Saiba como é o clima em Halifax

Posted in Cidades, Clima

O Canadá é um país surpreendente, com uma incrível diversidade climática, cultural, natural e até idiomática. O fato de ser o segundo maior país do mundo, também explica tanta diversidade. Da mesma forma é a cidade canadense Halifax, escolhida como a quarta melhor para se viver no país, possivelmente por conta do seu excelente clima.

Atualmente, essa cidade também é considerada a 13ª maior central metropolitana do país. Está localizada na província de Nova Escócia e tem em torno de 415 mil habitantes, sendo mais de 300 mil residentes na região central.

Além disso, Halifax é um dos maiores polos da educação no Canadá, pois reúne algumas das principais instituições canadenses de ensino, tais como University of King’s College, University Saint-Anne, Nova Scotia College of Art & Design e Dalhousie University.

Outro ponto de destaque da cidade é que está localizada na costa do Oceano Atlântico, sendo uma importante região portuária do país. Sem dúvida, essa capital tem peculiaridades que a tornam diferente das outras regiões canadenses.

Planejando sua viagem para o Canadá, mas ainda não decidiu onde ficar? Talvez a capital da província de Nova Escócia seja uma excelente opção. Halifax é um dos maiores centros da economia canadense, principalmente por concentrar grande parte das empresas do setor público e privado.

Está gostando da ideia? Continue a leitura e saiba tudo sobre uma das principais questões que divide as opiniões dos turistas, o clima em Halifax.

Clima e temperatura em Halifax

Se você é daqueles que gosta das baixas temperaturas, mas não está a fim de sofrer com o frio, Halifax é uma ótima alternativa. No geral, o clima da cidade é ameno, com poucas variações climáticas.

O clima é úmido e a região tem as suas estações muito bem definidas. Por isso, você pode planejar sua viagem sem se preocupar muito com os extremos e variações climáticas. Basta escolher a temperatura que mais agrada e comprar suas passagens.

Temperatura média

O cálculo da temperatura média usa a mesma lógica matemática para encontrar a média de qualquer coisa. A média anual é resultado da soma de todas as médias dos meses do ano divididas por 12, ou seja, o total de meses no ano.

Para obter a temperatura média mensal, some as médias diárias daquele mês e faça uma divisão pelo número de dias desse mês. O mesmo princípio se aplica a temperatura média diária, que resulta na soma das temperaturas de cada hora do dia divididas pelo número total de horas de um dia, ou seja, 24.

A temperatura média anual na capital é de 11° C, e durante boa parte do ano, o tempo é de céu parcialmente encoberto. No verão, que permanece por quase quatro meses, a temperatura média diária é de 17° C. Já no inverno, que tem a duração aproximada de três meses, a temperatura média fica em torno de 5° C.

Temperatura máxima

O momento de temperaturas elevadas em Halifax, assim como na maior parte do mundo, é durante o verão. Essa estação se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro.

No verão, a temperatura máxima é de 23° C, em média. Geralmente, essa elevação ocorre no início do mês de agosto. Durante essa estação, a média máxima fica acima de 19°C. Já no inverno, o dia mais quente registra 0° C, no final do mês de janeiro. A média de temperatura máxima no inverno é de 4° C.

Temperatura mínima

Halifax possui um clima continental e úmido, com invernos suaves e moderados, se comparada a outras grandes cidades canadenses. No inverno, os picos da mínima chegam a -8°C, e o frio se mantém durante os meses de dezembro a março.

No inverno, a temperatura média mínima é de -1°C, e no verão é de 14°C. Na cidade, o mês mais gelado do ano é janeiro e agosto é o mês mais ensolarado. Durante todo o ano, Halifax registra uma oscilação climática que vai de -8° C a 24°C.

Uma das vantagens do clima em Halifax é aproveitar a neve sem sofrer com o frio congelante. Fonte: visualhunt.com.

Inverno em Halifax

Os invernos na cidade são mais amenos, quando comparados com Quebec, por exemplo. Por isso, as belezas naturais típicas da estação, estão mais visíveis e acessíveis para todos. É possível desfrutar da queda de neve, das chuvas geladas e dos constantes congelamentos e descongelamentos das estradas.

Porém, saiba que, apesar de amenas, as temperaturas ainda assim são baixas. Principalmente para os brasileiros que não experimentam com frequência uma temperatura abaixo dos 15° C. O inverno se inicia no mês de dezembro, passando por janeiro e se encerrando em fevereiro.

Assim como em grande parte dos países do mundo, no Canadá o sol se põe mais cedo durante o inverno. Assim, se você deseja aproveitar o máximo que essa bela capital da Nova Escócia tem a oferecer, acorde cedo e vá pra rua!

A belíssima paisagem dos Jardins Públicos de Halifax na primavera. Fonte: Flickr.

Primavera em Halifax

A estação das flores ocorre durante os meses de março, abril, maio e o início de junho. Durante a primavera, a cidade está mais quente, derretendo a neve e deixando aparecer flores por todos os lugares. A média de temperatura nesse período é de 10° C.

Os Jardins Públicos de Halifax são um dos cartões-postais da capital e sempre estão lotados de turistas e flores. O melhor momento para visitar os jardins é, sem dúvida, na primavera.

O verão é uma das estações mais esperadas pela população em Halifax. Fonte: visualhunt.com

Verão em Halifax

Com verões de clima quente, seco e abafado, Halifax vive o seu ápice nessa estação. Apesar de ter dias ensolarados que remetem ao clima brasileiro, o calor canadense é bem mais agradável. A estação se prolonga durante os meses de julho, agosto e até o início de setembro.

Com uma média de 20°C de temperatura, você pode aproveitar a cidade para fazer piqueniques, caminhadas e tirar belas fotos. E para ficar melhor ainda, o pôr do sol canadense demora a acontecer.

A forte neblina, muito comum no outono de Halifax. Fonte: visualhunt.com

Outono em Halifax

Como acontece de forma geral, o outono é o momento da despedida do verão e chegada do inverno. Logo, as temperaturas começam a cair, chegando, em média, aos 14° C. Essa também é uma estação para aproveitar a exuberante beleza natural de Halifax, pois as folhas estão caindo, as árvores estão mudando de coloração e o frio está bem agradável.

Não parece ser um ótimo destino de férias? Ou talvez o melhor lugar para você fazer o seu intercâmbio? Continue aproveitando os conteúdos do blog e compartilhe com seus amigos. Quem sabe vocês não fazem uma viagem juntos para aproveitar o clima em Halifax?

Topo