Inverno canadense: 6 grandes dicas para você lidar com a neve

Posted in Eta Canada Blog, Lazer

O inverno canadense pode ser a parte mais difícil para os brasileiros durante a adaptação ao novo país. Em cidades como Toronto, Montreal ou Vancouver as temperaturas podem ficar em torno de -40°C nos meses mais frios. Em outras, como Winnipeg, Carlgary e Edmonton, dias com a sensação térmica de -45°C podem ser bem comuns.

As temperaturas podem assustar, mas o Canadá é um país adaptado para aguentar todo esse frio. E apesar da vida diminuir um pouco o ritmo durante essa estação, ela não para. As estações de esqui ficam repletas de pessoas, há festivais de inverno, opções para patinação no gelo e cardápios especiais em muitos restaurantes.


Veja quais as dicas para aproveitar ao máximo o inverno canadense.

Portanto, acompanhe as dicas a seguir, para conseguir aproveitar ao máximo tudo o que o inverno pode oferecer.

6 dicas de sobrevivência ao inverno canadense

Alguns cuidados são fundamentais para garantir a sua segurança e a sua saúde durante os meses mais frios do ano no Canadá.

Use roupas adequadas para o inverno

A primeira coisa que deve ficar clara é que você não vai passar frio o tempo todo, já que todos os lugares possuem aquecimento. Mas é importante saber quais roupas usar porque você não irá ficar dentro de casa o inverno inteiro.

Antes de sair comprando todas as roupas de frio possíveis, pesquise qual a temperatura média na cidade/região em que você for morar. As temperaturas médias podem variar bastante e saber exatamente o que comprar vai te manter aquecido e, o melhor, sem gastar muito.

Isso por que as etiquetas das roupas indicam qual é a menor temperatura que elas podem suportar. Ah, e vale lembrar, quanto maior o frio a roupa é capaz de tolerar, maior é o seu preço.

Alguns itens são essenciais no seu guarda-roupa e devem ser prioridade na hora da compra:

  • Casaco impermeável, com elástico nos punhos, toucas (de preferências com pelinhos para segurar a neve). Quanto mais longo o casaco, maior será a proteção.
  • Segunda pele para proteger o tronco e as pernas (podem ser meias grossas), se possível térmicas;
  • Bota à prova d’água e com solado de borracha, adequado para a neve e que não escorregue;
  • Luvas. Evite crochê, pois o ar frio pode passar pelos furinhos;
  • Cachecol (evite crochê);
  • Protetores de orelha;
  • Protetores de rosto (baclava);
  • Meias quentes (não use meias de algodão, dê preferência para as meias-térmicas e de lã);
  • Se preferir também pode comprar roupas para neve, que são impermeáveis;
  • Tenha sempre um par de tênis extra para o local de trabalho, em geral as pessoas trocam a bota de neve por algo mais leve para usar durante o dia.

Se possível, é melhor comprar todos esses itens quando chegar no Canadá, pois ficará mais fácil de encontrar aqueles que suportam melhor o frio e por preços melhores do que os que você encontrará no Brasil.

Cuidados essenciais para manter a saúde

Beba bastante água

A primeira dica é: mantenha-se hidratado. A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e com o frio as pessoas tendem a sentir menor sede e acabam bebendo menos água do que precisam. É importante lembrar de beber água ao longo do dia, pelo menos 2 litros.


Beber água durante o inverno é muito importante para garantir o bom funcionamento do seu organismo.

Proteja a sua pele do frio

Por ficar mais exposta ao frio, a pele pode sofrer bastante, de modo que alguns cuidados devem ser tomados. Quando exposta ao frio intenso por um longo período, pode acontecer o frostnip, que é o formigamento dolorido de alguma parte do corpo (em geral pés, mãos, nariz, orelhas, queixo e bochechas). Isso é o seu corpo te avisando que é melhor esquentar aquela região.

Caso os cuidados adequados não sejam tomados, ocorre o chamado frostbite, que é quando a parte do corpo fica dormente. O frostbite precisa ser encarado como uma emergência médica.

Mantenha a pele hidratada

A dica de manter a pele hidratada durante o inverno canadense pode parecer exagero para quem está acostumado com o clima brasileiro.

Com frio, banhos quentes e aquecimentos em todos os lugares, a tendência é que a pele resseque de verdade. O uso de um bom hidratante diariamente é mais do que aconselhável. E tenha sempre em mãos um protetor labial e um creme hidratante para as mãos.

Não fique passando a língua nos lábios, use sempre um hidratante labial, ele vai ajudar contra queimaduras do frio.

Falta de vitamina D

Para que a vitamina D se fixe no organismo é necessário ficar exposto alguns minutos à luz solar. Durante o inverno canadense há poucos dias com luz solar e os dias são bem curtos. Por isso, problemas de saúde podem surgir em razão da falta dessa vitamina. Dentre eles podemos destacar alterações de humor, fraqueza muscular e até mesmo predisposição à osteoporose.

