O que fazer no Canadá? 10 dicas incríveis!

Posted in Cultura, Eta Canada Blog
Além de ser um lugar organizado, limpo, seguro e altamente tecnológico, é impossível não se encantar pelo Canadá, visto que o país conta com paisagens exuberantes e habitantes educados e hospitaleiros. Fonte: https://pixabay.com/

Classificado como destino número 1 para se viajar pelo jornal New York Times em 2017, o segundo maior país do mundo não deixa a desejar. Com uma grande diversidade cultural, a dúvida mais recorrente entre os turistas é o que fazer primeiro no Canadá.

Seu território se estende do oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste, e ocupa grande parte da América do Norte. O país consiste em uma federação composta por dez províncias e três territórios.

Sua economia é variada, sendo gerada pela comercialização de seus recursos naturais, presentes em abundância no território, e pelo escambo com os Estados Unidos.

Além de ser um lugar organizado, limpo, seguro e altamente tecnológico, é impossível não se encantar pelo Canadá, visto que o país conta com paisagens exuberantes e habitantes educados e hospitaleiros.

Ficou curioso? Quer saber o que você pode fazer no Canadá? Então, confira a lista que preparamos para você contando um pouco dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro turístico.

10 dicas incríveis de o que fazer no Canadá!

 1. Experimente o Poutine

O Poutine é um tradicional prato canadense feito com batatas fritas, molho de carne bovina e queijo coalho. Fonte: http://ali-brazil.blogspot.com.br

Quem vai ao Canadá não pode perder a chance de experimentar o Poutine, um tradicional prato canadense feito com batatas fritas, molho de carne bovina e queijo coalho.

A origem do prato tem diversas versões. Contudo, a mais popular delas conta que o prato surgiu na cidade de Warwick, localizada na província de Quebec.

De acordo com essa história, um cliente do restaurante Le Lutin Qui Rit pediu para misturar pedaços de queijos com batatas fritas. Achando estranho, o proprietário do restaurante disse: “Ça fait toute une Poutine”, ou seja, algo como “aqui está sua mistura esquisita”.

Vendo aquela refeição exótica, outros clientes começaram a fazer o mesmo pedido, fazendo com que a Mistura Esquisita (Poutine) se tornasse tão popular a ponto de ser comercializada até por restaurantes fast-food do país.

Hoje, alguns lugares personalizam o prato, fazendo-o com queijo mozzarela e acrescentando frango, linguiça e até foie gras e lagosta.

2. Vá a um jogo de hóquei

Se você gosta de emoção, ir a um jogo de hóquei no gelo não pode ficar de fora da sua lista do que fazer no Canadá. Fonte: https://pixabay.com/

O futebol está para o Brasil assim como o hóquei no gelo está para o Canadá. O andamento dos dois esportes, por sinal, é muito parecido, uma vez que ambos têm como objetivo fazer gols.

No entanto, algumas diferenças os separam, começando pelo local em que é praticado: enquanto o futebol acontece em um gramado, o hóquei é jogado no gelo. No futebol, chuta-se uma bola; no hóquei, utiliza-se um taco para jogar o disco (puck). O futebol tem dois tempos, já o hóquei tem três.

Se você gosta de emoção, ir a um jogo de hóquei no gelo não pode ficar de fora da sua lista do que fazer no Canadá. Com movimentos rápidos, a puck pode atingir 160km/h. Ao ver essa agitação, os torcedores entram no clima do jogo e vibram a cada tacada, apesar das brigas frequentes entre os jogadores.

Esse esporte foi criado no Canadá em 1834. Com o passar do tempo, o hóquei foi sofrendo adaptações até chegar a ser como o conhecemos hoje. Antigamente, o jogo era sobre lagos congelados e, agora, é realizado em arenas seguras e confortáveis.

Atualmente, o Canadá é o principal campeão de competições mundiais. Sua liga, National Hockey League (NHL), é formada pelos times Calgary Flames, Edmonton Oilers, Montreal Canadiens, Ottawa Senators, Toronto Maple Leafs, Vancouver Canucks e Winnipeg Jets. A temporada de jogos ocorre de outubro a abril.

Mesmo para quem não gosta de esporte, a atividade é recomendada, visto que é uma demonstração da cultura canadense. Por isso, escolha o seu time e divirta-se!

