Saiba mais sobre como é o mercado de trabalho em Toronto

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Muitos brasileiros têm escolhido o Canadá como destino quando escolhem mudar de país. Os motivos para isso são muitos, como sua ótima infraestrutura, uma das melhores educações do mundo e também sua economia. Toronto, especialmente, pode oferecer muitas oportunidades para seus moradores, já que é a maior cidade canadense. Caso você tenha dúvidas sobre como é o mercado de trabalho em Toronto, estamos aqui para ajudar!

Tudo sobre o mercado de trabalho em Toronto

Como é?

Toronto é o maior polo industrial e de telecomunicações do Canadá, além de ser um dos principais centros financeiros do mundo. Seu mercado de trabalho é dinâmico e as demandas são comumente divididas entre as províncias, ou seja, cada uma delas pode apresentar uma necessidade diferente, seja por área de atuação, sazonalidade ou outros fatores.

Cada profissão possui suas particularidades e isso pode influenciar nas oportunidades disponíveis no mercado, portanto, caso você pretenda mudar-se para Toronto e fazer parte de seu mercado de trabalho, é indicado que contrate uma consultoria com profissionais de imigração. É possível, ainda, acompanhar sua área de atuação em fóruns, pesquisas online e grupos do Facebook. O próprio governo federal canadense disponibiliza dados oficiais no Job Bank e no Statistics Canada.

Toronto é a maior cidade do Canadá, além de ser um importante polo econômico. Isso é um fator que gera boas oportunidades de emprego. Foto: Travelmate

Como fazer um currículo?

O modelo de currículo canadense é muito semelhante ao que temos no Brasil. De maneira geral, ele precisa ser direto, claro e sucinto, além de ter informações que sejam totalmente verdadeiras, é claro. Há informações consideradas obrigatórias e, por isso, devem ser priorizadas, veja abaixo quais são:

  • Informações de contato: coloque seu nome completo, seu e-mail, telefone e celular. Caso tenha, é interessante disponibilizar também os links de seu portfólio e LinkedIn;
  • Resumo sobre você: o resumo deve contar de maneira breve quem é você, faça apenas um parágrafo e lembre: ele deve ser pequeno!;
  • Formação acadêmica: riorize as informações mais relevantes, nada de falar sobre o colégio onde fez o ensino fundamental. Conte sobre sua graduação, pós-graduação e suas especializações;
  • Experiências profissionais: apresente os nomes das empresas onde esteve, qual foi seu período de experiência, uma lista das responsabilidades que tinha em seu cargo e das habilidades que utilizou e adquiriu.

Ao fazer inscrições online para algumas vagas, é possível que a empresa solicite uma carta de apresentação, também chamada de cover letter. Ela é, basicamente, uma introdução ao seu currículo que explique por que você deve ser contratado. Esse documento não é obrigatório para todas as vagas, mas é importante fazê-lo antes de começar a se candidatar.

Com tudo pronto, você pode buscar por vagas em sites de empregos, como o JobBank, Indeed e o Jobilico, os mais conhecidos. O processo é igual aos dos sites brasileiros, basta cadastrar-se nos sites, inserir suas informações pessoais e histórico profissional e candidatar-se para as oportunidades que o interessam. É possível também disponibilizar seu currículo em pdf ou doc.

Uma dica importante é: mantenha seu LinkedIn atualizado! Ele é muito importante para recrutadores canadenses e a própria rede oferece a opção de disponibilizar suas informações em dois idiomas.

Como é a entrevista?

Muito bem, seu currículo ficou excelente e sua cover letter fez você ser chamado para uma entrevista. Para muitas pessoas, esse momento pode gerar bastante nervosismo, mas fique calmo.

Quando uma empresa se interessa por seu perfil, ela entrará em contato por e-mail para agendar uma pré-entrevista por telefone, que pode ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte à ligação.

Um profissional do RH da empresa ou de sua área fará perguntas sobre as informações que disponibilizou em seu currículo, como suas experiências, habilidades e competências. Caso você seja aprovado na ligação, uma entrevista presencial será marcada.

O comum é que, na entrevista presencial, uma ou duas pessoas conversem com você. O processo em si é muito parecido com o das empresas brasileiras. Os entrevistadores farão perguntas específicas sobre suas habilidades, questionarão alguns pontos principais de seu currículo e tentarão entender melhor quais são suas intenções e como é sua vida pessoal. É possível que nessa fase sejam aplicados alguns testes.

