eTA Canadá: Saiba o que é e para que serve

Posted in Eta Canada Blog

Muita gente sonha com uma viagem ao Canadá, mas nem sempre entende algumas burocracias que envolvem isso e acabam viajando sem saber coisas importantes, como o que é o eTA Canadá. Continue lendo para entender mais sobre esse visto.

O que é o eTA Canadá?

O eTA é a sigla para “Eletronic Travel Authorization” (“Autorização eletrônica de viagem”, em tradução livre), e é um novo requisito para entrar no Canadá, desde que você seja um estrangeiro isento da necessidade de um visto tradicional para viajar até lá por via aérea.

O eTA Canadá está vigente desde 2015, e pode ser solicitado por qualquer estrangeiro que não precise de visto. Desde 2016, o eTA Canadá tornou-se obrigatório para entrar de avião no país. O visto deve ser solicitado on-line, pelo site do Ministério da Imigração e Cidadania do Canadá (CIC), onde o interessado deverá responder um questionário.

O Ministério da Imigração e Cidadania do Canadá tem mais informações sobre o eTA Canadá

Brasileiros que não possuem um passaporte europeu precisam do visto de entrada comum para viajar até lá, ou seja, neste caso, seu eTA Canadá será negado pelo CIC. Porém, um brasileiro que tirou um visto canadense há mais de 10 anos (mesmo que a validade já tenha expirado) ou que tenha um visto válido para entrar nos EUA tem direito de tirar seu eTA Canadá.

O eTA Canadá vale por cinco anos ou até que o passaporte expire. O tempo de permanência com esse passe não dura mais do que seis meses. Assim, é uma opção prática para quem quer fazer viagens de curto período ao Canadá, como turismo, intercâmbio, cursos de idioma e afins.

Se você é um brasileiro que não preenche as condições para ter seu eTA Canadá, terá de solicitar o visto regular ao Canadá.

Para que serve?

O eTA Canadá é uma espécie de facilitador para quem já não precisa de visto antes de entrar no Canadá. Portanto, sua função é otimizar o fluxo de estrangeiros no país, poupando o esforço do passageiro e do próprio governo durante essas viagens. É por isso que, atualmente, ele é o documento mais importante em casos de viagem aérea.

Por se tratar de um sistema eletrônico, este passe pode determinar se o passageiro tem ou não autorização para entrar no país, mesmo antes de a viagem acontecer.

Agora que você já entendeu o que é o eTA Canadá, não perca tempo e tire já o seu visto! Compartilhe esta matéria, deixe um comentário e leia os outros textos daqui do site.

Topo