 3. Veja a Aurora Boreal

Aurora Boreal consiste no encontro de ventos solares com o campo magnético da Terra, formando luzes esverdeadas que dançam no céu do Canadá. Fonte: https://pixabay.com/

O espetáculo da natureza que está no topo da lista de desejos de todos os fotógrafos é conhecido como Aurora Boreal.

O fenômeno consiste no encontro de ventos solares com o campo magnético da Terra, formando luzes esverdeadas que dançam no céu do Canadá. Por esse motivo, é comum a falha dos sistemas de comunicação nas áreas desse acontecimento.

Se você quer conhecer uma das maravilhas oferecidas pela natureza, é preciso paciência e disposição. As luzes só podem ser vistas em lugares afastados da cidade e, para que não haja interferência da iluminação artificial, deve-se caminhar por aproximadamente quatro horas durante a noite.

Além disso, é importante ficar de olho na previsão do tempo, pois a Aurora Boreal não aparece com tanta magnitude em noites nubladas.

Caso essa seja uma atividade que você queira fazer no Canadá, saiba que ela ocorre nas áreas polares durante a troca de estação, principalmente nos meses de março, abril, setembro e outubro.

No Canadá, um dos melhores lugares para ver o fenômeno é Yukon, que faz fronteira com o Alasca e é o mais ocidental e menor dos três territórios federais do país.

Mas não é só lá que é possível contemplar esse show da natureza. A Aurora Boreal também pode ser vista da província de Saskatchewan, da cidade de Whitehorse, da província de Manitoba, do município de Churchill, da província de Colúmbia Britânica, entre outros 15 lugares.

4. Conheça um urso

Três espécies de ursos habitam o Canadá: os ursos pretos (black bears), os ursos pardos (grizzly bears) e os ursos polares. Fonte: https://pixabay.com/

Se você tem espírito aventureiro, o que você precisa fazer no Canadá é observar um urso. O animal, que pode pesar até 600kg, consegue farejar o ser humano a uma distância de até 30 quilômetros. Por isso, seja cauteloso e fique em um local seguro.

Três espécies desse animal habitam o país: os ursos pretos (black bears), os ursos pardos (grizzly bears) e os ursos polares.

Os ursos pretos podem ser vistos em todas as épocas do ano em qualquer parte do território canadense. Eles são menores do que os ursos das duas outras espécies, mas igualmente perigosos. Podem ser avistados até mesmo em estradas durante a manhã e final de tarde.

Já os ursos pardos são encontrados mais ao norte, em tundras e regiões montanhosas isoladas com vastas extensões de florestas, como Yukon e Alasca. Durante a primavera, verão e outono, eles se alimentam em abundância para hibernar por todo o inverno.

Os mais raros de serem encontrados são os ursos polares. Mesmo assim, no município de Churchill, seu número supera o de pessoas que habitam a região. Durante o inverno é impossível vê-los, pois eles atravessam o oceano congelado para caçar focas.

Infelizmente, devido às caçadas excessivas e ao aquecimento global, essas três espécies estão com cada vez menos representantes.

5. Visite as Cataratas do Niágara

As Cataratas do Niágara, também conhecidas como Niagara Falls, estão localizadas no Canadá e nos Estados Unidos, entre os lagos Erie e Ontário. Fonte: https://pixabay.com/

As mais volumosas quedas d’água da América do Norte encantam pela sua beleza, sendo um ponto turístico imprescindível para quem viaja ao Canadá.

Com aproximadamente 52m de altura e 21m de queda livre, a Catarata canadense possui 792m de largura e alimenta as hidrelétricas da região. Ao todo, essas grandes cachoeiras geram um volume de água de aproximadamente 168.000m³ por minuto.

Para receber os turistas em segurança, o Canadá criou caminhos subterrâneos que levam a postos de observação, dando aos visitantes a sensação de estarem dentro das Cataratas do Niágara. Mas também é possível observar o cair da água do alto por meio da Skylon Tower.

6. Aprecie a vista da CN Tower

Esse empreendimento possui três observatórios dispostos em alturas distintas: o Look Out Level, a 346m do chão; o Sky Pod, a 447m de altura e o Burj Dubai, que está a 452m do chão. Fonte: https://pixabay.com/

O que ninguém pode deixar de fazer no Canadá é conhecer a CN Tower. Construída em 1976 pela Canadian National Railways, a torre tem cerca de 553m de altura.

