Os 10 costumes mais comuns do Canadá

Posted in Cidades, Eta Canada Blog

O Canadá é um país norte-americano muito conhecido por sua população cortês, tolerante e educada. Tal como no Brasil, há alguns séculos, o Canadá também foi colônia de países europeus, no caso a Inglaterra e a França. Isso ajudou a consolidar diversos costumes do Canadá.

Em todos os países, os povos têm culturas e hábitos diferentes e, às vezes, quando a pessoa vai passar uma temporada em outro país ou se mudar para lá, pode ser um pouco difícil se adaptar ao novo estilo de vida, especialmente quando não se conhece nada dos costumes do lugar.

Alguns hábitos fazem toda a diferença e, por isso mesmo, se você tem deseja conhecer ou morar no Canadá, fique atento aos costumes do país.

10 costumes comuns do Canadá

Coloque o cotovelo na frente da boca antes de espirrar

Isso pode soar bem esquisito, e até mesmo desconfortável, mas é o que acontece lá e, de certo modo, é bastante lógico. Aqui no Brasil, quando se espirra, o costume é cobrir a boca com a mão para que os vírus e bactérias não se espalhem muito pelo ar. No Canadá, eles colocam o cotovelo no lugar da mão.

Se estiver no Canadá, para evitar constrangimentos, espirre dessa forma.

O movimento pode parecer estranho até que você se acostume. Eles agem assim porque não faz muito sentido cobrir a boca com a mão para evitar que microrganismos contaminem o ar e, em contrapartida, apertar a mão das pessoas.

Nada de sapatos dentro de casa

Quando estiver por lá, lembre-se que é bastante comum deixar os sapatos ficarem perto da porta, antes de você entrar na sua casa ou de um amigo.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um dos costumes de quem mora no Canadá.

Eles fazem isso para evitar levar sujeira dentro de casa e, é claro, evitar a circulação de microrganismos no ambiente.

Acordo subentendido

É bem comum que os canadenses convidem amigos e parentes para um jantar ou encontro informal em suas casas. Porém, segue-se um código muito respeitado por lá quando isso ocorre: a menos que seja dito o contrário, espera-se que o anfitrião ofereça a comida e que o convidado leve as bebidas, uma garrafa de vinho, na maior parte das vezes.

Quando for convidado para um jantar na casa de um canadense, acerte ao levar um bom vinho.

Não deixe de respeitar essa tradição, pois, caso contrário, você pode ser a considerado muito rude e mal educado. Portanto, apareça com um bom vinho para curtir uma noite agradável na casa dos anfitriões.

Montreal, a cidade bilíngue

Essa cidade canadense é a única da América do Norte que fala duas línguas, o francês e o inglês. Como nunca se sabe quem tem mais familiaridade com qual idioma, dentro dos comércios é corriqueiro que a recepção seja feita em ambas as línguas. Assim, o cliente se sente à vontade para prosseguir a conversa no idioma que se sentir mais confortável.

Em Montreal, você pode optar por falar em inglês ou francês.

“Bonjour, Hi” (“Olá”, em francês e inglês) são cumprimentos comuns na cidade. Aí, é só você escolher em qual língua prefere falar.

De qualquer forma, é interessante você ter o domínio das duas línguas estrangeiras para se sentir em casa em qualquer lugar no Canadá.

Respeite o espaço pessoal

O canadense dá muito valor à individualidade, e isso também se aplica ao espaço pessoal. Isso pode fazer com que ele pareça frio e antipático, mas, na verdade, ele apenas evita ser invasivo e íntimo com qualquer um.

No Brasil, o contato físico é bastante recorrente, mesmo quando você mal conhece a pessoa, mas em terras canadenses é preciso agir com mais cortesia e cautela. Eles não gostam de contato físico tão exagerado e intenso. Não é nada comum cumprimentar com beijos ou abraços apertados, por exemplo.

Um aperto de mãos será mais do que suficiente, e, com certeza, melhor recebido do que um abraço.

Também não se espante se, ao se apresentar para um canadense, ele repetir seu nome antes de soltar sua mão. Isso é comum por lá. É possível que, se o nome não for muito conhecido, ele peça para que você o soletre.

Não pergunte apenas por educação

No Brasil, costuma-se perguntar como a pessoa está. Na verdade, na maioria das vezes, é mais uma forma de falar do que um interesse real.

Agora, no Canadá, tenha cuidado, porque se você perguntar como a pessoa está, ainda que o canadense respeite a individualidade, ele pode responder a essa pergunta de forma longa e sincera. Até porque lá não se espera que alguém pergunte isso sem estar realmente interessado.

Nunca pergunte como vai um canadense se você realmente não estiver interessado em saber.

Crianças mais independentes

No Canadá, você irá encontrar os pais com seus filhos sem segurar suas mãos ou crianças, muitas vezes, a caminho da escola sem nenhum acompanhante.

Não é falta de cuidado nem frieza dos pais. Isso acontece porque lá elas ganham independência e autonomia mais cedo.

É importante lembrar que a segurança no país também permite esse tipo de costume.

No Canadá, a prática da independência começa desde cedo.

Acostume-se a jantar cedo

Os canadenses têm o hábito de jantar por volta das 17h ou 18h. É a hora que os restaurantes recebem o maior número de clientes, mesmo que ainda não tenha anoitecido.

Esteja preparado para uma mudança radical de hábitos se desejar passar um tempo por lá, afinal, eles são bem rígidos quanto a horários.

No Canadá, é costume jantar cedo, e os canadenses gostam que os horários sejam cumpridos.

Andar com roupas amassadas é normal

Eis o sonho de muitos brasileiros: não precisar passar roupas por pura convenção social. No Canadá, não há qualquer preocupação com isso. As pessoas andam com suas roupas amassadas e ninguém julga o outro por isso.

Em terras canadenses, você não vai precisar se preocupar em passar roupa antes de sair.

Pode parecer surpreendente que um povo tão cortês e educado dispense um hábito de etiqueta tão básico para brasileiros, como roupas passadas, mas o canadense tem esse costume.

Hora marcada para tudo

Os canadenses são rígidos quanto ao horário marcado. Eles gostam de marcar hora para tudo. Ainda que pareça ser um compromisso rápido e corriqueiro, não deixe de marcar hora. E nem pense em chegar atrasado. Eles são pontuais.

Mesmo em eventos onde em outros lugares não seria preciso marcar hora, no Canadá você deve marcar. Para isso, tenha como aliada uma agenda para anotar todos os seus compromissos.

Se você marcar os compromissos e chegar na hora certa, ganhará muitos pontos com os canadenses.

Lembre-se de que povo canadense é extremamente educado, e a pontualidade é um exemplo disso.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe os 10 costumes mais comuns do Canadá, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam essas dicas antes do embarque para terras canadenses.

Topo