Interessado em trabalhar em Montreal? Saiba como é o mercado financeiro na cidade

Posted in Emprego

Ter um trabalho em Montreal é uma experiência magnífica e enriquecedora para se viver na cidade. Afinal, trata-se de uma localidade que mistura a colonização inglesa com a francesa e resume bem a pluralidade que é o Canadá.

Montreal é a maior cidade da província de Quebec, única do país onde o francês predomina sobre o inglês e a diferença entre o número de falantes dos dois idiomas é menor em comparação a outros locais.

Trabalhar em Montreal é contar com algumas das melhores oportunidades profissionais de todo o Canadá. Foto: FreePhotos

Também é a segunda maior cidade de todo o país e, para quem deseja investir em uma carreira, é uma opção excelente. Montreal é atualmente um dos mais importantes centros científicos e econômicos de toda a América do Norte. O desenvolvimento de tecnologia, principalmente robótica, é um dos principais pontos positivos das escolas e universidades da região.

Montreal está em uma ilha de mesmo nome, com outras 74 ao redor. Seu clima costuma ser instável, pois localiza-se em uma área de massas frias, que vêm especialmente dos Estados Unidos, e polares. Por isso, as temperaturas mudam bastante e de forma bem ágil.

Para se ter uma ideia, os números variam entre -10 e 20°C, mas pode chegar a – 40°C nos dias mais frios. Também tem um grande índice de precipitação de neve, que chega a interditar certos locais por dias seguidos.

A seguir, saiba como é o mercado de trabalho em Montreal e como um imigrante pode construir uma carreira na cidade.

Tudo sobre o mercado de trabalho de Montreal

O setor de tecnologia é um dos que mais emprega em Montreal e na província de Quebec. Foto: William Iven

Conseguir uma permissão de trabalho se tornou mais difícil nos últimos tempos, mas ainda é uma tarefa mais fácil em comparação a obtenção de documento semelhante para trabalhar nos Estados Unidos.

No entanto, através de um visto de estudante, é possível solicitar uma autorização para exercer uma atividade remunerada no Canadá.

No decorrer do texto, você saberá mais sobre currículo, ferramentas de busca, entrevista, visto de trabalho e, para começar, terá mais informações sobre como é trabalhar em Montreal.

Mercado de trabalho: como é?

Recentemente, uma pesquisa do site Montreal Internacional concluiu que a cidade é a que mais criou empregos em todo o Canadá, superando inclusive localidades mais comentadas, como Toronto e Vancouver.

E não é só: em comparação com cidades americanas, Montreal também se supera.

Isso se deve a motivos já informados no texto: a cidade é um polo de tecnologia e, evidentemente, cria diversas oportunidades no setor.

Trabalhar com TI, inclusive, é uma maneira de se construir uma carreira sólida na região. A criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos e soluções de inteligência artificial é a que mais emprega.

Outras áreas também são promissoras na cidade, como:

  • Financeira, principalmente para diretores;
  • Assistentes médicos (atuar em área administrativa de hospitais);
  • Fonoaudiologia;
  • Planejamento de construções;
  • Higiene bucal;
  • Manipulação de materiais;
  • Instalação e manutenção de equipamentos de telecomunicação;
  • Setor comercial;
  • Produção, edição e direção de filmes e produtos de mídia em geral;
  • Operação e reparo de máquinas;
  • Assistência e serviço social;
  • Contabilidade.

Currículo

Como o padrão de currículo é diferente de acordo com o país, não é aconselhável que o profissional brasileiro que deseja trabalhar em Montreal mantenha o padrão brasileiro e apenas traduza o documento.

Para que a receptividade seja maior, é importante pesquisar um modelo local, que esteja de acordo com a área profissional que deseja se candidatar. Depois, é só preenchê-lo com os dados solicitados.

Dessa maneira, o selecionador consegue entender melhor as informações contidas no papel, o que aumenta as chances de participar de uma seleção.

Em Quebec, os modelos de currículo mais comuns são o cronológico (o mais tradicional), o documento por competência e o misto. O primeiro não funciona muito bem com imigrantes, pois as empresas listadas geralmente estão localizadas no país de origem e os examinadores podem não conhecê-las.

O currículo por competências é ideal para quem não tem muita experiência na área pretendida e deseja demonstrar outras habilidades. Já o misto é considerado o melhor para quem é de outros países, pois mostra ao mesmo tempo as principais qualificações e a experiência em empresas do setor.

Um campo que traz diferenças nos currículos brasileiros e canadenses é o que traz os dados pessoais do candidato. Nos primeiros, é comum incluir informações como data de nascimento e estado civil. Em Quebec, porém, apenas nome, endereço e contatos (telefone e e-mail) são suficientes.

Motores de busca

Para encontrar uma vaga e trabalhar em Montreal, é essencial estar atento aos canais onde as empresas publicam anúncios. A internet é uma ótima ferramenta e os seguintes sites são sempre atualizados:

Agências especializadas e jornais também trazem inúmeras oportunidades.

Entrevista

Ao ter o currículo selecionado pelos recrutadores, assim como no Brasil, é necessário passar por uma ou mais entrevistas. Uma delas pode ser por telefone, agendada ou não.

A conversa pode ser eliminatória e perguntar pelo interesse e disponibilidade do candidato, além de questões relacionadas ao perfil profissional e conhecimento da empresa.

Ainda há a entrevista presencial, através da qual é examinada a fluência em inglês ou francês e outros quesitos normalmente avaliados nessas ocasiões.

Visto de trabalho

É obrigatório ter uma permissão para exercer qualquer atividade remunerada no Canadá. O documento pode ser conseguido principalmente por duas formas:

  • Através de um visto de estudante e um estágio em Montreal;
  • Por meio de uma vaga de emprego já encaminhada antes do embarque para o país.

Você viu como funciona o mercado de trabalho em Montreal. Para ter informações sobre outras cidades canadenses ou saber mais sobre o Canadá para estudo ou turismo, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo do blog e suas atualizações.

Se tiver alguma dúvida sobre esses conteúdos, deixe o seu comentário.

Topo