Saiba como é o clima em Calgary

Posted in Cidades, Clima

Uma cidade moderna e com temperaturas que variam do frio abaixo de zero ao calor agradável, caracterizando o clima em Calgary. Esse destino é um importante centro econômico e comercial e umas das cidades mais famosas da província de Alberta, além de ser a terceira mais populosa de todo Canadá.

O município está localizado em uma área de cadeia de montanhas e pradarias, a cerca de 80 quilômetros a leste das Montanhas Canadenses, que formam a parte oriental da Cordilheira Canadiana, um sistema com diversas cordilheiras.

Com pouco mais de um milhão de habitantes e com renomadas escolas e universidade, Calgary é uma das cidades que mais atraem visitantes, entre turistas e estrangeiros que decidem morar no Canadá. Em 1988, foi a primeira cidade canadense a sediar Olimpíadas de Inverno.

Clima e temperatura

A cidade de Calgary segue a regra de clima e temperatura de praticamente todo o restante do Canadá: verão quente e inverno rigoroso. Entretanto, o verão deles ainda tem temperaturas bem mais brandas que as do Brasil.

Nos meses mais quentes, junho e agosto, pode chegar a 23°C. Por esse motivo, o verão é ótimo para conhecer todos os pontos turísticos da cidade. Durante o inverno, entre os meses de dezembro e fevereiro, a temperatura pode cair para números negativos, ficando na média dos -16°C.

Antes de programar a sua viagem, entenda melhor como é o clima em Calgary.

Temperatura média

Durante todo o ano o céu é parcialmente encoberto em Calgary. A temperatura pode variar entre -11°C e 24°C. É extremamente raro que ultrapasse os 30°C, mesmo no verão, ou que seja mais frio do que -24°C, até mesmo no mais rigoroso inverno.

Entre os meses de junho e setembro, pode ser considerada uma estação morna, com as temperaturas máximas ficando a partir dos 19°C. É no mês de agosto que, em geral, chega o dia mais quente do ano, na marca dos 24°C.

Já entre novembro e março, dias com temperaturas abaixo dos 3°C são comuns. O dia mais frio do ano, normalmente é o primeiro. No dia 1 de janeiro, os termômetros podem marcar -11°C na mínima e até -2°C na máxima.

Mesmo variando entre temperaturas amenas e o frio rigoroso, o clima em Calgary ainda é perfeito para atividades turísticas. Com vários pontos para visitação, você pode escolher qualquer uma das quatro estações para visitar a cidade.

Inverno em Calgary

O Olympic Oval fica aberto durante a temporada mais fria para patinação no gelo, entre outras atividades.Fonte da foto: Wikipédia

A estação mais fria do ano é entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. E o primeiro mês do ano é geralmente o mais frio de todos. Mas, mesmo nesse frio abaixo de zero, a cidade apresenta várias atividades para os turistas.

Uma delas é a patinação no gelo. Devido às baixas temperaturas, neve é o que não falta em Calgary e, como consequência, são várias as pistas de patinação no gelo. Uma delas é coberta, dentro do Olympic Oval, e fica aberta durante todo o inverno. A pista fica dentro da Universidade de Calgary, que também tem outros espaços para outras atividades físicas.

Outra atividade clássica do país, e que não podia faltar em Calgary, é o Hóquei no Gelo, que acontece todo o ano, mas em especial durante o inverno. O estádio Pengrowth Saddledome, casa do Calgary Flames, o maior time de hóquei da província de Alberta, libera uma programação especial, com diversas partidas.

O estádio por si só é um dos principais pontos turísticos da cidade, inaugurado em 1983, e conta com uma superestrutura para receber cerca de 20 mil expectadores, além de suítes e até restaurantes. Coloque na lista antes de viajar!

Outra atração para ver durante o inverno é a Calgary Tower, o principal ponto turístico da cidade, que chega a receber mais de 500 mil visitantes todos os anos. Tem a altura de um prédio de 60 andares e é um observatório, com uma incrível vista panorâmica da cidade e arredores. Existem dois elevadores para levar os visitantes, que alcançam o topo em incríveis 60 segundos. Além da vista, a torre também conta com um restaurante e chão de vidro, onde você pode ver como um pássaro, a quase 200 metros de altura.

