Saiba quais são as vantagens e desvantagens de morar no Canadá

Posted in Eta Canada Blog

Atualmente, pessoas de vários lugares do mundo procuram por vistos temporários ou permanentes de imigração para o Canadá. O país tem sido uma boa opção por conta da política de acolhimento aos imigrantes que procuram por uma melhor qualidade de vida no país.

 

Nos últimos seis anos, foram feitos 549,5 mil pedidos de residência temporária no Canadá por brasileiros. Hoje, o Brasil é a quarta nacionalidade que mais solicita essa permissão, atrás apenas de chineses, indianos e mexicanos.

Segundo a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), 92,4 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente no Canadá entre janeiro e setembro de 2016, e quase 90% das solicitações foram aprovadas.

Entre as vantagens de morar no país estão qualidade de vida, saúde, segurança, nível de educação, menos desigualdade social, menos corrupção, salários mais justos e um salário-mínimo atrativo.

Porém, podem existir algumas dificuldades nessa mudança, principalmente de adaptação. O clima do Canadá, por exemplo, é muito diferente do clima brasileiro. Assim como a comida, transporte público, sistema de saúde, e tantos outros fatores que diferenciam os dois países.

É muito importante antes de se sair do país entender quais as vantagens e desvantagens de morar no Canadá. O que pode ajudar bastante na hora de se preparar para enfrentar o que pode encontrar por lá e saber como agir diante desses desafios.

Vantagens de morar no Canadá

Transporte

Além de ter várias opções de transporte público, o trânsito por lá é organizado. Há ônibus, metrô e trem em diversas cidades. Esses sistemas são usados por milhões de pessoas todos os dias, o que ajuda a desafogar o trânsito e, por consequência, a reduzir a poluição do ar.

Existem medidas de segurança específicas, como as que fazem as pessoas deixarem a porta liberada para primeiro os passageiros desembarcarem e depois quem está fora embarcar. Ônibus sempre possuem fila. E a pontualidade é uma marca de destaque por lá.

O transporte coletivo de todas as cidades possui um sistema de integração. Ele pode ser baseado em tempo e, assim, você pode pegar quantas conduções precisar em um período determinado, ou por sentido e viagem, onde o passageiro paga uma passagem e pode pegar vários veículos do sistema no mesmo sentido, e tem permissão para trocar de meio de transporte durante o trajeto.

Segurança

Um dos grandes motivos para a imigração de brasileiros para o Canadá é a perspectiva de viver em um país com mais segurança. As cidades canadenses apresentam índices de violência baixíssimos. O país foi eleito o oitavo mais seguro do mundo pelo Global Peace Index (Índice Global da Paz).

A segurança no Canadá garante a seus moradores uma grande sensação de proteção e liberdade. Em 10 anos, o país conseguiu reduzir seus índices de violência em quase 30%, e os anteriores já não eram tão altos.

As políticas de segurança no Canadá são bem eficazes, tanto em território nacional quanto em suas cidades. Esse é um dos motivos pelos quais é considerado um dos países com maior qualidade de vida.

O Canadá oferece muitos benefícios para quem escolhe morar lá, como segurança, um bom sistema de saúde e salários atrativos.

Sistema de saúde

O sistema de saúde no país é gratuito e acessível a todos. Lá, você é atendido em postos de saúde sem estar conveniado a nenhum plano.

O sistema de saúde canadense foi construído em torno do princípio de equidade, no qual todos os cidadãos recebem os serviços médicos e hospitalares necessários (universalidade) e são atendidos igualmente (equidade).

Popularmente chamada de Medicare, o sistema de saúde canadense é bastante elogiado. O governo federal, através do Canada Health Act e emendas, exige um padrão mínimo de qualidade e assistência que as províncias e territórios seguem.

Cada sistema de saúde regional é eficiente por causa de sua simplicidade administrativa. Em cada província e território, doutores manejam o seguro (custos dos serviços fornecidos pelos médicos e instituições) para a seguradora, que é o governo provincial ou territorial. A população não precisa se envolver em processo no qual pacientes se encarregam de disputar com a seguradora os custos dos serviços fornecidos, como acontece em alguns países.

Trabalho e empreendedorismo

Os canadenses são hospitaleiros e as empresas locais abrem suas portas para a contratação de imigrantes, especialmente brasileiros. Esse é um dos motivos que fazem as pessoas quererem imigrar para o país.

Quem busca oportunidade de trabalho no Canadá tem, basicamente, três formas de conseguir uma vaga: oferta de emprego para obter o visto, pedido de imigração ou combinação de trabalho e estudo. O Canadá também é um dos países que possuem o start-up visa, que funciona para empreendedores imigrantes que querem investir em negócios no país.

O programa começou em 1º de abril de 2013 e tem como objetivo atrair empreendedores de todo o mundo para o Canadá. Ele dá todo o apoio para essas pessoas, inclusive financiamentos, para construírem suas empresas com capacidade de competição em escala global e, claro, o foco principal, fornecer empregos para canadenses.

