Study permit e LOA: são importantes?

Posted in Educação, Eta Canada Blog

Quando você toma a decisão de estudar fora do país, sabe que terá que correr atrás de alguns documentos para que consiga cumprir seu objetivo de intercâmbio. Isso não é diferente no caso de quem opta pelo Canadá para dar continuidade ou aprimorar seus estudos em alguma língua. Por essa razão, é interessante ter em mãos documentos como Study permit e LOA.

Cursos de curta duração são menos exigentes e permitem que você viaje apenas com o visto de visitante. O problema acontece quando você pretende estudar por mais de seis meses, pois a partir desse período não é possível usar apenas o visto de turista. Aí é que entram a carta de aceitação e o visto de estudante.

Entenda mais sobre esses dois documentos para estudantes que desejam ir para o Canadá para estudar por mais que meio ano, e o que você deve fazer para consegui-los:

LOA

A LOA nada mais é do que uma carta de aceitação em um curso no Canadá, emitida pela escola ou universidade.

O que é?

LOA, em inglês, Letter of Acceptance, é uma carta de aceitação emitida pela universidade ou escola em que se pretende fazer um curso universitário ou de línguas. É entregue ao aluno para que ele possa solicitar o Study Permit e considerada a primeira documentação importante para conseguir estudar no Canadá.

Como funciona?

A LOA é um documento que contém informações sobre o estudante, como:

  • Nome do estudante;
  • Data de nascimento;
  • Contatos;
  • Instituição de ensino em que foi aceito;
  • Número DLI (a instituição precisa estar na lista DLI, que são aquelas comprovadamente aptas a receber estudantes de outro país);
  • Telefone da escola;
  • Site e e-mail da escola;
  • Curso escolhido;
  • Ano e nível em que o aluno foi aceito.

Também deve estar descrito o período de duração do programa de estudos, incluindo data de início, valores a serem pagos, se o aluno tem bolsa de estudos e se é part-time ou full-time.

Este documento funciona como uma prova de que você tem vínculo com alguma instituição de ensino canadense, além de matrícula ativa em algum de seus cursos. Ou seja, afirma que você foi aceito para estudar no Canadá.

Vale comentar que Study Permit e LOA só são obrigatórios para quem pretende passar mais de seis meses estudando fora. Se o período de estudo é inferior a esse prazo, é preciso apenas o visto de visitante ou uma eTA (Eletronic Travel Authorization).

Como conseguir?

Conseguir a Letter of Acceptance é bastante fácil. Basta se inscrever no curso de seu interesse e, após aprovado, realizar o pagamento da taxa de matrícula. Durante o período de inscrição, será preciso realizar o envio de alguns documentos, como: cópia do passaporte, diploma de curso técnico ou graduação e histórico escolar.

Quem pretende apenas fazer um curso de línguas pode precisar enviar, além da cópia do passaporte, um teste que comprove qual é seu nível de inglês ou francês. O restante dos documentos é dispensado neste caso.

Depois de aprovado, é solicitado o pagamento da taxa de matrícula, de forma a garantir a vaga do aluno na instituição. Feito o pagamento, a LOA é emitida e enviada. Guarde o documento, pois vai precisar dele para conseguir o Study Permit e para passar no controle de imigração canadense.

Study Permit

Para solicitar o Study Permit e realizar o sonho de estudar no Canadá, você deve ter em mãos a LOA.

O que é?

A Study Permit, ou, em português, autorização de estudo, é um documento emitido pelo Canadá que permite que estudantes estrangeiros possam estudar no país. Seria o visto de estudos. A condição para que isso aconteça é que a instituição de ensino escolhida faça parte do DLI. O estudante deve se inscrever com antecedência, antes de viajar para realizar seu programa de estudos.

Como funciona?

A partir de 2019, é preciso realizar a identificação biométrica, que será solicitada enquanto estiver preenchendo os dados para obter a Study Permit. O ideal é ir atrás disso o quanto antes, inclusive porque esta identificação será necessária até para o visto de visitante. Se a ideia é conseguir o visto de estudante, vá ao CVAC (Centro de Solicitação de Vistos) para realizar a biometria.

O Study Permit funciona como uma autorização para entrar no país, por determinado período e com um intuito. Significa que você está autorizado a estudar no Canadá e, por isso, você deve ter a LOA já em mãos, pois precisa comprovar ter vínculo com alguma instituição de ensino.

