Quais são os principais esportes do Canadá?

Posted in Entretenimento, Eta Canada Blog

Não importa se o seu objetivo é passear, trabalhar, viver ou simplesmente fazer um intercâmbio, o certo é que dificilmente você deixará de ter algum contato com os principais esportes canadenses. Mais do que uma paixão, o esporte faz parte da própria cultura de um povo que preza pela saúde, tanto do corpo como a do espírito e do meio ambiente onde vive.

Para o canadense, praticar um esporte é tão natural quanto trabalhar, estudar e se divertir. Não se sabe bem o porquê, mas o conceito de mente sã e corpo são é bastante valorizado no país. Com os incentivos do governo (na forma de bolsas, equipamentos esportivos, milhares de parques nacionais, entre outros), não há desculpas para não fazer do esporte uma parte essencial da vida de quem quer que visite o lugar.

Para se ter uma ideia da importância do esporte no Canadá, a maioria dos imigrantes se dizem surpreendidos com a forma como a educação e o esporte são interconectados.

Na maioria das províncias, a prática é totalmente ligada ao ensino superior, chegando ao ponto de, em muitas cidades, o principal centro esportivo estar na própria universidade — como no caso de Toronto, por exemplo, onde um aluno de faculdade é a todo momento incentivado a participar das ligas esportivas da cidade ou simplesmente manter o hábito de praticar esportes.

Porém, engana-se quem pensa que só de frio vive o esporte no país. Os principais esportes do Canadá são praticados nas quatro estações do ano. E, abaixo, segue uma lista com os mais populares, tradicionais e premiados, que são oferecidos aos visitantes e à população local.

Quais são os principais esportes do Canadá?

1. Hockey

Não é nenhum exagero dizer que o hockey está para o Canadá assim como o futebol está para os brasileiros. Um esporte nascido em terras canadenses (no ano de 1834), e que é considerado o mais popular e o que mais se pratica no país.

A NHL (National Hockey League) é quem organiza o esporte por lá, com torneios que acontecem todos os anos, de outubro a junho.

O destaque vai para o Toronto Maple Leafs, que transforma as noites de sábado no Canadá em um Hockey Night, onde desfilam estrelas como: Sidney Crosby, Jonathan Toews, Mitch Marner, entre outras feras, que fazem os apaixonados desembolsarem até US$ 500 dólares para assistir a uma partida.

Sem dúvida, é no Canadá que estão os melhores jogadores de hockey do mundo, e é a única seleção capaz de tirar o brilho da poderosa seleção americana de Patrick Kane, Auston Matthews, Jack Eichel, entre outros.

São nada mais nada menos que 8 títulos nas Olimpíadas de Inverno, um bicampeonato olímpico (2010-2014), um bimundial (2015 e 2016), entre outros inúmeros títulos.

O esporte mais tradicional do Canadá consegue, inclusive, tirar o brilho da poderosa seleção americana.

2. Baseball

O baseball canadense também já teve os seus momentos de glória. Eram os idos dos anos 1990, quando o Toronto Blue Jays competia de igual para igual com as temidas equipes estadunidenses, com direito, inclusive, a ganhar duas World Series (92 e 93), entre outros títulos.

Também é considerado um dos principais esportes do Canadá, apesar de ainda depender apenas do Blue Jays para competir de igual para igual na MLB (Major League Baseball), a principal entidade organizadora do esporte na América do Norte.

Anualmente, sempre entre os meses de abril e outubro, o baseball canadense garante boas audiências para as emissoras que transmitem um campeonato repleto de estrelas que compõem os 30 times da liga.

Além do esporte como profissão, os canadenses também são estimulados a praticá-lo de forma amadora,  por meio de vários incentivos do governo, espaços em escolas, faculdades, centros esportivos, entre outras formas de garantir a participação popular.

Nos anos 1990, o Blue Jays fazia do baseball um dos principais esportes do Canadá.

3. Futebol canadense

Apesar de não ser um dos esportes mais tradicionais, atualmente é reconhecido como um dos que mais crescem, devido ao sucesso de equipes como o Montreal Impact, o Vacouver Whitecaps, o Toronto FC, entre outros times bastante populares no país.