Passada a primeira fase, a segunda é caracterizada por outra entrevista, só que dessa vez com outras pessoas da empresa, até mesmo o CEO da empresa pode participar. Ali serão analisados os prós e os contras dos testes que você entregou anteriormente. Não se assuste por fazer tudo isso em inglês, mas é importante dominar termos técnicos de sua área.

Para finalizar, a empresa que está contratando pode querer fazer algumas ligações para os locais onde trabalhou anteriormente, isso para buscar algumas referências. Caso o inglês seja um problema para seus ex-chefes, isso poderá ser resolvido com uma troca de e-mails.

Algumas profissões possuem boa demanda em Toronto, você pode consultar quais são em sites do governo federal canadense. Foto: SescapLDR

Como é o salário?

Chegamos ao ponto que mais gera dúvidas sobre o mercado de trabalho em Toronto: o salário! Vamos começar entendendo como ele é calculado. É comum que, ao procurar informações sobre isso, você se depare com o valor da hora e não do mês de trabalho. Isso é comum porque é assim que os valores são calculados por lá.

Outro ponto interessante é que o salário mínimo varia de província para província. Por exemplo, na de Ontário, o salário mínimo é de CAD$ 14, mas as empresas costumam ofertar mais que isso.

Algumas empresas divulgam apenas o salário anual que as pessoas receberão, portanto você terá que fazer os cálculos, mas no geral, os valores são calculados em horas porque os empregos podem ser meio período (part-time) ou temporários (contract).

Como em qualquer lugar do mundo, algumas áreas pagam melhor que outras. Os exemplos mais tradicionais são os cargos de Marketing, TI e da área da Saúde. Caso você queira saber detalhadamente qual é a oferta atual para o cargo que procura, basta acessar o PayScale.com, mas aqui vamos mostrar algumas das principais áreas e seus salários:

  • Web Designer: $ 21,52
  • Analista de sistemas: $ 33,12
  • Analista de marketing: $ 20,09
  • Enfermeiro: $ 33,12
  • Dentista: $ 54,68.

Um ponto importante que você deve conhecer sobre o mercado de trabalho em Toronto são as Leis Trabalhistas Canadenses, pois elas são bastante diferentes das brasileiras. Um bom exemplo é o modelo de férias. Elas costumam durar de 10 a 20 dias e não são remuneradas como aqui. Além disso, não há décimo terceiro salário.

É claro que há pontos positivos, como a licença maternidade (pregnancy leave), considerada um dos maiores períodos do mundo, durante a gestação ela pode durar até 17 semanas para a mãe. Há, ainda, a parental leave, uma licença para o par e para a mãe que dura até 35 semanas.

Profissões em alta

É comum que o governo canadense divulgue listas com profissões que são de interesse das províncias, incentivando assim a imigração de pessoas que tenham formações específicas, atendendo a demandas do país. Segundo o site Randstad.ca, as 10 profissões mais requisitadas no mercado de trabalho de Toronto são as seguintes:

  • Trabalhador geral (mão de obra como garçons, pedreiros e afins);
  • Representantes de vendas;
  • Contador;
  • Gerente de projetos de engenharia;
  • Analista de negócios;
  • Representante de serviços ao consumidor;
  • Gerente de projetos de TI;
  • Gerente de contas;
  • Engenheiro de software;
  • Operador de empilhadeiras.

Antes de se candidatar, é importante que você cheque a validação de seu diploma, já que algumas profissões precisam de processos adicionais para as respectivas funções, como as regulamentadas. Médicos, dentistas, psicólogos, engenheiros e arquitetos são exemplos que se encaixam nessa necessidade.

Agora que você já sabe como funciona o mercado de trabalho canadense, conheça a eTA Canadá! Somos uma agência online que oferece assistência completa para que você obtenha sua Autorização Eletrônica de Viagem, necessária para ir ao Canadá. Em nosso site você poderá encontrar toda a orientação para esse processo e também para a obtenção de seu visto.

Siga nosso blog para mais informações como essas e não deixe de nos contar o que achou de nossas dicas nos comentários. Até a próxima!

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