O prazo para receber o documento varia de acordo com o país, então, o melhor é ir atrás de toda a documentação com bastante antecedência. Se você tem o objetivo de começar um curso superior no mês de setembro, por exemplo, deve solicitar a LOA indo atrás da identificação biométrica e já vendo o que vai precisar para o Study Permit.

O visto de estudante é válido pelo período de duração do curso escolhido, mais um extra de noventa dias, para que você possa se preparar para voltar para o Brasil ou solicitar prolongar sua estadia no Canadá.

Como conseguir?

Assim que você tiver a carta de aceitação da universidade ou escola em que pretende estudar – e a identificação biométrica –, deve buscar pelo consulado canadense ou por um escritório de vistos. Quando há apenas o objetivo de fazer um curso e em seguida retornar ao Brasil, o processo tende a ser mais rápido e prático, e pode ser feito online.

Você deve acessar o site da imigração e ter alguns documentos em mãos, como: LOA, passaporte, prova de que tem como se sustentar no país enquanto estiver estudando, alguns exames médicos e, em alguns casos, certidão criminal.

E como provar que você pode se sustentar no Canadá? A renda que você precisa ter no momento da solicitação do Study Permit é: valor referente a um ano de curso, valor referente ao custo de vida pelo período de um ano, valor da passagem de volta para o Brasil (sua e de todos os familiares que o acompanharem durante os estudos).

Caso seu pedido seja aprovado, você recebe uma carta que confirma isso. Este ainda não é o seu visto de estudante, você irá tê-lo em mãos apenas quando chegar no Canadá e apresentar a carta de aprovação para o Study Permit.

Vale comentar que, além do visto para estudos, os brasileiros que têm interesse em estudar no Canadá vão precisar também do visto de residente temporário. O ideal é solicitá-lo juntamente ao Study Permit.

Qual a importância destes documentos?

Study Permit e LOA são indispensáveis e você precisa apresentá-los à imigração, assim que chegar ao Canadá.

Os documentos Study Permit e LOA são importantes para aqueles que vão passar mais de seis meses estudando no Canadá. É uma forma de o país garantir que você não está fazendo nada ilegal e que, caso pretenda imigrar futuramente, dará entrada em outro processo.

Para você, é uma garantia de que, pelo período de duração do curso, vai poder estar no Canadá. Se você não realizar a solicitação de algum dos documentos, corre o risco de perder a viagem e ter que voltar para o Brasil.

Aliás, sem a LOA, você nem poderia estar em terras canadenses com o intuito de estudos. Ela é a sua comprovação de vínculo com uma instituição de ensino. A prova de que você está realmente estudando. Já o Study Permit se trata do visto de estudante, e, como há a intenção de passar mais tempo no país, é importante que você sinalize seus objetivos.

Tanto que existe o visto de estudante, o visto de turista e o visto de trabalho, para que você esteja legalizado enquanto estiver vivendo fora. Muitas pessoas vão para o Canadá fazer um curso de graduação ou pós-graduação, com o intuito de imigrar futuramente, mas sabem que terão que passar por outro processo e não usar o Study Permit para continuar por lá.

Resumidamente, se você entra no país apenas com a LOA e visto de visitante, e vai estudar por mais de seis meses, estará ilegal no Canadá a partir do momento em que se passam esses seis meses.

Vale lembrar que, em algumas cidades, o período de duração do visto de turista pode ser ainda menor. É mais prático já solicitar o visto de estudante que ir com o visto de visitante e, somente após passados os seis meses, ir atrás do Study Permit. Há o risco de ter que voltar para o Brasil sem ter concluído os estudos e até mesmo perder a chance de retornar ao Canadá.

Ficou alguma dúvida?

Deu para perceber que Study Permit e LOA são documentos muito importantes para quem pretende estudar no Canadá. Você também já sabe como obtê-los e tem em mente de que é melhor não deixar para a última hora.

Se está nos seus planos estudar fora em breve, já comece a ver os cursos e quais universidades e escolas canadenses são parte da DLI. Quanto antes conseguir todas as autorizações, mais tranquilo você fica e pode ir viajar sem estresses.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários. Aproveite também para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares nas suas redes sociais.

Topo