Pratos Típicos do Canadá (e onde encontra-los)

Posted in Eta Canada Blog

A comida de cada país se torna sua marca ao longo do tempo. Como o pão de queijo é referência à Minas Gerais no Brasil, o feijão preto ao Rio de Janeiro, também a comida típica do Canadá possui sua história e curiosidades. Para brasileiros que desejam viajar para o Canadá, conhecer os pratos típicos do Canadá e onde encontra-los é delicioso e útil.

Para facilitar a sua vida e melhorar sua experiência de viagem, selecionamos 10 pratos típicos do Canadá, os mais recomendados e aprovados por brasileiros. Além de lhe mostrar os pratos, iremos indicar onde você os pode encontrar quando estiver em terras canadenses.

  1. Poutine

O Poutine foi inventado no Canadá, porém sua origem foi influenciada pela cultura francesa remanescente no Canadá. Várias cidades pequenas da província Quebec dizem ser as criadoras desta deliciosa comida. Ninguém sabe ao certo a localidade em que foi criada essa comida. O Poutine é o prato que possui uma inspiração estrangeira, mais precisamente francesa.

Onde encontro o Poutine: geralmente, a maioria dos jantares no Canadá possuem o Poutine em seu cardápio. Não apenas restaurantes, mas grandes redes de fast-food como o Mc Donald’s e a rede canadense Smoke’s Poutinerie, oferecem o Poutine junto com suas batatas fritas. O prato é tão solicitado que possui festas anuais “a Festa do Poutine” em várias cidades.

  1. Bacon Canadense

O bacon é uma comida que a maioria dos brasileiros gosta. Não há como comermos uma feijoada ou um feijão bem temperado sem a presença do bacon. Porém, o bacon canadense possui sua peculiaridade e sabor especial. Invés de ser a carne tirada da barriga do porco, o bacon canadense é parte de um lombo magro do porco, enrolado com farinha de milho.

Onde encontro o Bacon Canadense? No maior centro financeiro do Canadá, a cidade de Toronto, o Bacon canadense é oferecido na Carousel Bakery. O Carousel Bakery é o mais renomado quando o assunto é “sanduíche de bacon”.

  1. O famoso Ketchup… em quase tudo!

O Ketchup como conhecemos no Brasil, na verdade não é um prato, mas sim um condimento, um realçador de sabor. Pois bem, mesmo não sendo uma comida em si, ele é considerado um prato típico do Canadá. Isso porque o ketchup canadense é tão bem preparado, que ele passou a ser um dos sabores oficiais das batatas chip da Lay’s, exclusivamente no Canadá.

Onde encontro Ketchup canadense? Em todos os mercados, lojas de conveniência, mercearias e até mesmo nas mesas de jantar das casas canadenses. Isso porque os canadenses têm o costume de comer suas comidas misturadas com ketchup da melhor qualidade.

  1. Tourtière (torta canadense)

Um dos pratos típicos do Canadá mais antigos é a Tourtière. Sua origem é datada por meados do ano 1600 (século 17). Uma torta tão saborosa e temperada que faz sucesso até hoje entre os brasileiros que viajam ao Canadá. Não só brasileiros, mas turistas e canadenses amam esta torta. Afinal, não é um prato qualquer que se mantém no topo por mais de 4 séculos.

Onde encontro Tourtière canadense? Um dos lugares mais famosos por sua Tourtière é a Aux Anciens Canadiens, na Quebec City, capital da província do Quebec. Este restaurante é refinado e considerado especialista na culinária canadense.

  1. Caesar

Criada em 1969, no Canadá, o restaurante Calgary criou um coquetel baseado na bebida “clamato”. Walter Chell, gerente do restaurante foi seu criador. O sucesso do Caesar é tão grande que a Mott’s, empresa especializada em fabricar sucos e molhos, passou a produzi-lo. Foi uma boa escolha, já que se vendem mais de 350 milhões de Caesars por ano.

Onde encontro a bebida Caesar no Canadá? Embora seja chamado de coquetel, há restaurantes que o transformaram em uma verdadeira refeição. O restaurante Score on Davie criou o prato “Xeque-mate Caesar”, onde oferecem a bebida no cardápio, rodeado por um frango assado (inteiro), cheeseburger, carne de porco com queijo, hot-dog e vegetais.

  1. Nanaimo Bars (Barras Nanaimo)

Com três camadas de recheio, geralmente feitas de baunilha, glacê e chocolate derretido, as Nanaimo Bars (ou Barras Nanaimo) foram criadas por volta de 1952. Dizem que na cidade de Nanaimo, na província da Colúmbia Britânica, houve um livro chamado “Auxiliares do Hospital Geral de Nanaimo”, onde alguém escreveu sua receita e de lá espalhou por todo Canadá.

Onde encontro Nanaimo Bars? Em qualquer parte do Canadá. O prefeito de Nanaimo realizou uma competição livre, onde o objetivo seria encontrar a melhor receita para Nanaimo Bars. A vencedora foi Joyce Hardcastle’s. A receita é tão boa que foi publicada na internet para todos.

  1. Beaver Tails (Caldas de Castor)

Ao pé da letra, podemos dizer “brasileiramente” que o Beaver Tails é uma rosquinha que foi achatada e sem o furo no meio. O Beaver Tails (literalmente “Caldas de Castor”) é considerado uma comida típica do Canadá essencial. Isso porque foi criado e mantido em segredo pela família Graham Hooker’s. A receita foi conhecida em 1978, com o início da BeaverTails outlet.

Onde encontrar Beaver Tails (Caldas de Castor) no Canadá? Em todas as redes BeaverTails, que é a franquia criada pela família Graham Hooker’s. Eles estão se expandindo por todo o território canadense e, atualmente, contam com pontos em Vancouver’s Grouse Mountain and Halifax’s Waterfront.

  1. Canadian Pizza (Pizza Canadense)

É um pouco estranho chamar uma pizza de canadense, uma vez que o nome pizza e a primeira pizza foram criadas na Itália. O que diferencia esta pizza das demais, é o que ela tem de “especial” em sua receita, que não foi encontrada em nenhum outro lugar, senão o Canadá. O fato é que um pizzaiolo foi estudar no Canadá e lá experimentou o modelo canadense de pizza.

O modelo canadense de pizza se destacou porque sua massa não era igual as que ele geralmente fazia, nem nas coberturas. Era um misto de frutas, queijos, vegetais, temperos, uma combinação que nem ele, um pizzaiolo e dono da Ron Telesky Pizza, havia feito. Ao aderir a combinação, vendeu tanto, que o restaurante passou a ser Ron Teleky Canadian Pizza.

Onde encontro a Canadian Pizza (Pizza Canadense)? Em todas as pizzarias do Canadá.

Curiosidades e Considerações Finais

Agora os brasileiros que querem viajar ao Canadá podem ficar tranquilos, pois vão se alimentar muito bem. A comida típica canadense sempre é bem temperada, bem saborosa e famosa até mesmo em outros países, como a Canadian Pizza, que é conhecida na Alemanha. Inclusive o seu ketchup foi inspirado no Canadá. Canadá é vida.

Topo