Times que conseguem, surpreendentemente, manter estádios lotados, principalmente nos fins de semana, nos jogos do Campeonato Canadense de Futebol que, diferentemente do que acontece no Brasil, é considerado um evento onde as famílias podem participar sem os riscos que são tão comuns em várias partes do mundo.

Também todos os anos, entre março e novembro, acontecem as disputas da Major League, com jogos disputados nas cidades de Vancouver, Montreal e Toronto.

Um dos motivos da sua popularidade é o fato de que, ao menos no futebol, todas as suas grandes estrelas jogam no país, e, por isso mesmo, o esporte ainda mantém uma certa magia, diferentemente de outros esportes.

No Canadá, é o futebol feminino quem dá as cartas.

4. Basquete

Reza a lenda que o o basquete teria sido inventado por um professor de educação física canadense que morava nos EUA, James Naismit, em 1891. Ele estava interessado em criar um esporte que pudesse ser praticado num local fechado, para que os seus alunos se exercitassem longe do frio cortante do inverno de Massachussetts.

É um dos principais esportes do Canadá, e que tem a honra de ter um time jogando a lendária NBA (National Basketball Association), o Toronto Raptors, fundado em 1995.

O time tem ajudado a fazer o esporte cair nas graças dos canadenses, por causa de alguns feitos, como a participação nos playoffs entre 2000 e 2002 — muito por conta das brilhantes atuações do ala-armador, Vince Carter, o Vinsanity, apelido conquistado em razão das suas memoráveis enterradas ao estilo dos melhores jogadores dos Estados Unidos.

Além de profissional, a prática do basquete também é bastante incentivada pelo governo canadense, por meio da criação de pequenas ligas, torneios escolares, equipes amadoras, entre outros incentivos.

Com um time atuando na famosa NBA, o Toronto Raptors, o basquete canadense ainda consegue manter a atenção do público.

5. Patinação no gelo

A patinação no gelo é um dos principais esportes do Canadá, e talvez o mais popular durante o inverno.

São inúmeros lagos e parques que nesse período, entre dezembro e março, ficam completamente congelados e fazem a festa de locais e turistas de todas as idades.

Profissionalmente, o Canadá é referência em patinação no gelo, sendo destaque em todas as competições e modalidades, como na Patinação Artística, em Velocidade e Tradicional; inclusive com belíssimas apresentações em mundiais e Olimpíadas — como a medalha de ouro conquistada nos jogos de inverno de Vancouver em 2010.

O curisoso é que, de tão tradicional, a patinação é, muitas vezes, utilizada como meio de transporte em regiões que ficam praticamente intransitáveis durante um inverno com temperaturas que chegam facilmente aos -39°C.

Por um valor entre 4 e 6 dólares canadenses é possível, também, alugar patins em praticamente todas as províncias e utilizá-los por até 24 horas.

Sem contar, obviamente, a imponência de alguns dos maiores parques naturais de patinação do planeta, como o Canal Rideau (com cerca de 8 km de extensão), o Red River (9,1 km), entre outros vários parques e lagos que, durante o inverno, se transformam em verdadeiras pistas pelo país.

Pistas de patinação fechada e principalmente locais como o Canal Rideau (com cerca de 8 km de extensão)  fazem o esporte continuar como um dos principais do Canadá.

6. Natação

A natação é um dos esportes mais incentivados pelo governo canadense graças à sua comprovada capacidade de cuidar da saúde de um indivíduo como um todo.

São vários clubes e piscinas públicos espalhados por inúmeras províncias, inclusive com direito a escolher entre piscinas com águas em temperatura ambiente ou aquecidas.

Quando se trata da natação profissional, o Canadá também não fica para trás, haja vista as 6 medalhas conquistadas nas Olímpiadas de 2016 (1 de outro, 1 de prata e 4 de bronze). Um feito que não ocorria desde Barcelona (92) — ano da última medalha de ouro canadense na natação.

Atletas como Penny Oleksiak (campeã dos 100 m livres, com apenas 16 anos) têm incentivado, cada vez mais, a juventude canadense a praticar um esporte que, apesar de ser um dos mais populares, ainda não consegue, nem de longe, fazer frente aos seus vizinhos norte-americanos.

