pr card

Documentação para novos imigrantes no Canadá

Posted in Documentação

Após ter a aprovação do pedido de residência permanente, o interessado deverá reunir a documentação necessária para novos imigrantes no Canadá. As exigências devem ser cumpridas em sua totalidade para que nada atrapalhe sua solicitação do cartão de residente permanente (PR card).

Um residente permanente é alguém que recebeu esse status justamente ao imigrar para o Canadá por vias legais, mas ele não é ainda um cidadão canadense. Residentes permanentes são cidadãos de outros países. Uma pessoa no Canadá temporariamente, como um estudante ou trabalhador estrangeiro, não se encaixa nesse status.

Portanto, o novo residente permanente deve portar um PR card para provar seu status quando sair e retornar ao Canadá de uma viagem ao exterior, por exemplo. Caso isso não ocorra, será impossível conseguir embarcar em um voo, trem, ônibus ou barco.

O cartão em questão deverá ser pedido antes mesmo da chegada ao país. O governo irá enviá-lo quando o novo imigrante desembarcar em seu novo lar.

Caso não tenha fornecido um endereço de correspondência canadense quando se tornou um residente permanente, basta utilizar a ferramenta de notificação do site oficial do governo a fim de regularizar a situação.

O endereço deve ser fornecido dentro de 180 dias a partir do data em que a pessoa tornou-se um residente permanente. Em caso negativo, o cartão será cancelado e o requerente deverá solicitar outro e pagar as devidas taxas de processamento.

Aqueles que necessitarem da emissão de um PR card com antecedência ao prazo estipulado, poderá requerer um processamento urgente. Caso não seja elegível para tal, sua inscrição será processada normalmente.

O novo residente permanente do Canadá deve portar um PR card para provar seu status. 

Lista de documentos

Seguem abaixo os documentos necessários para os novos imigrantes no Canadá:

  • Pedido do cartão de residente permanente (PR card) através do formulário IMM 5444 totalmente preenchido e assinado;
  • Fotocópia de um documento de identidade primário (passaporte ou documento de viagem válido);
  • Duas fotos idênticas tiradas dentro de seis meses colocadas em um envelope pequeno (sem grampos ou clipes). As fotos devem seguir as especificações oficiais do governo canadense para cartões de residentes permanentes;
  • Cópia do recibo que prove o valor pago. Para cartão de residente permanente o custo é de CAD $50. Para a biometria por pessoa o valor de CAD $85, já por família é de CAD $170;
  • Prova de residência caso você esteve fora do Canadá por 1095 dias ou mais nos últimos 5 anos (se necessário).

Menores de 18 anos precisam de uma fotocópia da sua certidão de nascimento, ordem de adoção ou documento de tutela legal emitido por um tribunal do Canadá. Além de uma fotocópia dos registros de escola, como boletins, transcrições e registros de frequência.

Quem efetuou alguma alteração legal de nome deve fornecer fotocópia da documentação legal de suporte como prova desta mudança.

Há documentos específicos para quem deseja solicitar alteração de sexo ou que indique outra designação sexual, além daqueles que pretendem mudar o sexo apresentado no documento de viagem estrangeiro.

Tenha em mente que qualquer documento que não esteja em inglês ou francês deve ser acompanhado pela tradução juramentada. Além disso, uma declaração da pessoa que concluiu a tradução e uma cópia autenticada do documento original também devem ser encaminhados.

Direitos do residente permanente

Todo residente permanente tem o direito de:

  • Obter a maioria dos benefícios sociais que os cidadãos canadenses recebem, o que inclui cobertura de assistência médica;
  • Morar, trabalhar ou estudar em qualquer lugar do Canadá;
  • Solicitar a cidadania canadense;
  • Proteção sob a lei canadense e sob a Carta Canadense de Direitos e Liberdades.

Por outro lado, deve pagar impostos e respeitar todas as leis nos níveis federal, provincial e municipal. Além disso, não tem permissão para votar ou concorrer a cargos políticos e realizar alguns trabalhos que precisam de uma autorização de segurança de alto nível.

A perda do status de residente permanente não ocorre quando o RP card expira. Isso pode ocorrer quando o cidadão passa por um processo oficial ou quando uma ordem de remoção é feita contra o residente.

Outras maneiras disso acontecer é através de uma renúncia voluntária ou quando ele se torna um cidadão canadense. Além, é claro, se não cumprir as obrigações de residência por estar fora do Canadá por um longo período de tempo.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui seus comentários. Se você já aplicou para imigrar para o Canadá, aproveite e compartilhe com a gente suas experiências. E continue a acompanhar nossos artigos sobre o país.

Topo