Tudo o que você precisa saber para dirigir no Canadá

Posted in Cidades, Cultura, Economia e Política, Educação, Eta Canada Blog, Transporte

Vai fazer um intercâmbio ou se mudar definitivamente para alguma cidade canadense? Descubra o que é preciso para dirigir no Canadá!

Em cada país, as leis de trânsito funcionam de forma diferente e por isso é importante verificar o que muda nas regras de direção. Tanto que mesmo quem já aprendeu a dirigir no Brasil pode chegar em outro país e necessitar tirar a carteira de motorista novamente. Dirigir no Canadá tem algumas diferenças, pois as leis mudam de acordo com a província em que você está.

Apesar disso, não há nada para ficar alarmado e você pode até mesmo usar sua CNH brasileira por um tempo. Mas saiba que o período é curto e será necessário ir atrás de toda a documentação necessária para tirar a carteira de motorista canadense.

Descubra agora tudo o que você precisa saber para dirigir no Canadá:

CNH brasileira em território canadense

A CNH brasileira pode ser utilizada para dirigir no Canadá durante um curto período de tempo. Fonte da imagem: Revista Auto Esporte.

Ao chegar no Canadá você poderá dirigir usando a carteira de motorista brasileira. No entanto, se atente ao tempo máximo permitido, de acordo com cada província.

● British Columbia, Quebec e New Brunswick
Nestas províncias, se você estiver apenas viajando como turista, poderá usar a CNH do Brasil por até 6 meses. Caso esteja estudando, pode dirigir durante todo o período do curso, mas precisa comprovar que está matriculado.

Para facilitar, ande com uma carta da faculdade que comprove a sua matrícula, além da carteirinha de estudante.

● Ontário, Nova Escócia, Manitoba, Saskatchewan, Alberta, Terra Nova e Labrador

Nestas províncias, o limite máximo para dirigir com a carteira de motorista brasileira é de três meses. Passado esse prazo, se você for viver no Canadá, será necessário tirar o documento válido no local em que irá morar.

Alberta é uma exceção. Além do documento do Brasil, você vai precisar ter a carteira de motorista internacional para dirigir no Canadá.

Os estudantes podem usar a CNH brasileira por um ano, mas precisam comprovar que estão devidamente matriculados. Há exceções e vale a pena consultar as regras específicas de cada província.

● Ilha Prince Edward

Na Ilha de Prince Edward, a carteira brasileira é válida por até quatro meses.

Diferenças entre dirigir no Brasil e no Canadá

Quem quer dirigir bem no Canadá precisa estar atento a algumas peculiaridades

Existem algumas diferenças entre dirigir no Canadá e no Brasil, como:

Dirigir sempre do lado direito da pista

Independentemente da província em que você estiver, deve dirigir sempre do lado direito da pista.

Virar à direita no sinal vermelho

Em algumas regiões do Canadá, se você for virar à direita poderá fazer isso mesmo que o sinal esteja vermelho. Uma exceção é Quebec, que proíbe essa situação.

Checar condições da estrada antes de sair

Se estiver viajando no inverno, antes de pegar o carro é necessário verificar como estão as estradas e qual é a previsão do tempo. Dirigir na neve pode ser um risco.

Cuidado com animais que cruzam a pista

No Brasil também há animais que podem cruzar a pista. Ainda assim, a situação é bem mais rara. No Canadá, você deverá dirigir com cuidado no verão, já que ursos e alces podem invadir a pista – principalmente na Columbia Britânica.

Leis e regras de condução variam em cada província

Enquanto está no Brasil, você pode dirigir em qualquer cidade ou estado e estará submetido às mesmas leis de trânsito. No Canadá, não é assim que tudo funciona. Cada província tem suas regras. O ideal é ficar atento a todas – ou, ao menos, às das regiões que você pretende visitar – para evitar infrações.

Placa de “Stop”

A placa de “pare” (ou “stop”), quando presente em uma rua, indica que você deve parar o carro e não apenas diminuir a velocidade. Se há mais de uma no cruzamento, o carro que parou primeiro é o que segue primeiro. Se apenas uma das ruas possui a placa, você só deve seguir quando for seguro, sem risco de outros carros na direção contrária.

Idade mínima para dirigir

Em terras brasileiras, você precisa ter no mínimo 18 anos para poder dirigir. No Canadá, a direção é liberada a partir dos 16 anos, sendo necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

Seguro do carro

Esteja você dirigindo um carro próprio ou alugado, precisará ter seguro para estar nas ruas. Dirigir sem seguro é considerado ilegal no país.

