Parque Nacional Wapusk para brasileiros

Parque Nacional Wapusk no Canadá | Dicas para brasileiros

Posted in Eta Canada Blog

Brasileiros no Canadá podem participar das comemorações do aniversário do Canadá que ainda estão fortes, com entrada gratuita para parques nacionais, locais históricos e áreas de preservação marinha durante todo o ano! Por que não fazer uma viagem a um dos lugares mais selvagens e remotos do Canadá?

O Parque Nacional Wapusk de Manitoba é um dos poucos lugares no mundo onde, no final de fevereiro, os visitantes podem observar filhotes de urso de três meses explorando seu novo mundo nevado pela primeira vez sob o olhar atento de suas mães.

Mas nenhuma estrada ou trilha leva a este enorme parque feito de floresta subártica áspera, tundra, muskeg e parte da maior extensão de turfeiras da América do Norte, que abriga uma das maiores áreas de maternidade conhecidas para ursos polares.

A observação da vida selvagem, especialmente para ursos polares, é a razão pela qual as pessoas os visitam.

Este parque é o lar dos maiores e mais conhecidos residentes do Norte – ursos polares! Vamos descobrir mais sobre o Parque Nacional Wapusk.

O tamanho do paraíso do Paque Nacional de Wapusk, Canadá

Este parque é grande! São 11.475 quilômetros quadrados nas margens da Baía de Hudson. Também é difícil de chegar. Não há estradas para o parque ou dentro dele.

Para chegar lá, você precisa voar até a cidade mais próxima, Churchill, Manitoba. Fica a 1.400 quilômetros a nordeste de Winnipeg. Depois disso, um guia ou uma empresa de turismo irá levá-lo a Wapusk.

Dependendo do clima, você pode viajar de barco, snowmobile, helicóptero ou trenó puxado por cães! Isso não existe no Brasil, por isso se você está no Canadá, não perca esta oportunidade única.

Quando você estiver no parque, os guias são importantes para ajudá-lo a ficar de olho nas maiores atrações do parque, os ursos polares!

Os ursos polares do Canadá encantam os brasileiros

A palavra wapusk significa urso branco na língua cree. E há uma razão para o parque ter o nome deles. Cerca de 1.000 ursos polares vivem lá. Em outubro e novembro, os ursos se reúnem para começar sua caça de inverno, enquanto o gelo começa a se formar ao longo da costa.

As mães ursas passam o inverno em tocas, saindo na primavera com seus lindos filhotes. Os ursos polares são os maiores carnívoros da terra – os adultos podem pesar mais de 450 quilos!

É por isso que os passeios de observação de ursos no parque têm veículos especiais à prova de ursos que permitem que você observe os ursos com segurança. Dessa forma, nenhum brasileiro que esteja no Canadá fica em perigo.

Mais atrações empolgantes para brasileiros no Wapusk National Park

O Parque Nacional Wapusk não é só sobre ursos. Enquanto estão por lá, muitos brasileiros podem avistar raposas árticas, lobos, lemingues, lebres árticas, carcajus e os 3.000 caribus que vêm aqui para o inverno.

A área também é um grande sucesso com pássaros, que fazem do parque uma parada de migração regular. Mais de 250 espécies foram avistadas, incluindo gansos das neves, corujas grandes, andorinhas-do-mar Cáspio, guindastes, mergulhões-do-norte, gerifalte e falcões-peregrinos.

Para os brasileiros que visitam o Parque Nacional Wapusk, poderá conhecer novas espécies que não estão presentes nem mesmo na Amaônia brasileira.

Aurora Boreal Canadense

Certifique-se de continuar observando o céu depois que o sol se põe – as luzes do norte podem transformar a noite em um show de luzes incrível! Churchill, Manitoba, é um dos melhores lugares para ver as luzes do norte – às vezes eles conseguem 300 noites por ano! As luzes do norte são mais brilhantes de janeiro a abril.

Montanhas brancas que parecem ser feitas de neve

Wapusk fica em um local único, entre a tundra ártica e as florestas mais altas ao sul.

No inverno, é coberto com gelo e neve, mas nos meses mais quentes a paisagem é verde e cheia de todos os tipos de flores silvestres.

