vida.

Também há outros pontos mais sutis envolvidos na cultura da cidade. O inglês é a língua predominante, o que facilita a comunicação com pessoas de fora e ajuda a construir um cenário multicultural, com vários grupos e subgrupos dentro de cada cultura. Em outras palavras, há muito o que se explorar socialmente e a cidade é um espaço para todo tipo de pessoa se encaixar.

Comida

Claro, não vamos nos esquecer das opções culinárias. O Canadá é um país bem frio, então, tradicionalmente, você vai encontrar carnes e vegetais mais voltados para este tipo de clima, mas isso não significa que seu cardápio é restrito. Pelo contrário, há bastante variedade, desde as populares redes de fast food até restaurantes com comida internacional de ótima qualidade.

Se você procurar bem, encontra até mesmo um restaurante de comida mineira e churrasco na cidade, caso fique com saudade dos pratos típicos do Brasil. E caso queira algo um pouco menos comum, pode procurar por cozinhas de vários outros países, como árabe, indiana, francesa, entre muitos outros.

Segurança

Como em qualquer cidade grande, para viver em Toronto, no Canadá, você precisa tomar certos cuidados. Andar em algumas ruas no meio da noite sempre te expõe a assaltos, violência, furtos, sequestros, entre outros tipos de crime. Porém, estes casos não são nem de longe tão comuns quanto em outras grandes cidades ao redor do mundo ou no Brasil.

No geral, Toronto é considerada uma das cidades mais seguras do mundo, com um bom sistema de polícia e boas políticas de prevenção à criminalidade. O número de assassinatos e incidentes violentos, especialmente envolvendo armas de fogo, é relativamente pequeno. E sim, você pode passear em alguns lugares durante a noite sem tanto medo.

Lazer e entretenimento

Festivais de música, cinema, restaurantes, exposições, teatro, praças públicas, entre outras coisas, não estão em falta nesta cidade. Graças às várias culturas presentes, as opções de entretenimento e lazer também tendem a ser bem variadas, especialmente no centro da cidade.

Algumas destas opções, naturalmente, são pagas, então você vai precisar investir um pouco na sua diversão. Felizmente, elas não são muito caras. Você pode ir a um Pub tomar algumas cervejas, comer em um restaurante de vez em quando e ir ao cinema sem comprometer seu orçamento. Toronto também possui diversas baladas que lotam no cair da noite.

Com toda essa informação, você já pode decidir se quer viver em Toronto, no Canadá. E se quiser continuar se informando sobre o tema, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Topo