região central ottawa

Diversidade dos bairros de Ottawa

Posted in Cidades, Cultura

Os principais bairros de Ottawa oferecem praticamente tudo o que é preciso para uma família viver bem. O mesmo pensamento vale para as áreas que costumam receber a maioria dos turistas na cidade.

A capital do Canadá é conhecida pelas ótimas escolas e por ter uma excelente qualidade vida. Ela sempre figura entre as principais cidades nesse quesito no mundo.

De acordo com o ranking da Mercer, divulgado em 2019, Ottawa ocupou a 19ª posição entre as 231 localidades estudadas. A cidade brasileira melhor colocada foi Brasília, que ficou com a 107ª posição na lista de qualidade de vida.

O município também está entre os mais limpos do planeta. Já a taxa de criminalidade em Ottawa é menor que a média do país. Segundo a ONU, a taxa de homicídios no Canadá é de 1,8 a cada 100 mil pessoas. Já no Brasil, esse número é de absurdos 30,5 homicídios.

Bairros de Ottawa para morar

Barrhaven

Barrhaven é um bairro familiar que fica no sudoeste de Ottawa. Ele é dividido em algumas áreas, como Barrhaven propriamente dita e Old Barrhaven, parte mais ocidental, situado entre Cedarview Road e Greenbank Road.

A região tem como características principais a tranquilidade de suas ruas e a existência de parques urbanos e playgrounds. Cenário perfeito que explica o motivo da capital canadense ofertar uma invejável qualidade de vida.

Seus moradores podem usufruir de um centro de esportes chamado Walter Baker Sports Center, com piscinas, quadras e bibliotecas.

Barrhaven possui várias escolas públicas e católicas. Entre elas estão duas das três melhores escolas de ensino médio de Ottawa: John McCrae Secondary School e St. Joseph’s Catholic High School.

Carlingwood

Carlingwood também é um dos melhores bairros de Ottawa para morar e está situado a oeste da cidade. Os viajantes podem escolher a região para se hospedarem, pois oferece fácil acesso aos pontos turísticos.

O bairro é conhecido por sua segurança, conforto e conveniência, com ótimos serviços, o que facilita a vida das famílias. Destaque para o shopping center Carlingwood Mall. Além disso, há um grande centro comunitário com ginástica, aulas de dança, piscina e outros esportes.

Joga ainda mais a seu favor a presença daquela que é considerada uma das três melhores escolas elementares do país, a École Élémentaire Catholique Terre-desJeunes.

Kanata Lakes

O bairro Kanata Lakes, conhecido como Marchwood-Lakeside, também fica a oeste da cidade. Trata-se de uma área propícia para a realização de atividades ao ar livre. Por lá estão parques, trilhas e um campo de golf.

Também há uma importante opção de lazer indoor, o Kanata Leisure Centre and Wave Pool, que é um centro aquático com uma piscina de ondas.

Além do lazer, o bairro possui uma vasta opção em termos de comércio e serviços. Entre eles está o Kanata Centrum Shopping Centre, com lojas, cinema e restaurantes. Aos apaixonados por leitura, a dica é a Beaverbrook Library.

Mas são as escolas que também se destacam em Kanata Lakes. A região abriga duas das cinco melhores escolas de escolas de ensino médio da cidade: Earl of March Secondary School e All Saints Catholic High School.

Old Ottawa South

A zona que abriga Old Ottawa South fica mais próxima ao centro da cidade. Trata-se de um bairro relativamente pequeno e compacto de classe média-alta. Ele abriga a Carleton University, instituição universitária pública com mais de 27 mil alunos de graduação e cerca de 4 mil estudantes de pós-graduação.

Como já deu para perceber, sempre existe boas escolas elementares e de ensino médio nos principais bairros de Ottawa. Em Old Ottawa South isso não é diferente. Os estudantes podem escolher entre a Hopewell Avenue Public School, a Glebe Collegiate Institute e a Immaculata High School, em que a primeira delas é a mais bem conceituada.

Outros destaques locais são os centros comunitários e as bibliotecas. No inverno, o Rideau Canal congela e vira uma pista de patinação para os moradores. Para esquentar, nada melhor que uma sessão de cinema no Mayfair Theatre, o mais antigo da cidade, inaugurado em 1932.

Bairros de Ottawa para turistas

ByWard Market

O ByWard Market é considerado a melhor área de Ottawa para hospedar aqueles que estão a turismo pela cidade. O bairro é bem centralizado e abriga lojas, restaurantes, bares e cafés. Há bons hotéis disponíveis para os viajantes.

Entre as atrações turísticas mais famosas nas imediações do bairro estão a National Gallery, a Notre-Dame Cathedral Basilica e o Major’s Hill Park. A National Gallery, aliás, é uma das principais galerias de arte do Canadá.

A pouco mais de um quilômetro de distância está o Parliament Hill, principal ponto turístico da cidade. Trata-se do parlamento canadense, cujo complexo é formado por um conjunto de três edifícios em estilo gótico localizado às margens do rio Ottawa.

Centretown

O Centretown fica próximo ao Rideau Canal, vizinho ao bairro ByWard Market. Praticamente não há diferença entre ambos. Dessa maneira, as facilidades de um complementa o outro. Principalmente no que diz respeito às atrações turísticas.

O bairro está mais próximo nesse caso do Parliament Hill. Outras opções de passeios obrigatórios são o Confederation Park, o Dundonald Park, a National Arts Centre e o Canadian Museum of Nature.

Esse último se trata de um dos principais pontos de referência da ciência. Só pelo edifício em estilo gótico que abriga o museu já vale a visita.

Sandy Hill

Sandy Hill é outra região próxima ao centro e nas redondezas de ByWard Market e Centretown. É conhecido por seu solo arenoso, o que dificulta a construção de grandes edifícios. Assim, é uma área bastante residencial.

É em Sandy Hill que está a famosa escola francesa de culinária Le Cordon Bleu, além da Universidade de Ottawa. Muitas embaixadas concentram-se também nesse espaço, o que inclui a do Brasil.

Agora que você já sabe quais são os principais bairros de Ottawa para morar e passear, aproveite e compartilhe com a gente seus comentários sobre o artigo. E continue a acompanhar nossos textos sobre o Canadá.

Topo