Leis e regras

Algumas leis e regras para dirigir no Canadá são muito importantes e devem ser respeitadas:

Limites de velocidade

Os limites de velocidade são especificados nas placas. Se não houver nenhuma na estrada em que você está dirigindo, siga os limites gerais que são válidos em todo o país.

Está em uma zona urbana? Não ultrapasse os 50 km/h. Nas rodovias secundárias, dirija, no máximo, a 80 Km/h. Nas autoestradas, 100 Km/h é o limite médio, mas, dependendo da província em que você estiver, poderá dirigir até a 120 Km/h.

Pedágios

Na grande maioria das estradas que possuem pedágio, a cobrança é feita automaticamente e os valores variam de acordo com a classe do veículo e a distância percorrida. Caso esteja dirigindo carro próprio, irá receber a cobrança do pedágio em sua casa. Se for alugado, a conta vai para as empresas de aluguel de veículos e é repassada para você.

Toda estrada com pedágio é marcada como ETR, que significa Express Toll Route.

Postos de combustível

Caso esteja em cidades mais movimentadas, como Toronto e Vancouver, vai encontrar postos de gasolina abertos 24h. O mesmo é válido nas principais rodovias. Agora se estiver indo para o interior do país o ideal é encher o tanque antes da viagem, pois os postos são mais raros de se encontrar, principalmente os que ficam abertos 24h.

Estacionamento nas ruas

Para encontrar um local para estacionar na rua, procure por placas que possuem um círculo com o “P” no meio. Ali você encontrará informações sobre poder ou não parar, horários em que é possível estacionar e em quais dias as regras são válidas.

As explicações das placas estão sempre em língua inglesa, mas se você estiver em Quebec, treine o seu francês: lá as placas são explicadas em língua francesa.

Você não pode estacionar em frente a um hidrante ou em pontes, e só pode deixar o carro na rua por, no máximo, 3h. Também precisa cuidar ao estacionar. Se o carro ficar torto ou a mais de 30 cm da calçada você pode levar uma multa.

Caminhões de neve

No inverno é comum que os caminhões de neve estejam pelas ruas, limpando a neve. Se encontrar algum enquanto estiver dirigindo você nunca deve ultrapassá-lo. Mais do que uma regra de trânsito é uma questão de segurança. Lembre-se também de manter certa distância do caminhão de neve.

Comprar ou alugar carro no Canadá

Ter um veículo próprio é mais vantajoso para quem decidiu imigrar para o Canadá
Fonte da imagem: Pixabay.

Ao chegar no Canadá, você poderá escolher entre comprar ou alugar um carro. Quem pretende ficar por pouco tempo, está em uma viagem de turismo ou de estudos, pode optar por alugar, já que tem a intenção de voltar ao Brasil. Agora, se você se mudou definitivamente, pode pensar na possibilidade de adquirir um veículo próprio.

Quer comprar um carro? Vá a um revendedor autorizado e escolha entre um modelo novo ou usado. Se quiser apostar nos usados, há a opção de fazer a compra diretamente com o proprietário.

A compra também pode ser indicada, caso você tenha menos de 25 anos. Isso pois, para alugar um veículo, essa é a idade mínima exigida. Os preços do aluguel são bem variados e levam em conta a estação do ano, o período de aluguel e o modelo de carro escolhido. Você terá diversas opções e vai encontrar desde veículos menores e econômicos até os mais luxuosos. O principal é alugar algo que atenda às suas necessidades.

Caso esteja em Toronto ou Vancouver pode contar com a opção de alugar um carro apenas por algumas horas. Seguro e gasolina já estão inclusos no preço da locação e são uma opção interessante para quem não quer dirigir no Canadá todos os dias, apenas em determinadas ocasiões.

Tem algum parente que vive no Canadá e que possui veículo próprio? Você poderá dirigir, desde que o seu nome esteja entre os condutores autorizados, listados na seguradora. Como o seguro é obrigatório no país, lembre-se de solicitar a seu parente que coloque o seu nome entre as pessoas permitidas a conduzir aquele veículo.

Dirigir no Canadá exige que você pesquise mais sobre a legislação vigente na província que você está visitando ou acaba de fixar moradia. Apesar de poder utilizar a CNH brasileira por um tempo, já vá se preparando para realizar os exames e tirar o documento válido em terras canadenses. Se preciso, tire também a carteira de motorista internacional.

Você já conhecia todas essas informações sobre direção nas províncias canadenses? Se tiver algo mais a agregar, não deixe de contar nos comentários. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, ajuda outras pessoas que precisam saber tudo sobre dirigir no Canadá!

Topo