Estágio remunerado no Canadá tudo o que você precisa saber

Posted in Educação, Eta Canada Blog

Quem estuda no exterior quase sempre precisa de alguma fonte de renda local para manter seu curso. Mesmo com bolsas de apoio e algum dinheiro guardado, as despesas podem se acumular bem rápido quando falta um trabalho. Sem falar que, em algum momento, você vai precisar de experiência na área. Nessas horas, o melhor é encontrar um estágio remunerado no Canadá que você possa fazer.

Estágio remunerado no Canadá: tudo o que você precisa saber

Os estágios, como você já deve saber, são como empregos formais, mas destinados a estudantes de uma área específica de formação, como engenharia, pedagogia, matemática, psicologia, entre outras. Tanto empresas privadas quando instituições públicas podem oferecer estágios. É bem provável que a faculdade tenha alguma parceria com grandes negócios ou ofereça vagas em seus serviços internos.

É possível encontrar estágio remunerado no Canadá em alguns programas de intercâmbio. Imagem: O Imparcial

Passar por um estágio costuma ser uma das exigências de qualquer curso, inclusive em programas de intercâmbio. Se você encontrar um que pague um valor razoável pelo seu tempo, seja em parceria com a faculdade ou em uma empresa privada, melhor ainda. Porém, como você não é, tecnicamente, um cidadão canadense, pode ser que você tenha algumas dúvidas e mais dificuldades para conseguir o seu estágio do que o normal.

Mas não se preocupe: essas questões são comuns e podem ser solucionadas com um pouco de conhecimento. Por isso, acompanhe tudo o que você precisa saber para conseguir um estágio remunerado no Canadá.

É possível ter um estágio remunerado no Canadá?

A resposta curta aqui é “sim”, felizmente. Como estudante de intercâmbio e participante ativo das aulas, você tem direito a entrar em programas de estágio, incluindo os remunerados. Porém, não há espaço garantido em nenhum lugar, tanto para os estágios remunerados quanto os não remunerados. Você, provavelmente, terá que concorrer com outros candidatos. Pelo menos aqueles que também fazem parte do programa de intercâmbio.

Como funciona?

Os detalhes em relação a como e quando conseguir um estágio remunerado dependem de cada caso. Alguns estudantes podem estar aptos a certos meios de trabalho, enquanto outros exigem mais burocracia. Entender o seu caso e como você deve proceder é um passo bem importante. Confira aqui alguns dos cenários mais comuns e veja em qual deles você se encaixa:

Participante do Mitacs Globalink

Ao procurar um estágio remunerado no Canadá, você verá que existem alguns editais anuais destinados a alunos estrangeiros. Um dos mais proeminentes é Mitacs Globalink, um programa de profissionalização que recebe inscrições todos os anos de alunos do Brasil, China, Austrália, França, Arábia Saudita, Tunísia e Vietnã. Através dele, você pode conseguir um estágio local, mas não é garantida a disponibilidade de vaga ou remuneração. Afinal, você ainda estará concorrendo com os outros intercambistas.

O Mitacs Globalink é um programa de profissionalização que recebe inscrições todos os anos de alunos do Brasil. Imagem: mcgill.ca

O programa tem duração total de 12 semanas, o que equivale a uns 3 meses, em média. Nesse período, as despesas relacionadas também são cobertas pelo programa, ainda havendo a possibilidade de encontrar uma proposta com um pagamento razoável. Não é uma opção ruim, então, fique atento aos prazos de inscrição!

Consultoria da agência de intercâmbio

Se você pretende fazer seu intercâmbio com a ajuda de uma empresa, pode buscá-la também quando precisa de um estágio remunerado no Canadá. Assim como nos programas de estágio, você pode entrar em contato com a sua agência e fazer uma inscrição para buscar uma vaga. A empresa, por sua vez, vai utilizar seus contatos e conhecimento para te enviar boas oportunidades.

Porém, como em outros programas, sua vaga e sua remuneração não são garantidas. Por mais que você contrate a agência com esse objetivo, o melhor que eles podem fazer por você é te ajudar a passar pela burocracia para conseguir um visto de trabalho e te colocar em entrevistas de emprego mais rápido, o que já é de grande ajuda. O resto dependerá das suas qualificações e do seu desempenho na entrevista de emprego.

Colocação

A decisão de quem fica com a vaga de estágio, assim como em qualquer lugar, depende da empresa contratante. O máximo de diferença que você terá nesse ponto é se os seus concorrentes serão ou não outros intercambistas. Em todo caso, sua colocação no mercado de trabalho dependerá de sua área de estudo, sua capacidade de comunicação em inglês e, em alguns casos, francês, além do seu perfil.

