Saiba como é o Halloween no Canadá

Posted in Cidades, Cultura, Entretenimento, Eta Canada Blog

O Halloween no Canadá é comemorado todos os anos de forma tradicional pela maioria da população. As famílias enfeitam as casas com decorações de bruxas, abóboras, aranhas, fantasmas, esqueletos, morcegos, gatos pretos, ou seja, qualquer objeto que represente coisas sombrias e que é considerado símbolo dessa data. As cores que predominam nas decorações são verde, laranja, cinza e preto.

As crianças saem pelas ruas fantasiadas para pedir doces, geralmente acompanhadas por adultos por questão de segurança. E a famosa frase “doce ou travessura” é dita sempre que batem à porta de alguma casa. Todas as residências já ficam preparadas para recebê-las.

Essa festa teve origem entre os celtas, que acreditavam que os espíritos e fantasmas dos mortos visitavam o nosso mundo no dia 31 de outubro. Durante a passagem desses espíritos pela terra, eles poderiam possuir corpos humanos e prejudicar a vida das pessoas.

O Halloween no Canadá é bastante comemorado, sendo imagens e fantasias de bruxas um dos principais símbolos.

Diante disso, a população começou a usar fantasias de fantasmas, bruxas ou qualquer outra que venha a ser assustadora para que os espíritos do mal fossem confundidos e não encarnassem nos humanos.

Em determinada época, o Halloween também foi visto como um dia em que os mortos podiam trazer mensagens importantes para os vivos. As tradições dessa data foram levadas para o Canadá por imigrantes irlandeses e escoceses e desde então é comemorada. As festividades também são marcantes em outros países, tais como Estados unidos, Reino unido, Irlanda e Austrália.

Veja neste artigo mais detalhes de como é realizada essa tradicional festa no Canadá.

Como é comemorado o Halloween no Canadá?

Para os canadenses, a comemoração do Dia das Bruxas é levada a sério. As famílias decoram as casas por dentro e por fora com símbolos do Halloween. As crianças se fantasiam e saem pelas ruas para coletar doces com a famosa frase “trick or treat”, que quer dizer “doce ou travessura”. Há também muitas festas e concursos de fantasias para os adultos.

Algumas pessoas são inovadoras e constroem até réplicas de cemitério, masmorras, casas assombradas e convidam os vizinhos para prestigiar suas criações. Uma outra atividade comum é os amigos se juntarem para assistir filmes de terror para assustar uns aos outros durante as cenas.

Há, também, alimentos que são preparados especialmente para esse dia, entre eles doces com embalagens decoradas com o tema de Halloween, maçãs caramelizadas, tortas de pipoca, milho e abóbora assada.

Decoração com abóboras é uma das características do Halloween.

Festas e eventos de Halloween no Canadá

Nas principais cidades canadenses, são realizadas festas que viraram tradição na época do Halloween. Em Vancouver, a comemoração é feita na Granville St., que é uma das principais ruas de Downtown.

O local é fechado e as pessoas aproveitam para desfilar com fantasias. Acontece também o Fright Night, no parque de diversões Playland. O estabelecimento fica verdadeiramente assombrado e com atrações assustadoras.

É importante lembrar sobre o Trem Fantasma do Stanley Park, que é tradição em Vancouver. Nele, os passageiros assistem filmes de terror da década de 30.

Em Toronto, acontece a Marcha dos Zumbis, na Nathan Phillips Square, onde as pessoas saem às ruas fantasiadas de mortos-vivos. O início é às 3h (madrugada), com término ao meio-dia. Há sempre uma festa no final e prêmios para as melhores fantasias.

Uma outra festa marcante é a Halloween Haunt. Nela, o parque de diversões se transforma em um ambiente de terror com zumbis, palhaços assassinos e várias outras atrações assustadoras.

Você também poderá fazer um passeio horripilante pelas ruas e becos da Old Montreal. Lá, atores se fantasiam para assustar as pessoas enquanto elas ouvem histórias de dar medo.

Comemoração nas escolas

No dia do Halloween, todos vão fantasiados para a escola e algumas fazem festa com DJ e concurso de fantasias. Não é obrigatório ir a caráter, mas a maioria dos alunos e professores acabam indo porque se torna um momento bem divertido. É comum os alunos trocarem lembrancinhas entre si, como lápis, adesivos, livro de colorir, etc.

Geralmente, aparecem fantasias criativas e são premiadas a melhor de cada série. É um momento bem descontraído para os alunos e também de manter viva essa importante tradição do país.

Onde encontrar fantasias?

É possível encontrar fantasias na maioria das lojas da cidade. Elas começam a vender geralmente a partir do mês de agosto. É importante comprar com antecedência para não ficar sem opção, já que as melhores e mais bonitas são vendidas rapidamente.

Lojas como a Spirit halloween, Value Village, Party City, Walmart, Candy’s Costume Shop, It’s my Party, Kids Costume, Amazing Party & Costumes e várias outras costumam oferecer diversas opções de fantasias com ótimos preços.

Na hora de comprar, é importante pensar que no dia da festa pode fazer frio, então escolha uma que seja possível colocar agasalho por cima ou por baixo, ou que seja bem aquecida.

Algumas pessoas preferem confeccionar a própria fantasia, as chamadas DIY, já que pode ficar mais barato ou até mesmo para demonstrar a criatividade.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa tradicional festa do Canadá, se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, poste aqui nos comentários!

Continue seguindo nossos posts e fique por dentro de mais dicas relacionadas a esse tema! Até a próxima!

Topo