Saiba como é o clima em Whistler

Posted in Cidades, Clima

Antes de planejar a sua viagem, é bom conhecer um pouco mais sobre o clima de Whistler. Essa cidade canadense está localizada na província de Colúmbia Britânica, próxima à fronteira do Canadá com os Estados Unidos, com o estado de Washington.

O lugar é muito procurado no inverno, por ter a maior estação de esqui da América do Norte. Já durante o verão as trilhas na floresta são uma grande atração e uma das principais atrações da região.

A seguir vamos dar dicas para cada estação do ano e mais detalhes a respeito do clima de Whistler, dessa forma você poderá programar a sua viagem e aproveitar ao máximo a cidade durante o ano todo.

Clima e temperatura em Whistler

Inverno

A primeira estação do ano que vamos apresentar para você é o inverno. Os meses de inverno se estendem entre dezembro e fevereiro. Durante esse período, as temperaturas médias ao longo do dia ficam em torno dos -5°C.

Como a cidade de Whistler fica próxima à costa, dificilmente as temperaturas ficam abaixo dos -10°C, o que é um alívio até mesmo durante o inverno canadense, quando as temperaturas podem chegar aos -30°C em diversos locais do país.

Paisagem impressionante no “nem tão frio” inverno de Whistler. Aproveitar a estação esquiando é a melhor opção para quem visitar a cidade nessa época do ano. Foto disponível em: neve.com.br.

Apesar disso, para quem for esquiar e ficar mais tempo no topo das montanhas é bom ir preparado. Isso porque as temperaturas podem ser entre 7 a 10°C mais baixas do que na cidade. Ou seja, as temperaturas no alto da montanha podem chegar aos -15°C.

Por isso, o uso de roupas apropriadas para suportar o frio é mais do que uma necessidade, é imprescindível. Use, de preferência, roupas térmicas, blusas e calças de lã, cachecóis, luvas, gorros e casacos adequados. E, se for esquiar, não esqueça as roupas à prova d’água.

Vale lembrar também que o clima de Whistler durante o inverno é muito propenso a chuva e neve. A média de acumulação de neve para o período é de cerca de 81 mm.

Esta talvez seja a época mais procurada pelos turistas para visitar Whistler. Isso porque o local possui um clima ideal para a prática de muitos esportes de inverno.

O clima de Whistler permite curtir todos os parques, superpipes e pistas profissionais de snowmobile durante o inverno. Há pistas para os mais variados gostos e mesmo para aqueles que são mais radicais e preferem descidas mais íngremes e longas.

Primavera

Mesmo durante a primavera, o clima de Whistler ainda permite a prática dos esportes de inverno, como o esqui e o snowboard. Isso porque, durante os meses de março a maio, a Blackcomb ainda tem neve, principalmente no início da estação.

Nesse período, as temperaturas já são mais amenas que durante o inverno. As temperaturas médias começam nos 1,2°C em março e vão até os quase 10°C em maio, época em que pode chegar até mesmo aos 15°C.

O clima de Whistler na primavera é ideal para quem não gosta nem de muito calor e nem de muito frio. Foto: Turism Whistler.

Conforme o clima vai esquentando, as árvores começam a ficar mais verdes, as flores aparecem, os insetos voltam a circular pelo local e as aves migrantes voltam para o país. Com toda essa quantidade de vida ao seu redor, os passeios pelos parques da cidade são, sem dúvida, uma ótima opção de diversão.

Verão

Já quem não suporta frio, então a melhor época do ano para conhecer Whistler é, sem dúvida, o verão. A estação mais quente do ano tem temperaturas médias que variam entre 13°C e 16°C, mas que podem facilmente chegar até os 27°C. O mês mais quente é julho.

As trilhas nas montanhas que ficam ao redor da cidade são uma excelente opção de atividade durante os meses de verão em Whistler. Foto disponível em: whistlerpremier.com.

Com uma beleza natural de deixar o queixo caído, o verão é um grande convite para caminhadas ao ar livre nas montanhas. O local possui muitas trilhas, com diferentes graus de dificuldade e durações.

Diferentemente do que acontece em algumas cidades do Brasil, em que o verão é a época das chuvas, em Whistler quase não chove neste período. Dessa forma, você consegue aproveitar bastante toda e qualquer atividade ao ar livre.

Para quem gosta de andar de bicicleta, a cidade possui o Whistler Mountain Bike Park, com diversas pistas para você aproveitar muito. E há ainda campos de golfe para você, a família e os amigos se divertirem bastante até o sol se pôr.

Outono

Durante os meses de outono, que vão de setembro a novembro, o clima de Whistler é mais frio, mas não tanto como durante o inverno. A estação começa com uma temperatura média de 12°C e já em novembro elas voltam a ficar negativas e a neve volta a fazer parte da paisagem.

Paisagem típica de outono em Whistler, com suas árvores de cor laranja-avermelhado, paisagens incríveis aguardam você nessa época. Foto: Tourism Whistler/Mike Crane.

Este é talvez o período mais colorido do ano, que é quando as árvores ganham folhas de coloração amarela, vermelha e marrom. A cada esquina é uma visão incrível. Os parques também podem ser aproveitados durante essa estação, mas não se esqueça de vestir roupas mais quentes.

As chances de chuva vão aumentando conforme o inverno se aproxima. O mês que concentra a maior quantidade de precipitação no ano é novembro. Portanto, se estiver passeando pela cidade, é melhor não esquecer o guarda-chuvas. Já que ninguém quer ficar molhado com as temperaturas baixas que fazem na região nessa época.

E você, o que achou do nosso artigo sobre o clima de Whistler? Você tem mais alguma indicação de como aproveitar cada uma das estações do ano por lá? Se você ainda estiver com alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo que nós ajudaremos. E não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Topo