Empresários que se qualificam para o programa são rapidamente aprovados. O objetivo é sempre filtrar candidatos para a entrada no Canadá dentro de semanas. E o start-up visa para empreendedores imigrantes concede status de residente permanente, que poderá levar a uma cidadania.

Custo de vida

Quando se fala em vantagens e desvantagens de morar no Canadá, o custo de vida é um fator crucial nessa discussão. Com um bom salário-mínimo, sistema de saúde gratuito e transporte público barato, o custo de vida no Canadá pode ser bastante vantajoso para quem quer se mudar para o país.

Com relação ao custo de vida, é preciso levar em consideração cada uma das províncias que integram o país, e o fato de que ele ainda é segmentado, com uma metade onde teve a colonização francesa, e a outra, inglesa.

No Brasil, o mínimo mensal é de R$ 937,00. Enquanto isso, no Canadá, embora os valores sejam calculados por hora e possam ser um pouco diferentes, de acordo com a província, o valor mínimo mensal fica em torno de $1.800,00 CAD. Quando se faz essa comparação, ela deve ser baseada em quantos por cento da renda de um salário-mínimo, em ambos os países, se usa para pagar e comprar determinado produto ou serviço.

Por exemplo, um casal no Brasil que gasta em torno de R$ 400,00 reais com alimentação por mês usa 43% do salário-mínimo para esse fim. Ao mesmo tempo, no Canadá, os mesmos $400,00 CAD mensais destinados à compra de alimentos correspondem a 22% da renda mínima mensal por pessoa.

Basicamente, os custos para viver no Canadá, se comparados aos demais países desenvolvidos como Estados Unidos ou Inglaterra, são muito inferiores. No país, é possível se sustentar de maneira relativamente fácil. Onde se tem maior variação por lá é no quesito moradia (mais cara entre províncias mais populosas) e no salário-mínimo praticado pelo governo local.

Desvantagens de morar no Canadá

Clima

Ao contrário do Brasil, o clima no Canadá se caracteriza pelas quatro estações muito bem definidas. O país tem uma média de temperaturas de -18°C no inverno e 20°C no verão, em média. Porém, não raro o inverno apresenta cerca de -45°C em cidades mais ao Norte, enquanto o verão chega a 43°C em lugares como Toronto.

E não é somente a temperatura que pode ser um empecilho, mas tudo o que ela pode trazer. É necessário se adaptar ao uso de roupas e acessórios que não fazem parte dos costumes brasileiros, como botas de neve, meias térmicas, roupas térmicas no geral e luva. Assim como as roupas, é bom lembrar que se tiver carro, também tem que ser adaptado para o clima.

Quem quiser mudar para o Canadá precisa levar em conta a mudança radical de clima.

Comida

Esse também pode ser o fato de difícil adaptação para quem quer imigrar para o Canadá. Enquanto no Brasil o acesso a produtos vegetais e naturais é mais barato, no Canadá o fast food e as comidas prontas pesam bem menos no orçamento.

A diferença de gastos pode ser vista com maior intensidade nos restaurantes. Para comer fora, é necessário acrescentar ao valor total cerca de 15% com gorjetas dadas aos garçons. Os valores são calculados com base em uma média de três refeições por dia para um casal. É importante lembrar que os custos podem variar de acordo com a dieta de cada pessoa.

Dentre os costumes alimentares está o fato de que os canadenses costumam tomar um bom café da manhã no estilo norte-americano, com ovos, torradas, bacon e salsichas. A refeição balanceada com vegetais, legumes e proteína fica reservada para o jantar, que geralmente é servido por volta de 18h.

Serviços

Serviços como os de uma empregada, diarista, babá, faxineira, manicure, cabeleireira, costureira, ou os de pedreiro, eletricista, encanador, pintor e jardineiro custam uma bela fatia do orçamento mensal, de acordo com a frequência, pois são trabalhos valorizados igual ou até mesmo mais do que outros.

Portanto, ter empregada ou diarista é algo extremamente raro no Canadá, não somente entre os imigrantes, mas no geral.

Além disso, os serviços são diferentes dos que são encontrado no Brasil. A maioria dos profissionais recebe por hora. Manicures e cabeleireiros, por exemplo, têm um modo de trabalhar adaptado ao que o povo do país exige. É essencial que você fique atento a essas diferenças quando for contratar esses serviços.

Para viver melhor no Canadá, fique de olho nas leis e costumes da província onde irá se estabelecer.

Existem vantagens e desvantagens de morar no Canadá, como em qualquer outro país. Uma forma de se proteger de possíveis problemas no futuro é se informar sobre o país para o qual pretende se mudar. Antes de viajar, procure entender um pouco sobre como as leis e costumes locais funcionam. Assim,é possível se adaptar de forma mais fácil e mais rápida.

Agora que você já viu as vantagens e desvantagens de morar no Canadá, aproveite para saber mais sobre o Canadá em outro artigos do blog.

Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar essas informações com amigos nas suas redes sociais.

 

Topo