Uma boa alimentação e exames regulares são essenciais para garantir a sua saúde durante os meses mais frios do ano. Consulte sempre um médico, pois ele é a pessoa mais indicada para indicar qualquer tipo de suplementação caso seja necessária.

Tenha cuidado ao andar na rua

Uma das primeiras lições que as crianças aprendem com os pais é para ter cuidado ao atravessar a rua, certo? Mas com neve e gelo a coisa fica um pouco mais complicada. O carro pode não conseguir parar completamente, então certifique-se de que o veículo está totalmente parado antes de iniciar a travessia.

É importante consultar a previsão do tempo e verificar não apenas a temperatura, mas também a sensação térmica, velocidade do vento e a umidade antes de sair de casa. Assim você consegue se vestir de acordo e não passar frio nos dias mais gelados e nem calor quando entrar nos lugares.


Quando estiver andando na rua é melhor olhar bem onde pisa para não escorregar.

Muita gente não sabe disso, mas celulares não aguentam temperaturas muito baixas. Então quando está muito frio ele pode congelar e travar, há quem relate que a bateria acaba mais rápido. Tenha sempre à mão um carregador ou bateria extra, e se o seu celular travar e desligar então é preciso esquentar ele um pouco para que volte a funcionar.

Andando no gelo e o Black ice

Não é por que durante o inverno pode fazer -40°C que vai ficar essa temperatura o tempo todo. As vezes pode esquentar um pouco a ponto de fazer temperaturas positivas, o que é suficiente para que a neve derreta. Mas como é inverno, logo em seguida esfria de novo e a água congela.

Isso faz com que se forme uma camada de gelo na rua que é chamada de black ice. É preciso tomar muito cuidado com ele porque o simples fato de andar pode se tornar bem perigoso. Durante esses dias, evite pisar em tudo o que estiver brilhando no chão. É melhor preferir andar por onde estiver com neve, mas fique atento, porque pode ter gelo debaixo da neve também.

Nessa situação a melhor coisa a fazer é andar igual um pinguim, mantendo o centro de gravidade em uma perna, enquanto a outra se desloca. E caso o escorregão seja inevitável, nunca tente aparar a sua queda com o braço, pois há grandes chances de quebrá-lo. Tente cair como um bolinho.

Cuide bem da sua casa durante o inverno canadense

Não espere o inverno chegar para descobrir que você precisa fazer algum reparo ou manutenção no sistema de aquecimento central do seu imóvel. Se programe e faça uma revisão anual, antes do inverno, para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente e não ter nenhuma surpresa desagradável.

E quando o inverno chegar, é importante sempre abrir a torneira de água quente primeiro e deixar a água correr por algum tempo. Isso previne danos maiores, como um cano estourado, caso a água congele.

Cuidados com os carros

Para conseguir andar de forma segura no seu veículo no inverno canadense é preciso ficar atento a diversos cuidados, para garantir não apenas o bom funcionamento do veículo, mas também a sua segurança caso alguma coisa aconteça. Veja quais são esses cuidados:

  • Tenha sempre sachês para esquentar mãos e pés (não coloque diretamente sobre a pele);
  • Tenha uma pequena pá de neve e um tapete, para o caso de o carro ficar atolado;
  • Utilize limpador de para-brisas adequado para o inverno, o anti frost windshield fluid. Além de evitar que o vidro congele, ele também não irá congelar dentro da tubulação;
  • Faça a aplicação do undercoat (rustproofing) para evitar que a neve enferruje o seu carro;
  • Utilize os pneus de neve, e se achar que está perigoso para dirigir, é melhor ir de ônibus ou metrô.
  • Sempre quando for descer do carro coloque um dos pés no chão primeiro e somente depois encoste na lataria do veículo, isso evita que você tome choque por eletricidade estática;
  • Ter um carro com bancos aquecidos e até mesmo um controle remoto para aquecer o carro antes de entrar pode ser uma boa ideia;
  • O mesmo vale para os volantes aquecidos, ou utilizar uma capinha no volante, ajuda a não machucar a mão por causa do frio;
  • Tenha sempre no seu porta malas: saco de sal, lanternas, pilhas extras, cobertores, sacos de dormir, snacks (de preferência não perecíveis e calóricos), faca, fósforos, areia e um kit de primeiros socorros.

Fique atento às dicas de segurança na neve para o seu carro.

Como lidar com a neve

Para lidar com a neve é preciso ter apenas força de vontade e nada de preguiça, e uma única dica para que fique mais fácil de fazer a remoção, ela precisa estar fofa.

Quando está nevando, a neve vai caindo e se acumulando, mas ela ainda é fofa, e relativamente fácil de ser removida, é nessa hora que você precisa arregaçar as mangas, pegar uma pá e trabalhar. Após alguns dias a neve vai ficando mais dura e fica difícil retirá-la.

Se você não quiser ter trabalho retirando neve da frente de casa o jeito é morar em condomínio ou contratar alguém para fazer isso para você.

Você descobriu como superar o inverno canadense. Tem alguma outra dica? Deixe um comentário.

Topo