Também é um pouco encharcado, com centenas de pântanos e pequenas baías.

Canoas canadenses parecidas com as brasileiras da Amazônia

Os brasileiros que conhecem o Parque Nacional Wapusk podem achar bem parecidos com as do Brasil, as canoas que passam nos dias quentes nas baías e pântanos do Canadá.

A canoagem é uma maneira incrível de ver o parque e Wapusk tem uma excursão guiada ao longo do Rio Owl.

É uma chance não apenas de explorar a natureza, mas também sítios arqueológicos que datam de milhares de anos. Wapusk exibe ursos polares e história em um grande parque nacional!

A histórica estação de trem de Churchill

O Parks Canada Visitor Centre (Centro do Visitante ao Parque do Canadá) oferece uma variedade de programas e exibições que destacam o Parque Nacional Wapusk e o Forte do Príncipe de Gales e os Locais Históricos Nacionais da York Factory.

Há algumas exposições chamadass “Our Land, Our Stories”(Nossa Terra, Nossas Histórias). Nela, você vê as maravilhas do Parque Nacional Wapusk e os locais históricos nacionais no norte de Manitoba por meio de exposições interativas.

Experimente a ecologia e a história humana de Wapusk por meio das exposições “Our Land, Our Stories”. Olhe para uma toca de maternidade de urso polar em tamanho real. Explore a conexão entre os povos indígenas e os caribus.

Programas com intérpretes

Programas de interpretação são oferecidos no Parks Canada Visitor Centre. Dessa forma, os brasileiros que visitam o Parque Nacional Wapusk podem contar com atrações em seu próprio idioma.

Melhor época para brasileiros visitarem o Parque Nacional Wapusk

A congregação anual de ursos polares na costa acontece no final de outubro e início de novembro, enquanto os filhotes são visíveis nas áreas de toca em meados de fevereiro a março.

O Parque Nacional Wapusk é acessível no verão de helicóptero para caminhadas guiadas pela tundra e observação da vida selvagem.

Os observadores de pássaros e da vida selvagem também podem explorar a tundra ao redor da cidade de Churchill, a 40 km a noroeste do parque.

Em julho, os visitantes podem vestir roupas secas e brincar com centenas de baleias beluga e seus filhotes no estuário do rio Churchill.

Recomenda-se que qualquer caminhada perto de Churchill seja guiada por escoltas treinadas portando armas de fogo em caso de encontros com ursos polares.

Manter um olho vigilante para os ursos errantes é fundamental; eles às vezes vêm direto para a cidade.

No verão, as turfeiras e áreas pantanosas do Parque Nacional Wapusk são quase impossíveis para os visitantes navegarem com segurança.

Na tundra, prados de junco, turfeiras e lagoas cobrem a paisagem. Na floresta subártica, onde o solo é mais firme, árvores minúsculas e atrofiadas podem viver centenas de anos.

Com menos de 2 metros de altura, as árvores têm galhos apenas nos lados voltados para o sul, graças aos ventos fortes e constantes. Interessante como a natureza esculpe sua beleza de modo singular.

O habitat costeiro da Baía de Hudson é salpicado de pântanos salgados e planícies, praias rochosas e, como a baía tem marés fortes, uma zona entre-marés que se estende por cerca de seis milhas.

Você imaginava que houvesse tantas diversidades no Parque Nacional Wapusk?

Muitos brasileiros que desejam visitar o Canadá nunca imaginavam a diversidade de coisas com as quais podem se divertir no Parque Nacional Wapusk. Porém, muitos acham que é burocrático ir até lá.

Porém, o governo do Canadá criou uma forma online de autorização, onde você pode ser autorizado a viajar antes mesmo de arrumar suas malas.

Isto mesmo, você pode solicitar uma autorização diretamente do governo canadense, e saber de antemão, se você pode ou não entrar no Canadá sem a necessidade de visto. Trata-se da autorização eTA (eletronic Travel Authorization).

Caso você queira saber mais sobre isto, você pode realizar uma consulta clicando aqui. Preenchendo o formulário, você já solicita sua autorização.

Siga nossas redes sociais para acompanhar novidades ou fale conosco.

Topo