Esse empreendimento possui três observatórios dispostos em alturas distintas: o Look Out Level, a 346m do chão; o Sky Pod, a 447m de altura e o Burj Dubai, que está a 452m do chão.

Mas também há oportunidade para os ainda mais destemidos. O EdgeWalk é uma plataforma de 1,50m de largura pela qual os visitantes podem andar presos por cabos.

Se a fome bater enquanto estiver desbravando a torre, você poderá comer no 360 The Restaurant, recinto que gira vagarosamente durante a refeição para que todos os clientes possam ver a cidade de Toronto por completa. Ele fica a 351m de altura.

7. Desfrute os parques

Ideal tanto para os que querem relaxar e apreciar a natureza quanto para aqueles que desejam fazer alguma atividade física, os parques do Canadá servem como refúgio para uma vida regrada e agitada. Fonte: https://pixabay.com/

Se você é um daqueles que aprecia atividades ao ar livre, o que você não pode deixar de fazer no Canadá é conhecer os seus belíssimos parques.

Bem conservados, esses locais permanecem impecáveis em todas as épocas do ano, sendo uma boa opção de passeio na primavera, verão, outono e inverno.

Ideal tanto para os que querem relaxar e apreciar a natureza quanto para aqueles que desejam fazer alguma atividade física, como caminhada, os parques do Canadá servem como refúgio para uma vida regrada e agitada.

Entre os espaços disponíveis no país, separamos o Stanley Park, localizado em Vancouver, o Major’s Hill Park, de Ottawa, e o Mont Royal, situado na cidade de Montreal, como paradas obrigatórias para turistas.

8. Faça compras

A Yonge-Dundas Square e o Réso são boas opções para quem quer fazer umas comprinhas no Canadá. Fonte: https://pixabay.com/

Claro que aquela lembrancinha para familiares e amigos não pode faltar em uma viagem internacional. No Canadá, um dos melhores lugares para comprar esses mimos é a Yonge-Dundas Square, conhecida como a Times Square de Toronto.

Esse espaço concentra shoppings centers, lojas de rua (incluindo lojas de departamento), bares e restaurantes. A região já se tornou um ponto turístico da cidade.

No entanto, se você está em Montreal, precisa passar no Réso. A cidade sob as ruas é considerada como um dos maiores complexos subterrâneos do mundo.

Com aproximadamente 30km de túneis e corredores para você se mover de um lugar ao outro sem sair na rua, o espaço abriga mais de 1.500 lojas e 200 restaurantes. Além disso, ele conta com interligações com atrações turísticas e mais de 10 estações do metrô.

9. Encante-se com os lagos

Uma das mais belas paisagens do mundo está no Canadá. Lagos límpidos azuis-turquesa fazem do país o paraíso na Terra. Fonte: https://pixabay.com/

Em todo o território canadense, há cerca de 3 milhões de lagos que reservam um terço da água doce do mundo. Por esse motivo, a visita a esses locais não pode faltar na sua listinha do que fazer no Canadá.

Se quiser uma sugestão, indicamos o Rideau Canal. Patrimônio da Unesco desde 2007, o lago possui 202km de extensão, interligando as cidades de Ottawa com Kingston. No inverno, o canal congela e vira uma gigante pista de patinação, agradando pessoas de diferentes estilos.

10. Conheça uma Maple Tree

A principal representante da flora do país é chamada de Maple Tree e pode ser vista em qualquer região do Canadá. Fonte: https://pixabay.com/

Quem vai ao Canadá e não conhece a famosa árvore da bandeira canadense não foi verdadeiramente ao Canadá.

A principal representante da flora do país é chamada de Maple Tree e pode ser vista em qualquer região do Canadá. Ela vive de 100 a 400 anos e pode chegar a 45m de altura. Sua seiva é usada para fazer açúcar e doces.

No outono, a árvore se torna o verdadeiro símbolo do país. Suas folhas ficam de coloração alaranjada/avermelhada e cobrem todo o chão ao seu redor, gerando um verdadeiro espetáculo aos olhos de qualquer pessoa.

E você? Já foi ao Canadá? Teve essas 10 experiências? Conte para nós e leia as nossas outras matérias para saber mais sobre esse país que encanta a todos que por ele passam.

Topo