Indo para Winnipeg? Saiba tudo sobre o clima

Posted in Cidades, Clima

O Canadá é um país que oferece muita diversidade em suas cidades. A variedade cultural, a diferença nos idiomas e a oscilação climática, são fatores que tornam o país um excelente destino de viagem. A cidade de Winnipeg contribui para esse cenário, principalmente pelo famoso frio congelante. Antes de se aventurar na província de Manitoba, conhecer o clima em Winnipeg é essencial.

A cidade foi fundada em 1835 e a origem do seu nome está nos povos nativos, que batizaram o lugar como “águas barrentas”. Ela está localizada na parte central do país, em cima de uma planície, em uma região muito afetada pelas inundações.

Mas, para evitar qualquer tragédia, a cidade adotou um sistema de proteção contra as enchentes, chamado de Red River Floodway. Atualmente, Winnipeg é o ponto central do comércio, transporte e da agricultura canadense.

A capital é a maior província de Manitoba, sendo a sétima maior do Canadá e a oitava maior região metropolitana. Na cidade habitam mais de 1,5 milhão de pessoas, sendo a maior parte na região metropolitana.

Quer ir para o Canadá, mas ainda não sabe para qual lugar? Winnipeg é uma boa opção de destino para turistas pela excelente infraestrutura que oferece, além de ser um importante ponto comercial do país. E então, que tal curtir as belezas dessa província? Continue a leitura e descubra se o clima em Winnipeg é uma alternativa viável para você.

Clima e temperatura em Winnipeg

Você e seus acompanhantes gostam de viajar para lugares de baixas temperaturas? Se você respondeu sim, então essa é uma cidade que certamente você irá se apaixonar. Mas, para quem é mais sensível ao frio, fique tranquilo, no verão a paisagem se transforma.

Para evitar qualquer transtorno e garantir o aproveitamento da sua viagem, é importante saber quais são as temperaturas que te esperam na cidade em cada época do ano.

Temperatura média

O cálculo da temperatura média usa a mesma base matemática aplicada para ter a média de qualquer coisa. Para obter a média anual, basta encontrar o resultado da soma de todas as médias mensais do ano e dividir pelo número de meses, 12.

Já a temperatura média mensal de um lugar é encontrada através da soma das médias diárias de determinado mês divididas pelo número de dias desse mesmo mês. Essa lógica matemática se repete para achar a temperatura média diária, que resulta da soma das temperaturas de cada hora do dia divididas por 24, que é o número total de horas de um dia.

A temperatura média anual na capital varia entre -19°C a 27ºC, e durante boa parte do ano, o tempo é de céu parcialmente encoberto. O verão em Winnipeg dura quase quatro meses e tem a temperatura média diária acima de 19ºC. Um clima agradável para quem quer fugir do frio, não acha?

No inverno, a temperatura média fica, geralmente, abaixo de -3°C. Em Winnipeg, esse período mais congelante tem a duração de três meses.

Temperatura máxima

Assim como na maior parte do mundo, o verão de Winnipeg é repleto de dias ensolarados. No verão, a temperatura máxima é de 27° C, em média. Normalmente, essa elevação ocorre no início do mês de junho. Durante essa estação, a média máxima fica acima de 19°C. No inverno, a temperatura mais baixa fica em torno de -11° C, no final do mês de Janeiro. A média de temperatura máxima no inverno fica abaixo de -3° C.

Temperatura mínima

Como o frio canadense é muito intenso, as temperaturas mínimas nessa estação costumam ficar abaixo dos -15ºC. A cidade de Winnipeg está acima das Grandes Planícies do Canadá e, por essa razão, recebe as frentes frias que vêm do Ártico, registrando mínimas bem incomuns até para o padrão do país.

No inverno, a temperatura média mínima varia entre os meses. Em janeiro, fica em -13°C, em fevereiro, gira em torno de -9°C e, em março, -1°C. Porém, elas podem chegar até -35°C. Na cidade, o mês mais gelado do ano é janeiro. Já julho é o mais quente.

O inverno é um dos climas em Winnipeg mais rigorosos e difíceis de suportar. Fonte: visualhunt.com.

Inverno em Winnipeg

O inverno em Winnipeg é também influenciado pelo vale do Rio Red, que funciona com um canal que leva o vento diretamente para a cidade. Uma presença constante na província é a neve. Nessa estação, ela aparece no fim de outubro e vai até abril.

Caso planeje sua viagem entre os meses de dezembro e fevereiro, você precisa ter roupas térmicas, camisas e calças de lã, cachecol, gorro, luva e casacos em sua mala, pois o frio é bem rigoroso. Prova disso, é que o clima da cidade lhe rendeu o apelido de Winterpeg (winter é inverno, em inglês).

Apesar da dificuldade, se você é daqueles que curtem temperaturas extremas, irá aproveitar uma das paisagens mais belas e típicas das cidades do hemisfério norte. Você poderá curtir a neve e até patinar nos rios congelados.

Na primavera, o jardim do Palácio Legislativo em Winnipeg está florido. Fonte: visualhunt.com.

Primavera em Winnipeg

A primavera é o momento de transição da paisagem de Winnipeg. A beleza natural do lugar fica exuberante com o aparecimento das flores e as temperaturas estão um pouco melhores, se comparadas ao inverno.

A estação se inicia no mês de março, se estende pelos meses de abril e maio e se encerra no começo de junho. Maio é o melhor momento para aproveitar os parques públicos com as melhores temperaturas.

Dias ensolarados e de céu limpo no verão canadense. Fonte: visualhunt.com

Verão em Winnipeg

No verão ocorre uma transformação na cidade, tanto no aspecto visual quanto no comportamento da população. A alegria está estampada nos rostos dos canadenses. A explicação para isso? A chegada das esperadas temperaturas acima dos 20°C.

Essa estação começa no mês de junho e termina no início de setembro. Esse é o melhor momento para conhecer Winnipeg como ela é. Repleta de pontos turísticos, cultura, shoppings, bares e restaurantes. O maior evento de folclore do mundo, o Folklorama, ocorre no verão.

A belíssima paisagem de outono em Winnipeg. Fonte: visualhunt.com

Outono em Winnipeg

Uma paisagem cheia de folhas avermelhadas, com árvores secando e mudando de cor, a paisagem de outono em Winnipeg é deslumbrante. Nesse período, os termômetros estão marcando 8°C, na média dos meses de setembro e outubro. Porém, caso vá em novembro, esteja atento, pois as temperaturas já começam a ficar extremas.

Essa é mais uma das belas cidades para se visitar no Canadá e, assim como nas outras, é muito importante conhecer o clima em Winnipeg. E então, a cidade está nos seus planos de viagem? Deixe seu comentário contando sobre a sua programação.

Topo