discover canadá

Dicas para se preparar para o teste e entrevista de cidadania

Posted in Eta Canada Blog

Uma das obrigações para se tornar um cidadão canadense é passar por um teste e entrevista de cidadania. Essa é a última fase de todo o processo que envolve a conquista desse sonho, o qual requer bastante perseverança e preparação por parte de um candidato.

Um dos testes diz respeito às habilidade de linguagem, em que o postulante deve provar que conhece um dos idiomas oficiais do país: o inglês ou o francês. Já o outro é um teste de conhecimentos gerais sobre o Canadá, chamado de Citizenship Test.

Teste de habilidades de linguagem

Seja relacionado ao inglês ou ao francês, todos os postulantes entre 18 e 54 anos precisam mostrar no dia da aplicação à cidadania que podem falar e ouvir em um nível específico em uma dessas línguas.

É importante estar ciente que uma das exigências para quem deseja se tornar um residente permanente no Canadá é possuir um certificado de proficiência de idioma. Para o inglês, o IELTS (International English Language Testing System) ou o Celpip (Canadian English Language Proficiency Index Program). Para o francês, o TEF (Test d’Évaluation de Français).

Mesmo assim, o Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) atesta que as maneiras utilizadas pelo órgão governamental para avaliar as habilidades em um dos idiomas incluem:

  • Revisão da prova enviada na aplicação online;
  • Análise da desenvoltura em se comunicar durante entrevista com um funcionário da IRRC em qualquer momento durante o processo;
  • Avaliação do nível de idioma durante uma audiência com um oficial da IRRC, se necessário.

Para se tornar cidadão, é preciso alcançar o nível 4 ou superior no que diz respeito aos requisitos impostos pelo Canadian Language Benchmarks (CLB). O instituto tem como função medir a proficiência na segunda língua de imigrantes e futuros imigrantes para viver e trabalhar no Canadá.

O nível 4 do CLB significa que o postulante está apto a:

  • Participar de conversas curtas e cotidianas sobre tópicos comuns;
  • Entender instruções simples, perguntas e direções;
  • Usar gramática básica, o que inclui estruturas simples e tempos verbais;
  • Mostrar o conhecimento de palavras e frases comuns suficientes para responder a perguntas e se expressar.

No geral, quem pretende se tornar um cidadão canadense já se preparou em um dos idiomas para conquistar o certificado exigido. Caso já viva no Canadá, o contato diário com aulas e nativos já deram o conhecimento necessário para encarar o teste.

Portanto, basta revisar algumas matérias com certa antecedência da prova no que diz respeito à gramática. E procurar dialogar sempre para manter o ouvido apurado e a fluência na comunicação verbal.

No dia do teste, é imprescindível manter a tranquilidade para não gaguejar ou sentir algum tipo de bloqueio. Por isso é importante estar sempre entre pessoas que falam inglês ou francês no trabalho ou nas rodas de amigos.

Teste de conhecimento sobre o Canadá

Outra etapa a ser vencida para se tornar um cidadão canadense é passar por um teste de cidadania sobre conhecimentos gerais: o Citizenship Test.

Entre os assuntos a serem abordados estão os direitos e responsabilidades dos canadenses. Assim como os conhecimentos político, econômico, histórico e geográfico do país e os símbolos da nação. Para o governo, tanto os cidadãos por nascimento quanto por opção devem aprender o máximo possível sobre a o Canadá.

O teste geralmente é escrito, mas pode ser oral. Um oficial de cidadania pode decidir no dia do evento qual caminho seguir. Caso haja problemas do candidato em ler e escrever em inglês ou francês, terá uma prova oral, que será realizada em uma audiência.

Esse teste também é para quem tem entre 18 e 54 anos de idade. Ela pode ser realizado em qualquer um dos dois idiomas e tem 30 minutos de duração. São 20 perguntas de múltipla escolha e com alternativas entre verdadeiras ou falsas. A aprovação depende de 15 acertos.

O material a ser estudado para o Citizenship Test está disponível online gratuitamente no site do Immigration, Refugees and Citizienship Canada. Há versões pelo browser e para download em formato PDF ou de Ebook, além de uma versão em MP3 narrado por figuras canadenses notáveis.

Esse material oferecido pelo IRCC é o único oficial para o teste de cidadania, com guias, perguntas e provas sobre o assunto. De acordo com a instituição, existem diferenças muito pequenas entre as versões impressa, eletrônica e sonora do Discover Canada. No entanto, essas diferenças não afetam a preparação para o teste em questão.

Há pessoas que buscam aulas com professores baseados no material. Nesse caso, o interessado já deve morar no país. Geralmente, essas aulas são gratuitas ou possuem um custo bem baixo. Elas são oferecidas por escolas de idioma ou centros comunitários.

Existem testes online preparados pela Biblioteca Pública de Toronto e pela Biblioteca Pública de Richmond. Outra ferramenta de estudo é o site CitizenshipCounts.ca, que apresenta o guia de estudo Discover Canada, testes práticos e flashcards.

Testes reprovados

O candidato que for reprovado no seu primeiro teste, mas atender aos outros requisitos de cidadania, terá um segundo teste agendado. Ele geralmente ocorre entre 4 e 8 semanas após o primeiro.

Caso se reprovado novamente, o governo enviará um aviso para que o postulante participe de uma audiência com um oficial de cidadania. A audiência tem duração de 30 a 90 minutos e pode ser pessoalmente ou por videoconferência.

Uma nova reprovação resulta na recusa do pedido de cidadania e o interessado deverá se inscrever novamente para tentar uma nova oportunidade de conquistar a cidadania canadense.

Agora que você já sabe como se preparar para o teste e entrevista de cidadania, chegou a hora de colocar a mão na massa. Caso possua alguma dúvida, ou queira compartilhar suas experiências conosco, deixe aqui sua mensagem. E continue a acompanhar nossos artigos sobre o Canadá.

Topo