Saiba como é viver em Quebec, no Canadá

Posted in Eta Canada Blog

O Canadá é um país muito reconhecido pelo seu desenvolvimento e boa estrutura. Tanto que atrai diversos estudantes intercambistas, turistas e imigrantes de todo o mundo. Muitos deles pensam em se mudar para o país e morar em uma de suas ótimas cidades. Viver em Quebec, por exemplo, é um dos objetivos de muitas pessoas que pretendem mudar de país.

Viver em Quebec é o sonho de muitas pessoas. Fonte da imagem: Wikipédia.

Se você também está procurando outro lugar no mundo para habitar, mas entende que todo país e cidade têm seus pontos fortes e fracos, então é uma boa ideia se informar sobre os possíveis destinos antes de se comprometer.

Por isso, viemos aqui falar um pouco sobre o tema, quais são as principais qualidades de Quebec e por que você pode querer morar lá. Acompanhe:

Viver em Quebec

Quebec é a província mais extensa do Canadá, localizada na costa leste do país. Mas também é o nome da capital da província, a Cidade de Quebec. E é dela que vamos falar hoje. Veja aqui algumas de suas principais características:

Pouca violência

Crimes existem em todo lugar do mundo, independentemente do nível de desenvolvimento. Tráfico de drogas, assaltos, furtos, fraudes, entre outros, não desapareceram das cidades do Canadá. Porém, não são os mesmos níveis aos quais alguns brasileiros já estão acostumados.

Não é como se você sempre fosse sofrer um assalto a mão armada, com alta chance de se transformar em latrocínio, sempre que passasse por determinada rua em certas horas do dia.

Pelo contrário, a frequência desses crimes é bem pequena, contribuindo muito para a sensação de segurança. Mortes violentes são raras e tendem a chocar bastante o público local. Não são algo tão rotineiro que todos já estejam dessensibilizados.

Bilinguismo

Viver em Quebec é, essencialmente, viver com duas línguas. O Canadá possui duas línguas oficiais: o francês e o inglês. Porém, em determinadas partes do país, uma delas tende a ser a dominante.

Nessa cidade, porém, é bem comum encontrar os dois idiomas convivendo diariamente. Escolas, filmes, música, entre outras coisas, podem ser normalmente encontradas nas duas línguas. Se você já possui um inglês fluente e quer uma ponte para o Francês, essa é uma boa oportunidade.

Sistema de saúde

As regras do sistema de saúde no Canadá variam de acordo com a província, mas todas elas seguem o princípio da equidade no tratamento. Não importa se uma pessoa pode ou não pagar pelo atendimento médico, a qualidade do atendimento, da medicação e do tratamento devem ser proporcionais à necessidade imposta pela doença.

Dentro de Quebec, a principal falha é o tamanho das filas. O total de residentes é menor, em proporção à população, do que o necessário para um atendimento completo, o que gera mais espera. Porém, no geral, a qualidade do sistema é maior e sua condução é mais justa.

Clima

O inverno é rigoroso em Quebec. Fonte da imagem: Pixabay.

Para viver em Quebec, você vai precisar se acostuma com um clima muito mais diverso do que as duas estações conhecidas aqui no Brasil. Lá você vai encontrar quatro estações muito bem definidas, com um verão acolhedor, um outono e primavera bem coloridos e um inverno bem cinza e de dias curtos (por isso os estrangeiros amam tanto o nosso clima ensolarado quase o ano inteiro).

Se você quiser se adaptar, é melhor chegar lá no começo da primavera ou no verão, pois a diferença de temperatura será bem menor. Além disso, você também vai precisar tomar cuidado com outras coisas, como alergias sazonais, ruas escorregadias de gelo no inverno, entre outras.

Transporte

Há muitas particularidades no transporte público de Quebec.

No geral, o transporte público em Quebec é bem eficiente, com ônibus pontuais e seguros, sem todo o caos de pessoas se empurrando constantemente. Um sonho quando comparado à realidade da maioria das grandes cidades no Brasil.

Seu maior contra, porém, é a preservação. É bem difícil manter o transporte público adequadamente limpo durante os meses mais frios, quando a umidade congela rapidamente.

Com relação ao trânsito e ao transporte particular, estes também são melhores. Há vias expressas, ruas planejadas e sinalização mais que suficiente para garantir o fluxo do trânsito para quem prefere ter um carro próprio ou contratar um motorista.

Custo de vida

No geral, o custo para viver em Quebec é um pouco menor que no Brasil, especialmente em algumas das cidades mais caras. A repartição de renda entre diferentes cargos de atuação é mais igualitária, o que reflete em melhores condições de vida para a população geral e possibilidade de se sustentar com trabalhos rápidos e básicos, como garçom ou atendente de loja.

Porém, isso se reflete no custo aumentado de alguns serviços e produtos. Mas nada de outro mundo. O valor final de tudo é bem mais proporcional ao poder aquisitivo do cidadão médio.

Educação

O sistema educacional está entre os melhores do mundo. Fonte da imagem: Wikipédia.

O sistema educacional do Canadá já é considerado um dos melhores do mundo, com altíssimas avaliações desde o fundamental até o ensino superior. Tanto que o país é um grande foco para o intercâmbio em diversas áreas de estudos.

Caso você esteja interessado nesse aspecto, saiba que os benefícios são bem elevados. O processo de intercâmbio para Quebec pode ser um pouco complexo e burocrático. O melhor é começar a se informar o quanto antes sobre o tema e começar a preparar sua documentação.

Emprego

As ofertas de trabalho em Quebec também variam bastante em diversas áreas. Assim como em qualquer país ou cidade, há setores que já estão saturados e outros que estão com alta demanda. O ideal é se informar sobre sua área e ver como estão as propostas atualmente.

Felizmente, como já mencionamos, é possível se sustentar decentemente com empregos de menor remuneração e fácil contratação. Não há o mesmo estigma em relação a “funções inferiores”, que é encontrado no Brasil. Um estudante trabalhando em fast food é tão respeitado pelo seu esforço quanto qualquer outro profissional.

Agora que você entende como é viver em Quebec, pode decidir se esse é um lugar onde você deseja morar. E se quiser continuar recebendo mais informações sobre o tema, assine nossa newsletter e foque sempre por dentro de nossas novidades.

Topo