visa canadá

Qual a melhor forma de dar entrada no visto canadense?

Posted in Visto

Muitos brasileiros que desejam visitar o Canadá podem precisar apenas da autorização eletrônica de viagem para entrar no país. O eTA (Eletronic Travel Authorization) foi autorizado para os portadores de passaporte brasileiro a partir do dia 1º de maio de 2017.

Esse documento serve para quem vai ficar no país por até 180 dias, seja para turismo, estudos ou negócios. E também para quem estiver em trânsito em um aeroporto canadense.

Tem direito ao eTA os cidadãos estrangeiros que já tenham tirado o visto canadense nos últimos 10 anos (seja para turismo, estudos ou trabalho), mesmo que  já tenha expirado sua validade. Além daqueles que possuam um visto válido para entrar nos Estados Unidos.

Como dar entrada no eTA?

Se você é elegível para solicitar a autorização eletrônica de viagem (eTA), saiba que o processo é simples e deverá ser realizado online. Ou seja, não é preciso deslocar-se até o consulado ou qualquer outro órgão oficial canadense no Brasil.

Basta conectar-se a esse link para ter acesso ao requerimento a ser preenchido. Informações pessoais básicas serão solicitadas, principalmente com relação ao passaporte.

Também há questionamento no formulário relacionado ao seu trabalho, possíveis doenças, se já houve visto negado no Canadá e os vistos já expedidos a você pelo próprio país, por exemplo. No entanto, seu preenchimento é menos complexo que a solicitação para o visto americano.

O custo da autorização eletrônica é de apenas CAD$7 e os métodos de pagamento são: cartão de crédito e cartão pré-pago Visa, Mastercard ou American Express, cartão de débito Visa ou Mastercard, UnionPay, Cartão JCB e Interac.

É importante estar ciente que a impressão do recibo deve ser feita assim que finalizar o procedimento. Caso contrário, não será mais possível fazê-lo mais tarde e nem receber uma cópia do mesmo.

A maioria dos solicitantes recebe a aprovação da autorização em poucos minutos. O documento é enviado por e-mail. Depois é só imprimi-la e anexá-la ao passaporte para apresentá-la no check-in e nos serviços de fronteiras.

No entanto, algumas solicitações podem levar alguns dias para serem processadas, caso haja necessidade de apresentar certos documentos de apoio. Se esse for o seu caso, um e-mail com instruções será enviado em até 72 horas. Portanto, é mais indicado obter uma eTA antes de reservar seu voo para o Canadá.

O eTA tem validade somente para viagens aéreas, com prazo de vigência de 5 anos ou até que seu passaporte expire. Para outros métodos de deslocamento (terrestres ou marítimos), deve-se pedir um visto regular.

Caso você não preencha os requisitos necessários para obter um eTA, também deverá solicitar um visto regular para entrar no Canadá. E caso já possua um visto negado para qualquer outro país, não poderá solicitar essa autorização.

Como dar entrada nos vistos regulares?

Se você não for elegível para solicitar um eTA, deverá dar entrada no visto canadense que seja adequado as suas necessidades. Da mesma forma que a autorização eletrônica, a requisição do visto é feita online.

Há no sistema ainda instruções sobre a realização de exames médicos (uma exigência do governo) e policiais.

E se você tiver alguma dúvida quanto a melhor forma de dar entrada no visto canadense, deixe aqui seus comentários. Já solicitou o seu eTA? Então nos conte como foi o processo. E continue a acompanhar nossos artigos sobre o Canadá.

Topo