Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR): tudo o que você precisa saber   

Posted in Eta Canada Blog, Transporte

Mesmo com localização em Richmond, município vizinho, o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é o principal acesso de entrada e saída para quem chega ou parte da cidade. Por isso é importante saber mais informações sobre esse importante lugar.

Apesar de estar nos arredores, não é necessário percorrer grandes distâncias para chegar aos principais pontos de Vancouver: o downtown, por exemplo, fica a apenas 12 quilômetros de distância do aeroporto.

Todos os dias, mais de 50 empresas aéreas operam no YVR, como a Air France, Japan Airlines, WestJet, United Airlines, Air Canada, Korean Air, Delta, British Pacific, só para citar algumas.

A seguir, saiba mais sobre o Aeroporto Internacional de Vancouver, o que fazer quando chegar ao local e conheça algumas curiosidades bem interessantes.

Como sair do Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) até o centro da cidade?

Se você pretende ir a Vancouver diretamente do Brasil, certamente o primeiro local a ser visitado será o seu aeroporto. Dessa forma, é necessário saber como chegar ao centro da cidade partindo delá.

Existem várias possibilidades para isso. Você pode alugar um carro, pegar um táxi, fazer transfer ou contar com o transporte público. Cada uma dessas opções tem suas particularidades e conhecê-las é o primeiro passo para que o início de sua viagem alcance suas expectativas. Saiba mais detalhes a partir de agora.

Transfer

Se você não pretende alugar um carro no Canadá, pode ter ao seu alcance uma alternativa tão confortável quanto. Trata-se do transfer.

Apesar de muita gente achar que esse serviço é caro, na realidade não é. Geralmente, você gasta até menos do que se tomar um táxi. Sem contar que é possível ganhar bastante tempo, pois evitam-se filas e não é necessário procurar pelo serviço.

A segurança também é um fator positivo. Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Vancouver, a maior parte dos turistas se encontra em um lugar onde nunca esteve na vida, cheio de bagagens e sem saber exatamente o que fazer.

O transfer é uma excelente opção para sair do Aeroporto Internacional de Vancouver em direção à hospedagem.

Ao contratar o serviço, você vai diretamente ao hotel, sem dores de cabeça. Se não sabe por onde começar, pode pesquisar neste link. O site está em português, e você pode procurar por transfers não apenas em Vancouver, mas em todo o Canadá e no resto do mundo.

Táxi

Outra opção para deixar o Aeroporto Internacional de Vancouver é pegar um táxi. O serviço é bem similar ao transfer e está disponível a qualquer hora do dia ou da noite, no nível 2 das regiões de desembarque local e internacional.

Em Vancouver e Richmond, as tarifas são sempre fixas e, para chegar ao centro, o trajeto costuma demorar 30 minutos.

Assim como o transfer, o táxi também pode ser contratado ainda no Brasil em alguns casos. Ao desembarcar, você verá uma pessoa com uma placa em mãos, na qual estará escrito o seu nome ou o da empresa contratada.

O táxi é bem similar ao transfer e pode ser contratado ainda no Brasil. 

Em seguida, você é levado até uma van, que transporta todos os turistas que também acertaram com a mesma empresa de táxi até o hotel onde ficará hospedado.

Transporte público

Essa, sem dúvida, é uma das alternativas mais baratas para se locomover do Aeroporto Internacional de Vancouver até o local de hospedagem.

Para chegar aodowntown, é necessário embarcar no metrô, na linha Canada Line, em um percurso que tem a duração de 25 minutos.

O transporte público na região metropolitana de Vancouver é dividido em zonas e cada uma delas tem uma tarifa de valor diferente. Mas mesmo assim, é possível economizar um bom dinheiro, mesmo pagando uma taxa extra de 5 dólares canadenses apenas por estar saindo do aeroporto.

Você pode adquirir o ticket (que inclui essa taxa e o embarque no transporte) em máquinas nas estações, que também aceitam cartões de crédito e débito.

O caminho é diferente para quem chega de outra cidade canadense e do exterior. Para aviões que fizeram escala dentro do Canadá, as malas devem ser retiradas no segundo andar e, no terceiro, ir até o Link Building, de onde você consegue chegar na Canada Line.

O transporte público é a alternativa mais barata para se locomover em Vancouver.

Já para quem fez escala em outros países, ao chegar no Aeroporto Internacional de Vancouver, é preciso ir até a imigração canadense e, logo depois, a saída do departamento de chegadas. No local, você encontraalgumas placas que indicam o caminho do metrô.

Alugar um carro

Há locadoras de automóveis dentro do Aeroporto Internacional de Vancouver. Dessa maneira, ao chegar, você já consegue sair dirigindo sem problemas. O processo é muito simples e nem mesmo é exigida uma carteira de habilitação internacional para alugar um carro na cidade. Basta o passaporte e a CNH brasileira para contratar o serviço.

No entanto, apenas pessoas com mais de 21 anos conseguem realizar o aluguel e dirigir o veículo.

Você pode economizar bastante ao reservar o carro com antecedência, através da internet. Quanto maior o tempo, menos dinheiro se gasta. Além disso, se você precisa de um automóvel em poucos dias, por exemplo, pode não encontrar muitos modelos disponíveis.

O processo para alugar o carro é simples e feito dentro do aeroporto. 

Outro recurso para pagar menos é pesquisar bastante e verificar o custo-benefício de cada empresa.

Outras curiosidades a respeito do YVR

O Aeroporto Internacional de Vancouver foi inaugurado em 1931 e hoje é o segundo maior do Canadá em transporte de passageiros. No início, atendia pouco mais de mil pessoas, ao passo que hoje esse número ultrapassa 20 milhões de visitantes.

Nos primeiros anos, tinha apenas uma pista de pouso. A primeira expansão se deu na década de 1940, passando por posteriores reformas até a realizada pouco antes dos Jogos de Inverno de 2010.

Hoje, o aeroporto tem uma infinidade de lojas e restaurantes, inclusive de marcas famosas internacionalmente.

O aeroporto tem quase 90 anos de história. 

Uma característica marcante do Aeroporto Internacional de Vancouver é a sua acessibilidade, já que se trata do número 1 do mundo nesse quesito no ranking mundial.

Se você planeja viajar para o Canadá, leia outros textos sobre o país no blog e visite o site para ficar por dentro das atualizações. Comente em caso de dúvidas.

Topo