Montreal: entenda o bilinguismo desta cidade

Posted in Cultura

Uma pessoa bilíngue é aquela que fala duas línguas com nível de fluência, como o português e o inglês. Já uma cidade bilíngue é onde a população, mesmo que apenas uma parte, fala dois idiomas. Montreal, no Canadá, é uma cidade adepta do bilinguismo e você conhecerá todos os detalhes neste artigo.

Por que o francês?

O bilinguismo em Montreal se resume na fala das línguas francesa e inglesa. Muita gente pensa que no Canadá o inglês se sobressai, mas A o país tem forte influência da França. O Canadá foi descoberto em 1497 por John Cabot, que navegava a serviço dos britânicos. A colonização pelos franceses só se deu em 1454.

A partir daí, a região de Québec foi dominada pela França por algumas centenas de anos, mais especificamente até 1759, data em que a Inglaterra invadiu o território. Uma das iniciativas dos britânicos foi querer converter à força que a população adotasse o inglês como língua oficial. A conversão realmente deu certo, ao menos na maior parte das províncias canadenses. O Québec não acatou a convergência e resistiu.

A pressão feita pelos ingleses era muito forte, então os americanos interviram em favor de Québec, pois queriam que a cultura francesa fosse respeitada naquela região, e inclusive ofereceram um pedaço de suas terras para que os ingleses pudessem disseminar seus costumes e suas crenças na área, tentando evitar conflitos.

A pressão continuou por algum tempo até que em 1774 os ingleses deixaram de insistir na convergência ao inglês e deixaram que Québec continuasse falando francês e adotando seus próprios costumes. Em Montreal, cidade situada nessa província, muitas pessoas são bilíngues, uma vez que, apesar de a língua francesa ser preservada, a cultura local também sofreu fortes influências dos ingleses.

Montreal é uma cidade ideal para estudar francês e inglês | Foto: DMI.

Inglês e francês

Apesar de boa parte da população de Montreal falar os dois idiomas, há uma certa preferência pelo francês. Por isso, é comum encontrar mais comércios com nomes franceses, além de escolas e placas de rua. Apesar disso, é comum que as pessoas se cumprimentem misturando os dois idiomas, com um inusitado “Bonjour, hello!”. Legal, não é?

Os nomes dos estabelecimentos e placas costumam ser grafados nas duas línguas, a fim de que qualquer pessoa compreenda o que está escrito. Por causa do bilinguismo em Montreal, muitos brasileiros e pessoas do mundo todo resolvem passar um tempo na cidade para aproveitar o benefício de aprender dois idiomas ao mesmo tempo.

Colégios bilíngues

Um dosdestaques da cidade de Montreal são os colégios bilíngues, que ensinam inglês e francês através de aulas faladas nos dois idiomas. Em Montreal, todos aprendem francês e inglês na escola, mesmo que o colégio seja francófono, ou seja, falante do francês.

Se você gosta de curiosidades, vai gostar de saber que fora da sala de aula os alunos conversam em inglês para facilitar a interação com os alunos de outros países. Para aprender uma das duas línguas em menos tempo, é recomendado estudar em tempo integral, principalmente se você tiver pouco domínio de um desses idiomas.

Na categoria High School, em uma escola anglófona como a Royal Vale School, há a possibilidade de escolher entre aprender em 50% inglês e 50% francês, ou 70% inglês e 30% francês. Nas escolas francófonas, esses programas também existem, mas com proporções diferentes. O mesmo ocorre nas universidades de Montreal.

Preferência pelo francês

Apesar de em Montreal as pessoas falarem tanto francês quanto inglês, há a preferência pela língua francesa, sendo que, de acordo com o Censo de 2016, 50% da população de Montreal fala apenas francês. Outros 23% falam apenas inglês. E 19% falam outras línguas. Mas essas pessoas não compõem a população total de Montreal.

Há ainda mais dados interessantes. Por exemplo: de cada 10 jovens (18-24 anos) de família francesa de Montreal, 5 são bilíngues. De casa 10 jovens de família inglesa de Montreal, 8 são bilíngues. E, de cada 10 jovens imigrantes de Montreal, 7 são bilíngues.

O bilinguismo em Montreal é algo real e muito valorizado, considerado um diferencial grande para a cidade e para quem a visita. É possível aprender dois idiomas em pouco tempo, quando a proposta é comparada à de outros países. De fato, é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar esses idiomas.

Que tal treinar o bilinguismo em Montreal durante o dia e curtir a cidade à noite? | Foto: National Geographic.

O que mais quer saber sobre Montreal?

Muitos brasileiros colocam Montreal como primeira opção na hora de decidir para onde viajarão a fim de aprender novos idiomas. Afinal, o destino concentra como línguas oficiais dois dos idiomas mais valorizados na atualidade.

Portanto, o bilinguismo em Montreal é sem dúvidas um grande atrativo para quem quer aprender novos idiomas durante um intercâmbio, por exemplo.

O que mais você quer saber sobre Montreal? Fique à vontade para comentar no espaço adequado e, se você quer ir para o Canadá ou conhecer mais sobre o país, continue explorando o nosso site. Até mais!

Topo