Quando e onde ver neve no Canadá?

Posted in Entretenimento, Eta Canada Blog, Fauna e Flora

É de conhecimento geral que a neve no Canadá tem presença garantida no inverno daquele país. O que para alguns pode ser um problema, principalmente quando ocorrem as fortes nevascas. Para muitos, trata-se de um espetáculo da natureza.

Apesar do frio congelante, as paisagens se tornam belíssimas. Muitas cidades ficam totalmente cobertas pela neve. As árvores dos parques, por exemplo, ganham uma decoração natural que realça ainda mais o visual do lugar. E nada mais bonito que a neve cobrindo as ruas, casas e vegetação sob um céu azul e o brilho sol.

Por conta desse cenário diferente aos nossos costumes, muitos brasileiros procuram viajar ao Canadá justamente para aproveitar a oportunidade de desfrutar de dias nevados.

Linda paisagem no High Park, em Toronto, coberto pela neve.

Tudo sobre a neve no Canadá

Preparado para viajar até a América do Norte e conhecer as curiosidades sobre a neve no Canadá? Então vista sua roupa mais quente, apropriada para a ocasião, luvas, cachecol e gorro e embarque nesse trenó conosco.

Por que neva no Canadá?

A neve ocorre em regiões do planeta que possuem clima frio (zonas polares) ou temperado. Esse fenômeno meteorológico acontece quando as nuvens se encontram com temperatura inferior a 0°C. Assim, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo. E é justamente nesse contexto que o Canadá está inserido.

Mesmo dentro do próprio país, há diferenças entre a incidência de neve. Ou seja, há estados e cidades onde o fenômeno ocorre em maior quantidade em relação a outros. Afinal, o Canadá é uma nação de grandes proporções territoriais.

Podemos comparar com o Brasil,

 onde as regiões Norte e Nordeste diferem em termos meteorológicos da região sul e sudeste.

Quando neva no Canadá?

O inverno no Canadá inicia-se oficialmente em dezembro, e a temperatura pode chegar a -30°C nos estados localizados ao sul. Quanto mais ao norte, mais frio fica. Em cidades como Winnipeg, Calgary e Edmonton, as sensações térmicas alcançam -45°C.

Mas isso não significa que a neve chegará apenas nessa época do ano. Muito pelo contrário. No mês de outubro, já é possível que o fenômeno ocorra em algumas partes do país. A partir da segunda quinzena de novembro, já é certo que estação de neve no Canadá dará suas caras em definitivo.

A cidade de Toronto, a quarta maior da América do Norte e uma das melhores do mundo para se viver, tem sua temporada nevada começando entre os dias 17 e 27 de novembro. É claro que é impossível prever esse tipo de situação e cravar datas. Mas a informação foi retirada de um estudo realizado pelo governo canadense.

Outro dado interessante é que o ano de 2009 foi a primeira vez que não houve incidência de neve em novembro durante um intervalo de 162 anos na cidade. Vale salientar que grande parte da comunidade brasileira que se encontra no Canadá reside justamente em Toronto.

No geral, os meses com maior volume de neve no Canadá são janeiro e fevereiro, o ápice do inverno no hemisfério norte. As últimas quedas de neve ocorrem entre os meses de março e abril. Da mesma maneira que o fenômeno começa antes do início do inverno, ele costuma desaparecer também após o fim da estação.

Em uma conta rápida, conclui-se que a temporada canadense de neve tem duração entre seis e sete meses.Obviamente que isso não vale para todas as cidades, e muito menos é uma regra. Mas a nível histórico, e englobando o país como um todo, o resultado é exatamente esse.

Onde neva no Canadá?

Toronto

Acabamos de ver que Toronto é uma cidade com boa presença de neve no Canadá. Segundo dados do governo, a média de acúmulo de neve na cidade é de 122 cm por temporada. Janeiro é o mês mais branco, com média de 37 cm. Logo depois vem fevereiro, com 27 cm. Grandes nevascas não costumam ocorrer por lá. A temperatura no inverno tem média variando entre 2°C e -25°C.

Ottawa

A capital Ottawa tem acúmulo médio de neve de 175,4 cm por temporada. O município está classificado como a sétima capital mais fria do mundo. Sua temperatura média anual é de 5,5°C. A temperatura mínima média em janeiro é de -14,8 °C. Em aproximadamente 41 dias, durante o inverno, a sensação térmica fica abaixo de -20°C.

Montreal

Outra localidade que costuma ter muita neve é a turística Montreal. O acúmulo médio é de 209,5cm por temporada. Os meses mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro e a temperatura média varia entre 3°C e -30°C.

Quebec

Cidade de Quebec chega à incrível marca de 303,4 cm de neve em média. O mês mais frio do ano é janeiro, quando as temperaturas variam entre os -9°C e -20°C. Tão fria quanto Calgary, localizada a grande altitude aos pés das Montanhas Rochosas. Além da neve, sua temperatura média nos meses frios fica entre 1°C e -13°C.

Winnipeg

Um dos invernos mais rigorosos do Canadá acontece em Winnipeg. Por conta dos ventos congelantes, a sensação térmica chega tranquilamente aos -35°C. E ainda fica pior em dias que a sensação bate os -50°C. Não à toa, a cidade já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno.

Vancouver

Outra localidade com muitos brasileiros e muito visitada no Canadá é Vancouver. Ao contrário do que vimos até o momento, o lugar é considerado o dono do clima mais ameno do Canadá. Vancouver não possui invernos rigorosos nem verões muito quentes. Em contrapartida, chove muito no inverno. A temperatura média fica entre 10°C e 1°C.

Victoria

O mesmo pode ser falado de Victória. Apesar de nevar, o inverno é menos frio que no resto do país. As temperaturas geralmente variam entre 8°C e 0°C.

The Forks Historic Site, região turística localizada no centro de Winnipeg.

Atrações para curtir a neve

A neve no Canadá não atrapalha a rotina de sua população, que costuma fazer atividades físicas mesmo nos dias brancos. Para os turistas, há opções perfeitas para curtir esse período do ano. Entre elas, estão as tradicionais pistas de patinação ao ar livre que se formam sobre os rios congelados país afora.

Para quem gosta de esquiar ou praticar o snowboard, basta escolher uma estação de esqui que mais lhe agrade. Passear em um trenó puxado por cachorros também é uma boa ideia. Até mesmo o hóquei no gelo pode ser praticado por amadores. Afinal, encontrar uma quadra desse esporte no Canadá é fácil, já que o jogo nasceu no país.

Caminhar pelos parques é mais uma ótima dica, principalmente se o dia estiver claro. O acúmulo da neve no chão e nas árvores, combinados com o céu azul, garantem ótimas fotos.

Toronto possui uma cidade subterrânea chamada PATH, que conta com quatro pisos subsolos e quase 30km de extensão. São mais de mil estabelecimentos disponíveis interligados por cinco estações de metrô.

Dentre elas, estão lojas, cinemas, shopping centers, praça de alimentação, cinemas, supermercados, entre outros. Através dessa alternativa também é possível se deslocar até alguns pontos turísticos famosos da cidade.

O mesmo acontece com Montreal. O RÉSO, como é nomeado o local, oferece por volta de 30km de túneis e corredores com museus, cinemas e shopping centers. São mais de 1.500 lojas e 200 restaurantes interligados por 14 estações de metrô.

Ficou com vontade de conhecer a neve no Canadá? Ou já teve a oportunidade de fazê-lo? Então aproveite e compartilhe suas experiências aqui nos comentários. E continue seguindo nossas postagens sobre esse país incrível.

Topo