Primavera

O Calgary Zoo tem mais de mil espécies diferentes.Fonte da foto: Wikipédia

Durante a primavera as temperaturas tendem a subir, mas ainda ficam por volta dos 8°C, o que para os habitantes de clima tropical como o Brasil, ainda é muito frio. A estação das flores é entre os meses de março, abril, maio e começo de junho. A cidade, que é repleta de parques e áreas verdes, fica ainda mais bonita nessa época.

A estação das flores é ótima para conhecer o Calgary Zoo. São mais de mil animais de diferentes partes do mundo, em ambientes que reproduzem fielmente seus habitats naturais, em qualquer que seja o continente.

Durante a visita existem várias experiências possíveis: ver de perto o mergulho dos pinguins, fazer uma caminhada no parque pré-histórico, conhecer mais sobre a vida selvagem dos animais nativos canadenses e se encantar com as mais diversas espécies de plantas expostas no espaço.

Outra atração para visitar durante a primavera é o Calgary Farmer’s Market. O maior mercado municipal da cidade, com mais de 100 stands, com grande variedade de frutas, legumes e verduras orgânicos. Além de pães, queijos e produtos típicos do país, todos produzidos por fazendeiros locais. Ou seja, é o lugar certo para quem gosta de produtos frescos para desfrutar durante a viagem.

Se você pretende embarcar nos meses entre março e junho, marque a Lougheed House como parada obrigatória. A casa é de 1891 e é considerada um patrimônio histórico do Canadá. Juntamente com a Calgary Tower, uma das atrações mais visitadas da cidade.

A mansão era de um político do século XIX, que hospedou diversas figuras da realeza britânica, como o príncipe Edward e a princesa Patrícia. Os jardins e a decoração como um todo são encantadores. Além disso, também existe um restaurante para os turistas.

Verão

Parque Prince’s Island é perfeito para caminhar em um belo dia de verão. Fonte da foto: Youtube.com

A estação mais quente do ano também é a com mais possibilidade de chuvas. Calgary tem, em média, 20 dias de tempestade por ano. E a maior parte delas acontece durante o verão. Os meses de junho, julho, agosto e setembro ainda são marcados pelas temperaturas mais altas e com dias mais longos, sendo assim perfeitos para visitar vários pontos diferentes.

Entre eles, o parque em Prince’s Island, um lugar com muita natureza para aproveitar o dia. Perfeito para caminhar, andar de bicicleta, fazer um piquenique ou apenas tomar sol.

Por falar em parques, o Calaway Park é um dos maiores parques da região e tem mais de 30 passeios diferentes, com jogos, entretenimento ao vivo e teatro 3D. Ótimo para passar um dia de verão com a família.

Apesar de ser reconhecido como uma atração de inverno, o Olimpic Park também pode ser aproveitado nos dias mais quentes do ano. A maior atração durante os meses de calor é a tirolesa. Além disso, o espaço também conta com shows musicais, acampamentos e várias outras opções para todas as idades.

Outono

O Heritage Park é considerado o maior museu histórico vivo. Fonte da foto: Wikipédia

No outono, o clima fica um pouco mais ameno. Os dias são relativamente quentes, e a noite o frio caí sobre a cidade. Nos meses de setembro, outubro e novembro, as folhas das árvores começam a adquirir uma tonalidade em marrom, deixando o cenário ainda mais lindo.

A primeira parada para o outono é o Heritage Park, considerado o maior museu histórico vivo. São centenas de exibições, passeios, lojas, restaurantes e atividades. O museu, inclusive, reproduz uma aldeia da província de Alberta do final do século XIX, sendo muitos dos edifícios presentes reais, que foram transportados para exibição.

O Telus World of Science é outro museu para se visitar durante esses meses. São várias exposições e eventos que integram os visitantes a experimentos científicos. E além de tudo, ainda conta com uma área externa para caminhadas ou passeios de bicicleta.

Outro ponto aberto é o Devonian Gardens, com uma grande concentração de áreas verdes, que nessa época do ano, ficam ainda mais acentuadas. É como uma estufa, com temperatura controlada para abrigar mais de 20 mil plantas de diferentes espécies. Tem ainda uma bela decoração, com cascatas e fontes, e é uma ótima opção de passeio com a família.

Cidade para qualquer tempo

O clima de Calgary pode variar de estação para estação, mas a cidade sempre estará pronta para receber visitantes e turistas de todas as partes do globo. Vale a pena conhecer uma das cidades mais populosas e bonitas de todo o Canadá.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Topo