Atletas como Penny Oleksiak (campeã dos 100 m livres, com apenas 16 anos) vêm incentivando, cada vez mais, a juventude canadense a praticar a natação.

7. Tênis

Assim como acontece com outros esportes, o tênis também recebe a sua cota de incentivo do governo canadense. Tanto que no país ele não é considerado um esporte de elite e praticado por uma minoria abastada, como acontece no Brasil.

Lá são inúmeras quadras públicas e privadas espalhadas por várias províncias, como forma de incentivar a popularização do esporte.

Mas, além do tênis como hobby, o Canadá agora conta com a figura de Milos Raonic (4º no ranking da ATP), que tornou-se, nos últimos tempos, um dos principais incentivadores do esporte em um nível profissional no país.

Enfim, no Canadá, o tênis, além de ser um esporte bastante praticado, ainda tem potencial para que o atleta possa se desenvolver profissionalmente.

No Canadá, o tênis, além de ser um esporte bastante praticado, ainda tem potencial para que o atleta possa se desenvolver profissionalmente.

8. Esqui

Esse é, sem dúvida, um dos principais esportes canadenses. É lá que se localizam as mais importantes  estações de esqui da América do Norte.

Não é exagero dizer que, depois da patinação, é a atividade esportiva mais praticada (durante o inverno), muito por conta da sua excelente estrutura, geografia incomparável e as melhores estações de esqui do planeta.

As estações Banff, no Parque Nacional Banff (província de Alberta), e a Whistler Blackcomb (na Colúmbia Britânica) são as principais do país e são referências do turismo na América do Norte.

Para se ter uma ideia da importância do esqui para o Canadá, a Whistler Blackomb já teve a honra de ser eleita a melhor estação de esqui da América do Norte (por três vezes), segundo votação dos leitores da Ski Magazine — um periódico de referência quando o assunto são os esportes na neve.

São quase 200 pistas, entre duas montanhas, ligadas por teleféricos, e que praticamente não param durante  todos os dias do ano.

Com estações como a Whistler Blackomb, o esqui segue como uma das principais atividades esportivas do Canadá.

9. Trilhas

Já as trilhas estão entre as principais práticas esportivas do verão canadense. Elas englobam as escaladas, itinerários ecológicos, caminhadas, passeios de barco, entre outras variedades de turismo ao ar livre.

Na Colúmbia Britânica, por exemplo, estão alguns dos principais itinerários para quem quer conhecer um pouco mais da natureza do país, com sua vegetação exuberante, flora e fauna incomparáveis, relevo bastante característico, montanhas entre as mais famosas do planeta, entre outras atrações.

As escaladas, por exemplo, vem se tornando uma febre, principalmente na região de Vancouver, graças à exuberância das Montanhas Rochosas e demais acidentes geográficos canadenses.

Cenários como as famosas Montanhas Rochosas fazem as trilhas seguirem imbatíveis no verão canadense.

10. Curling

Apelidado de O xadrez do gelo, o curling, além de ser um dos principais esportes do Canadá, é uma das atividades de inverno praticadas há mais tempo – desde o século XVI.

O jogo é composto por duas equipes (com quatro jogadores cada), com o objetivo de empurrar blocos de granito sobre uma pista de gelo e colocá-los o mais próximo possível de uma marca predeterminada.

Para se ter uma ideia da importância do esporte para o Canadá, desde que surgiu nas Olimpíadas de inverno de 1924, em Chamonix, na França, os canadenses estiveram no pódio em todas as edições, com exceção da atual, disputada em Pyeong Chang, onde a equipe feminina foi desclassificada pela Grã-Bretanha.

Desde que surgiu nas Olimpíadas de inverno de 1924,  os canadenses estiveram no pódio em todas as edições, com exceção da eliminação feminina na edição atual.

Desde que surgiu nas Olimpíadas de inverno de 1924,  os canadenses estiveram no pódio em todas as edições, com exceção da eliminação feminina na edição atual.

Uma das principais características do Canadá é o fato de ter sempre uma opção de lazer e esporte em todas as estações do ano. Qual a sua preferida? Deixe seu comentário. E continue acompanhando as publicações do blog.

Topo