visto negado

E se meu visto for negado?

Posted in Visto

Se o seu visto para o Canadá for negado, fique calmo(a), pois isso pode ser revertido. Afinal, o governo canadense é um dos que mais se interessam pela presença de estrangeiros capacitados profissionalmente para atuarem no mercado de trabalho local.

Isso vale também para os estudantes, já que eles podem ser futuramente imigrantes com um enorme potencial profissional por terem concluído a universidade no país, por exemplo.

O Canadá possui vagas abertas que dependem desses estrangeiros para serem preenchidas. Para se ter uma ideia, são cerca de 60 programas de imigração abertos atualmente.

Quanto aos turistas, a negação do visto só ocorrerá por motivos severos, os quais devem ser analisados a fim de encontrar a melhor solução para o caso.

Ter o visto negado para o Canadá pode estar relacionado a falta de documentação obrigatória. 

Motivos para o visto ser negado

Segundo informa o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), um dos motivos mais comuns para um visto para o Canadá ser negado é a falta de comprovação de recursos financeiros para custear a viagem e a permanência no país. Afinal, o governo fixa uma quantia de acordo com o visto a ser solicitado.

Outras situações comuns que podem causar a negação são as informações falsas ou incompletas, assim como a falta de documentação no preenchimento dos formulários. Se houver algum documento que não se aplica em seu caso, deverá explicar o porque em uma carta de intenção.

Somam-se ainda entre os motivos de visto negado o histórico criminal inadequado, o histórico de viagens internacionais que não se conversam entre si, falha em cumprir os padrões de saúde e falta de vínculo com o país de origem.

Nesse último caso, os brasileiros estão entre os estrangeiros que mais sofrem a negativa quanto ao visto de turismo e de estudante. É essencial provar que a intenção é de voltar ao Brasil depois que a visita ao Canadá se encerrar.

Vale salientar que o objetivo de se manter ilegal naquele país pode ser detectado pelos órgão oficiais canadenses com certa clareza. A melhor maneira de provar que realmente o retorno é certo, é comprovar que possui um trabalho no país de origem e/ou bens materiais em seu nome, como carro e imóvel.

Até mesmo requisições feitas fora do prazo mínimo estipulado pelo governo canadense fazem parte das recusas de visto. Esse prazo é de 45 dias no mínimo antes da viagem. O máximo são seis meses antes do embarque.

Em resumo, é preciso também dispor de organização e planejamento na hora do colocar em prática o projeto Canadá. 

Todo país visado possui uma atenção redobrada quanto à imigração ilegal. Por isso as solicitações de visto são sempre muito bem analisadas. Essa atitude cresceu ainda mais com a presença do terrorismo e o aumento daqueles que querem se refugiar.

Um dos motivos para o visto ser negado é a falta de comprovação de recursos financeiros.

Como reverter o visto negado?

Se sua inscrição for recusada, você poderá apelar ou solicitar novamente o visto. O primeiro passo é fazer uma análise do motivo da negação. Depois, correr atrás daquilo que faltou na primeira aplicação. 

A carta de rejeição que você recebe contém muitas pistas e informações críticas sobre os motivos da inscrição ter sido negada. É preciso fazer a leitura com atenção e anotar qualquer informação que possa ser usada posteriormente para fortalecer a reaplicação.

Outra dica é solicitar o acesso às notas que o oficial de vistos fez ao analisar a primeira solicitação. Isso pode ajudar na resolução das falhas encontradas. Saiba que também é possível que o novo pedido passe por um outro oficial. Com os ajustes realizados, talvez ele possa ter uma visão diferente sobre os documentos fornecidos.

Após a rejeição do visto canadense, os solicitantes devem estar cientes dos procedimentos específicos recomendados para a apresentação de um novo pedido. Informe-se sobre essas etapas e as siga cuidadosamente para evitar problemas na segunda vez. As etapas adotadas na sua reaplicação variam de acordo com o tipo de visto necessário.

É bom que se diga que há quem aplique para o visto sem ter elegibilidade alguma para que ele seja aprovado. Em outras palavras, de nada vai adiantar recorrer. Além de tempo perdido, pode haver gasto desnecessário de dinheiro.

Independente do caso, considere a ideia de buscar ajuda com empresas e consultores de imigração especializados em prestar assessoria àqueles que desejam conquistar o visto canadense.

Agora que você já conhece os motivos para ter um visto negado para o Canadá e o que fazer para aplicar novamente, aproveite e compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente. E continue a acompanhar nossos artigo

Topo