Saiba como é o clima em Quebec

Posted in Cidades, Clima

O Canadá é um país de muita diversidade cultural, natural e populacional. Além disso, é o segundo maior território do mundo. Um de seus principais destinos é a descolada província de Quebec. Conhecida como a “velha capital”, é um destino frequente de estudantes de todos os lugares do mundo. Contudo, o clima em Quebec é o que mais atrai e (e também afasta) os turistas.

O Estado foi fundado em 1608, sendo alvo de muitas disputas entre franceses e ingleses por seu território. Com a vitória da França, o idioma oficial da província é o francês. O sistema misto de justiça e a força da igreja católica são outras heranças da colonização francesa.

Quebec está localizada na costa leste e é uma das dez províncias do Canadá, sendo a maior em extensão, com mais de 484 mil km2, e em população, com um pouco mais de 400 mil habitantes, o que corresponde a um quarto do país.

Está pensando em viajar para o Canadá e quer conhecer esse pedacinho da França em plena América? Ou planejando um intercâmbio para estudar em Quebec? Para ambas as situações, você precisa conhecer tudo sobre o lugar e, para não ser pego de surpresa, saber o que te espera.

Então, continue a leitura e avalie se para você o clima em Quebec é um ponto favorável ou desfavorável.

Clima e temperatura em Quebec

Caso você esteja planejando uma viagem para curtir dias ensolarados e de muito calor, Quebec não é uma opção. Apesar de também desfrutar do clima ameno, o verão canadense não se compara em nada ao brasileiro.

As temperaturas não são tão altas no verão e, no geral, o clima é temperado com quatro estações bem definidas. Em comparação com outros lugares no Canadá, Quebec é um dos mais frios, além de ser o que tem maior incidência de neve e chuva. Entenda como são as variações de temperatura em Quebec.

Temperatura média

O cálculo da temperatura média utiliza o mesmo princípio da matemática para obtenção de médias. A temperatura média anual resulta da soma de todas as médias mensais do ano divididas pelo total de meses do ano, ou seja, 12.
Para ter a temperatura média mensal, basta somar as médias de todos os dias daquele mês e dividir o resultado dessa soma pelo número de dias desse mesmo mês. O mesmo raciocínio se aplica para a temperatura média diária, que é o resultado da soma das temperaturas de cada hora do dia divididas por 24, o número de horas de um dia.

A temperatura média anual no sul de Quebec é de 7° C e, no extremo norte da província, é de -8º C. Durante o ano inteiro, o tempo é de céu parcialmente encoberto. No verão, a temperatura média diária é de 19° C. Já no inverno, que tem a duração aproximada de três meses, a temperatura média fica em torno de -0° C.

Temperatura máxima

O período de temperaturas mais altas em Quebec é obviamente durante o verão, que no Hemisfério Norte vai de 21 de junho a 23 de setembro. A temperatura máxima mais elevada na história do Estado, foi de 40° C, registrada em Montreal em 1921.

No verão, a temperatura máxima é de 26° C, em média. Geralmente, essa elevação ocorre no final do mês de julho. Durante essa estação, a média máxima gira em torno de 19°C. Já no inverno, o dia mais quente registra -7° C, no final do mês de janeiro. A média de temperatura máxima no inverno é de 10° C.

Temperatura mínima

Por ser um lugar tradicionalmente frio, a temperatura mínima em Quebec registra grandes elevações. No inverno, os picos da mínima chegam a -15°C, e é nessa estação que os canadenses ficam durante os meses de dezembro a março.

O maior registro de temperatura mínima, ocorreu em 5 de fevereiro de 1923, quando a cidade de Doucet marcou -54°C no termômetro. A temperatura média mínima no inverno é de -14°C, no sul de Quebec, e de -22° C, no norte da província.

A temperatura em Quebec mais característica é o inverno. Fonte: visualhunt.com.

Inverno em Quebec

Se você nunca experimentou as sensações climáticas abaixo de 0º C, ir para Quebec no inverno pode ser um pesadelo. As terras gélidas do hemisfério norte são a marca registrada do lugar. A estação mais fria do ano se estende pelos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Nos arquivos históricos da província, o inverno mais rigoroso ocorreu no ano de 1994, em que foi registrada a temperatura média de -17° C. Isso mesmo, a média. Ou seja, as oscilações térmicas do período, não ultrapassaram a temperatura diária de -10° C.

Contudo, se você é daqueles que curte o frio, existem técnicas e atalhos desenvolvidos pela população que te ajudarão a aproveitar o clima sem sofrimento. A primeira dica é se mantenha vestido adequadamente ao frio para não congelar. Para isso, esteja sempre vestido com casacos, luvas, gorro e botas impermeáveis fabricadas em tecidos tecnológicos que neutralizam a sensação térmica.

Estar sempre em movimento, ativo, é a segunda dica. Praticar esportes de inverno é uma boa saída para se manter em atividade nesse período. Esqui alpino, snowboard, patinação no gelo, são algumas das possibilidades mais comuns da região. Outra dica importante para aproveitar o melhor de Quebec é começar o seu dia cedo, porque anoitece mais rápido no inverno, piorando a sensação térmica.

Uma das estações mais esperadas pelos canadenses, a primavera deixa Quebec mais florida. Fonte: visualhunt.com.

Primavera em Quebec

A primavera é o melhor momento para conhecer Quebec. Durante os meses de março, abril, maio e início de junho, as cidades estão cobertas de flores. É verdade que, nessa estação, costumam ocorrer os maiores períodos de chuva, mas, ainda assim, você irá aproveitar bastante. Os parques naturais de Quebec ficam lindos na primavera.

Assim como em outros destinos, o verão é a estação dos turistas. Fonte: visualhunt.com

Verão em Quebec

O verão é o período em que acontece a maior oscilação de temperatura no país, com picos de calor durante o dia e quedas bruscas de temperatura durante a noite. Contudo, essa é a estação em que Quebec é mais frequentada por turistas e canadenses de outras regiões.

Ocorrem muitos festivais de música e outros eventos, em função das férias escolares. O verão canadense se estende pelos meses de junho, julho, agosto e início de setembro. Outro bom motivo para visitar Quebec nessas datas é o pôr do sol tardio.

O outono deixa Quebec com um clima frio, mas agradável aos visitantes. Fonte: visualhunt.com

Outono em Quebec

Essa é uma estação muito valorizada em Quebec, pois o frio não é tão agressivo, o calor se transforma em uma temperatura amena e, eventualmente, você terá a chance de ver a neve caindo. Além disso, é o momento da baixa temporada turística e as hospedagens estão mais baratas.

Agora que você já sabe tudo sobre o clima em Quebec, ficou com muita vontade de conhecer essa bela província canadense? Apenas tome cuidado e programe sua viagem de acordo com a estação que seja mais interessante para você. Se você já esteve em alguma cidade no Canadá, deixe seu comentário contando como foi a sua experiência.

Topo