EUA pede ao Canadá que exija novamente visto para mexicanos
Em uma reviravolta recente, a administração de Biden pediu a Ottawa que considere a possibilidade de reimpor os requisitos de visto para os cidadãos mexicanos que visitam o Canadá. Este pedido surge em resposta a um aumento significativo nas travessias ilegais do Canadá para os Estados Unidos.
Por que este pedido?
Os cidadãos mexicanos não precisam de um visto para viajar para o Canadá (os mexicanos podem solicitar a permissão eTA), enquanto os Estados Unidos exigem um visto para os mexicanos entrarem.
Os oficiais de fronteira americanos apontaram que alguns cidadãos mexicanos estão aproveitando a regra de isenção de visto do Canadá para voar para o país canadense e depois atravessar ilegalmente para o sul em direção aos Estados Unidos.
Antecedentes da política de vistos
O governo conservador sob Stephen Harper criou um requisito de visto em 2009 para os mexicanos para conter o fluxo de pedidos de asilo do México. O governo Trudeau relaxou isso em 2016 para que os mexicanos pudessem viajar para o Canadá por períodos curtos de tempo com uma permissão eTA.
Possível mudança nos requisitos para viajar para o Canadá a partir do México
O Secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, cujo departamento supervisiona a segurança da fronteira e a aplicação das leis de imigração dos Estados Unidos, declarou que a administração de Biden pediu ao Canadá que considere a reimplementação dos requisitos de visto para os cidadãos mexicanos.
Apesar das preocupações expressas por Washington, o governo Trudeau afirmou que o Canadá não tem intenção de mudar a política de isenção de visto para turistas mexicanos.
Se o Canadá aceder a este pedido, pode haver uma mudança nos requisitos para viajar para o Canadá a partir do México. Os cidadãos mexicanos que planejam visitar o Canadá devem ficar atentos às atualizações sobre esta situação.