Outra coisa que você deve ter em mente é que, por melhor que seja o seu desempenho durante o tempo de trabalho, é bem difícil a empresa conseguir te converter em um funcionário efetivo. Pela lei do país, os negócios devem priorizar os cidadãos locais e aqueles com licença de trabalho adequada em suas contratações, a menos que não haja nenhuma outra opção. A experiência e os contatos devem ser o foco, se você quer que esse tempo de trabalho valha a pena.

O que você precisa saber

Por estar envolvido no programa de intercâmbio, o candidato tem que atender a uma série de requisitos para ter acesso a um estágio remunerado no Canadá. Algumas dessas regras não serão nenhum problema, mas outras vão exigir um pouco mais de atenção. Além disso, também há alguns pontos que você deve sempre ter em mente quando for buscar esse estágio.

Veja aqui os principais:

Tempo mínimo dedicado aos estudos

Apesar de a perspectiva de conseguir um estágio remunerado ser muito boa, sua prioridade enquanto estiver no Canadá ainda será estudar e completar sua formação. Qualquer outra coisa deve ser secundária. E, para garantir que ninguém vai se exceder nas atividades extracurriculares, uma das regras para estudantes estrangeiros é que, ao menos, 50% do seu tempo de estadia seja dedicado à faculdade.

Dessa forma, dos meses ou anos em que você faz seu curso, ao menos metade desse tempo deve ser passado dentro da faculdade. Se você passar 2 anos no Canadá, terá que completar, pelo menos, 1 ano inteiro dentro da instituição de ensino.

Sem domínio da língua inglesa, não é possível conseguir um estágio remunerado no Canadá. Imagem: Quorse

Inglês intermediário ou avançado

Para se comunicar bem no ambiente de trabalho, é fundamental que você também tenha domínio da língua inglesa, que é a mais usada no país. Sem isso, você nunca conseguirá um estágio remunerado no Canadá. Essa também costuma ser uma exigência básica do próprio programa de intercâmbio, então, você não deve ter grandes problemas para atender a esse requisito.

Nem todo aquele que é aprovado na entrevista de intercâmbio necessariamente vai passar numa entrevista de emprego. É necessário ter fluência para falar e para ouvir, além de entender algumas nuances da linguagem local. Se você tiver algum tempo de experiência morando no Canadá, isso deve ficar um pouco mais fácil.

Duração mínima de 4 meses

Para que o seu estágio remunerado no Canadá seja válido, ele deve ter uma duração mínima de 4 meses, incluindo o tempo de curso e a estadia em conjunto. Seu contrato deve especificar a duração prevista do estágio antes de começar. Então, fique atento a propostas que não atendam a essas especificações.

Lembre-se sempre que as outras regras, como dedicar ao menos metade do seu tempo aos estudos, ainda é válida. Sendo assim, se você vai estagiar, precisa frequentar as aulas nesse mesmo período ou passar 4 ou mais meses indo à faculdade.

A única garantia é a documentação

A única garantia que você recebe dos programas de auxílio e das consultorias com as empresas de intercâmbio é o processo para que você possa fazer um estágio legalmente. Isso inclui o visto de trabalho e estudante e qualquer outra ação burocrática, mas o resto é com você.

Elas ainda podem auxiliar com a redução da concorrência, apontando as melhores oportunidades e poupando o tempo que você passaria dedicando à burocracia, o que te ajudará bastante. Apenas regule suas expectativas, pois esses auxílios não podem fazer muito por você depois que a análise de currículos começar.

Remuneração

Imagine que você encontrou alguma proposta de estágio remunerado no Canadá. O que você pode esperar da sua candidatura? Na verdade, é difícil apontar uma renda média, já que ela varia de acordo com a área, empresa e localidade. A disponibilidade de estágios remunerados também é uma questão importante, considerando que apenas uma fração das propostas conta com um salário. E, obviamente, ela será bem disputada.

Áreas profissionais

Há tantas opções de áreas de atuação quanto há cursos de graduação nas faculdades canadenses. Você pode se candidatar a qualquer trabalho relacionado ao curso que você está participando, como:

  • Marketing;
  • Tecnologia da Informação;
  • Medicina;
  • Veterinária;
  • Hotelaria;
  • Administração;
  • Comércio;
  • Finanças.

Estes são apenas os exemplos mais proeminentes no momento. Você pode encontrar várias outras propostas procurando alguma das opções citadas, fazendo sua própria pesquisa ou mesmo entrando em contato com os agentes da sua instituição de ensino. Certamente, haverá alguma fonte de informação por lá que vai te ajudar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona um estágio remunerado no Canadá e como consegui-lo, é hora de procurar as suas melhores opções e começar a se candidatar.

Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de tudo em primeira mão.

Topo