Quem possui passaporte europeu precisa de visto canadense?
O turista que quiser entrar com o passaporte europeu no Canadá não precisa da emissão de um visto. Isso é válido para quem irá ficar no país por, no máximo, 180 dias. Esse período vale, inclusive, para quem for estudar. Vale ressaltar que, nesse período, o turista não está apto a trabalhar legalmente no país.
No entanto, mesmo com a não necessidade de solicitar o visto em estadias máximas de 180 dias, as pessoas que possuem um passaporte europeu devem preencher um requerimento específico para entrar em território canadense.
O documento conhecido como visto eTA (Electronic Travel Authorization) deve ser preenchido online, permitindo ao governo local determinar se o passageiro é elegível para entrar no Canadá antes mesmo da sua viagem. O eTA tem um custo de apenas 7 dólares canadenses.
Os portadores desse tipo de passaporte estão sob esse regime desde 1º de agosto de 2015. A partir de 15 de março de 2016, cidadãos de países como Austrália, Nova Zelândia, México, Chile, Japão, República da Coreia e tantos outros também passaram a precisar apenas da emissão do eTA para entrar no Canadá.
Já alguns cidadãos brasileiros que não possuem cidadania europeia e, por consequência, o passaporte europeu que permite entrar no Canadá, também podem, desde 1º de maio de 2017, solicitar o eTA para ir ao país.

Só preciso de um passaporte europeu para entrar no Canadá?
Viajar com um passaporte da Europa, para o Canadá, com o eTA italiano ou francês, por exemplo, não significa que você estará isento de preencher algumas solicitações básicas do governo local. O oficial da imigração poderá questionar sobre as suas intenções no país.
Você vai precisar mostrar que cumpre os demais requisitos para entrar em território canadense, como a realização de um exame médico prévio em uma das clínicas autorizadas pelo próprio governo do Canadá. Outra solicitação é comprovar fundos financeiros suficientes para sua estadia no país.
Vistos para longa permanência
Possuindo esse passaporte ou não, para permanecer no Canadá por mais de 180 dias é necessária, sim, a solicitação de um visto, seja para estudo ou trabalho. No caso de estudantes de idiomas, o visto não o autorizará, ainda, a trabalhar legalmente no país.
Ressaltando que o tempo de processamento de um visto para um cidadão europeu é basicamente o mesmo que para um cidadão brasileiro.
Você já conhece o eTA visto eletrônico para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.
E você, já usou um passaporte europeu no Canadá? Como foi o processo de solicitação do eTA? O que mais precisou providenciar para entrar no país? Conte as suas experiências por meio dos comentários.