Saiba como cuidar da sua pele no inverno canadense

Posted in Entretenimento, Eta Canada Blog, Saúde

Todo mundo sabe que o inverno canadense é bem mais rigoroso que o brasileiro, com direito a neve e temperaturas muito abaixo de zero, podendo chegar a -30°C ou menos. No meio de tanto frio, é importante estar atento a alguns cuidados básicos com sua pele, para não ter nenhum problema mais sério.

Confira aqui as melhores dicas para saber como cuidar da sua pele no inverno.

Como cuidar da sua pele no inverno

Pode ser um pouco complicado manter a pele bonita e saudável em pleno inverno, especialmente no Canadá, que tem um frio rigoroso, e nem sempre as roupas são o suficiente para garantir a proteção. Na verdade, as baixas temperaturas podem trazer algumas consequências desagradáveis, como ressecamento.

Em alguns casos mais extremos, pode causar até mesmo rachaduras e envelhecimento precoce da pele, especialmente em peles secas. Na neve, o frio pode gerar queimaduras, tal como se você estivesse na praia ou na piscina, pois o reflexo da luz incide da mesma forma. O vento cortante do inverno também pode causar lesões.

Porém, alguns cuidados podem ser tomados para que você não precise se preocupar com o frio. Continue lendo e descubra quais são eles.

Hidrate sua pele regularmente

O maior problema do frio, como já foi dito, é o ressecamento da pele. Sendo assim, a melhor forma de evitar isso é mantendo sua pele muito bem hidratada, especialmente no caso de pessoas com rugas e linhas de expressão, que tendem a sofrer mais rápido com o ressecamento.

Compre bons hidratantes e passe por toda a pele várias vezes por dia (não espere começar a sentir o incômodo do ressecamento para se cuidar). Isso evitará todas ou quase todas as rachaduras da pele, impedindo dores e até pequenos sangramentos.

Existem hidratantes específicos para o cuidado com a pele no inverno. Fonte: Hamburguesinha

É também muito importante não se esquecer dos lábios, que são geralmente os primeiros a terem rachaduras: a manteiga de cacau deve ser uma aliada indispensável nos dias de inverno. Além disso, use cremes para manter o cabelo hidratado, ou o frio facilmente poderá ressecá-los também.

Algumas áreas do corpo, como cotovelos, joelhos e pés, costumam ser mais ressecadas que o restante. Nesses casos, não hesite em passar camadas extras de hidrante. Não deixe de passar o hidrante no rosto também. O mercado hoje em dia oferece uma vasta opção de hidratantes corporais e labiais, para todos os tipos de pele e de bolsos. É só escolher o que mais combina com você.

Outra dica legal é lembrar que para os hidratantes fazerem mais efeito e aderirem melhor à pele, o ideal é que ela esteja limpa e seca.

Evite banhos longos e quentes

A água quente resseca a pele com muita facilidade e velocidade e, especialmente no inverno, isso pode ser bastante prejudicial. É claro, depois de tanto tempo frio, é normal ter vontade de ficar o dia todo na água quase fervendo, mas isso é péssimo para sua pele e até mesmo para seus cabelos.

Portanto, não abuse dos banhos quentes e seja o mais breve possível durante o banho.

Experimente óleos hidratantes de banho

Você pode tentar amenizar os danos que o banho quente pode causar na sua pele. Uma alternativa prática e cheirosa é usar óleos de banho, sem enxagua-los em seguida. Eles fazem uma hidratação profunda na pele.

Outra vantagem dos óleos de banho é que em geral eles economizam tempo, já que eles quase sempre servem como substitutos para hidratantes comuns (mas, dependendo do frio que você estiver enfrentando, é bom aliar os dois).

Evite alguns procedimentos e produtos de beleza para a pele

Cuidar da pele é importante, mas alguns tipos de cuidados podem ser mais prejudicais do que benéficos no inverno, e por isso devem ser evitados até que a temporada gelada acabe.

Esfoliar a pele e utilizar buchas são ações extremamente agressivas para a pele no inverno, pois elas retiram a camada natural protetora, o que agrava o processo de desidratação. Alguns outros produtos, como talco e perfumes, também devem ser evitados pelo mesmo motivo.

Prefira sabonetes líquidos e neutros

Quanto mais natural e neutro for um sabonete, menos ele irá desidratar sua pele. Prefira os sabonetes líquidos e neutros. Se possível, opte por sabonetes infantis, pois esses têm uma fórmula pouco abrasiva e não prejudicam a hidratação da pele.

Opte sempre por sabonetes líquidos e neutros, em especial os de glicerina. Fonte: Mambo Delivery

Esteja atento à sua alimentação

Alguns alimentos podem ajudar muito para manter sua pele bem hidratada e cuidada, mesmo durante o inverno.

Uma ótima opção são alimentos ricos em vitamina B, que aumentam a oleosidade natural da pele, evitando o quadro de desidratação. São as famosas oleaginosas: cerais, castanhas, nozes, carne, frango, derivados do leite, vegetais de coloração verde escura e afins.

Use protetor solar

Pode parecer uma dica sem sentido, mas, como foi dito acima, o frio e a neve podem causar queimaduras sérias. O protetor solar deve ser aplicado após o hidratante (inclusive nos lábios e cabelos). Dá até para apostar em hidratantes labiais e capilares que já venham com protetor solar.

Não lamba os lábios

Conforme os lábios começam a ficar rachados e quebradiços por conta do frio, é comum que as pessoas passem a língua sobre eles, numa tentativa de hidrata-los e amenizar a situação. Porém, infelizmente, a saliva é ácida e, portanto, possui o efeito inverso: apenas resseca e racha ainda mais os lábios.

Sendo assim, não subestime a importância da manteiga de cacau e dos hidratantes labiais, em especial aqueles com protetor solar. Passe-o sempre que sentir os lábios secos e depois de comer ou beber. Você também pode dormir com a manteiga de cacau, e na manhã seguinte verá que os danos se reduziram bastante.

Os hidratantes labiais próprios para o inverno são sempre a melhor opção. Fonte: MdeMulher

Use sempre um creme para mãos

Durante o dia, nem todo mundo se lembra de manter as mãos hidratadas. Elas, que sempre estão expostas a tudo e em contato constante com o mundo, precisam de um cuidado especial. Passe o hidratante de mãos várias vezes por dia.

Cuide dos seus olhos

Os olhos estão quase sempre expostos, mesmo no frio intenso, e estão igualmente vulneráveis ao ressecamento. Sendo assim, leve um colírio com você sempre e o aplique regularmente. Tenha cuidado especial com ventanias, pois dificultam ainda mais os cuidados com a hidratação dos olhos.

Quem usa lentes de contato deve ter um cuidado redobrado com o ressecamento, pois a própria lente já tem uma grande tendência a ressecar os olhos.

O colírio serve para evitar o ressecamento da retina. Fonte: Revista ES Brasil

Além disso, não se esqueça dos raios de sol refletidos na neve: use óculos escuros e nunca seja negligente sua visão, pois os danos causados pelo frio e pelo vento podem ser irreversíveis.

Consulte um dermatologista

Ele é um médico especializado na pele, então certamente poderá te dar recomendações específicas para seu o seu tipo. Evite usar qualquer produto sem consultar seu dermatologista antes, ele poderá te instruir como cuidar da sua pele no inverno para poder aproveitá-lo melhor.

Anotou as dicas? Não se esqueça de compartilhar com outras pessoas que também possam se interessar pelo assunto. Você pode ler mais informações importantes com relação ao Canadá aqui no site.

Topo