montreal

Estudar francês em Quebec

Posted in Educação, Intercâmbio

O Canadá possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês. A maioria dos brasileiros que escolhe o país para realizar um curso de idiomas prefere o inglês e busca cidades como Toronto e Vancouver para morar. Por outro lado, estudar francês em Quebec é uma saída bastante interessante àqueles que desejam adquirir o conhecimentos de ambos.

A província de Quebec possui população predominantemente francófona e o idioma oficial naquela região é mesmo o francês. Montreal, a maior cidade da província, possui a segunda maior população do mundo que fala a língua francesa, atrás apenas de Paris.

Já em Quebec City, capital da província, 80% da população adota o francês como principal idioma. Entretanto, todo o sistema público de ensino é bilingue.

Como o inglês também é utilizado pela população local, o contato com as duas línguas em questão faz com que o estudante tenha um ganho amplo a nível de vocabulário e conversação. O que faz de Quebec um lugar estratégico para quem busca cursos de curta ou longa duração.

Cursos de francês em Quebec

A escolha do tipo e tempo de curso para quem quer estudar francês em Quebec vai depender da disponibilidade de cada candidato. Há cursos de curta duração para os interessados em passar um breve período no Canadá durante as férias do trabalho. É possível fechar um pacote para apenas uma ou duas semanas, por exemplo.

Os estudantes que desejam fazer um intercâmbio de seis meses ou um ano também podem se programar para os cursos de longa duração. Existem opções para todas as idades e interesses.

Afinal, quanto maior for o tempo de imersão, maiores são as chances de adquirir a fluência no francês. E ainda praticar o inglês com os próprios canadenses ou alunos estrangeiros.

As universidades da província lecionam em ambos idiomas. No entanto, o francês é o mais comum nas salas de aula. A conquista de uma vaga em uma faculdade canadense em Quebec depende de comprovação de proficiência no idioma através de algum certificado reconhecido internacionalmente.

Segue abaixo a lista dos exames que emitem os certificados aceitos nas universidades quebequenses:

  • TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês);
  • DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa);
  • DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa).

Sendo assim, o(a) candidato(a) que almeja uma chance em uma universidade local poderá estudar francês em Quebec antes de aplicar para uma vaga na província. Dessa maneira, além da proficiência, já estará ambientado(a) na cidade escolhida.

Montreal é a preferida no âmbito geral, justamente por abrigar universidades muito bem conceituadas a nível mundial. A localidade é a segunda maior do Canadá, atrás apenas de Toronto, o que garante um leque enorme de opões de lazer e possibilidades de trabalho.

Por outro lado, Quebec City é mediana em termos populacional e mais tradicional, com menos estrangeiros, o que facilita a comunicação em francês com a população nativa. A cidade acomoda a primeira universidade francófona do continente americano: a Université Laval.

Escolas de francês em Quebec

Como é de se imaginar, existem muitas escolas de francês na província de Quebec, principalmente nas duas maiores cidades. Por outro lado, há instituições que se destacam no mercado local por conta dos serviços prestados ao longo dos anos.

A escola mais conhecida entre os brasileiros é a Edu Inter, fundada em 2006, localizada em Quebec City. A instituição oferece programas de imersão em francês específicos e diferenciados para adolescentes e adultos.

O objetivo dessa diferenciação é prepará-los para os exames de proficiência reconhecidos em todo o mundo, como os citados anteriormente. Há ainda cursos somente de verão e de inverno que podem ser estendidos após o término.

Os programas de francês da Edu Inter são baseados no Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas. Por consequência, eles coincidem com programas oferecidos pela Alliance Française, entidade que promove o uso da língua e da cultura francesas fora de França. Ao todo, são 7 níveis de cursos, desde o iniciante até o avançado.

Em Montreal, a MIILA (Montreal International Institute of Language Arts) se destaca por oferecer um bom custo/benefício aos candidatos. Além de ser afilada a outras instituições com o intuito de oferecer programas de orientação de carreira acadêmica aos estudantes.

Já a Sprachcaffe, também em Montreal, é considerada uma das escolas de francês mais tradicionais do Canadá e faz parte de uma rede de escolas de idiomas da América do Norte. Seu diferencial é a oferta de cursos de idiomas para negócios.

Estudo gratuito de francês

O site da CBC (Canadian Broadcasting Corporation), uma rede pública de rádio e televisão do Canadá, publicou há pouco tempo uma boa notícia para quem pensa em estudar francês em Montreal.

Segundo consta, o governo de Quebec, obcecado por idiomas, tem investido no ensino da língua francesa de recém chegados na província através de aprendizado gratuito. Clubes e grupos de networking denominados meetup atendem os interessados na proposta, independente do seu nível de conhecimento.

De acordo com o artigo, o Ministério da Imigração de Quebec financia cursos presenciais intensivos e gratuitos em período integral. O órgão também oferece cursos de francês online gratuitos para imigrantes registrados, tenham esses estudantes chego ou não à província.

Existem dois formatos de aprendizado disponíveis: módulos de autotreinamento e aulas ministradas por tutor.

E você, já estudou ou estuda a língua francesa? Gostaria de ter a oportunidade de estudar francês em Quebec? Então aproveite e compartilhe com a gente suas experiências e dúvidas sobre o assunto. E continue a acompanhar nossos artigos sobre o Canadá.

Topo