Contador formado no Brasil – saiba como atuar no Canadá

Posted in Emprego, Eta Canada Blog

O contador brasileiro que tem interesse em trabalhar fora do país pode encontrar no Canadá a oportunidade que estava esperando. O número de profissionais da área que atuam nesse país está crescendo bastante nos últimos tempos.

A razão para o aumento da demanda por profissionais, além do interesse em trabalhar no exterior, é o salário pago a esses profissionais, que é bem mais atrativo que o que ele receberia no Brasil.

Também não podemos esquecer que o contador é um profissional fundamental na gestão de pequenas e grandes empresas, uma vez que todas elas precisam lidar corretamente com as questões econômicas, financeiras e tributárias do negócio, não importando se é uma empresa pública ou particular.

Como posso exercer minha profissão no Canadá

O contador é um profissional que tem ganhado espaço nas empresas internacionais, especialmente no Canadá.

O Canadá exige que tanto os profissionais locais quanto os estrangeiros atendam a certos requisitos para, enfim, exercer a profissão de contador. Confira a seguir tudo que é necessário.

Valide o seu diploma

O contador brasileiro que quer atuar no Canadá precisa, antes de tudo, validar o seu diploma. Para isso, é preciso se submeter às exigências do país. Elas incluem testes que garantam que o profissional é realmente capacitado para aquela área.

Isso acontece porque a profissão de contador é regulamentada no país. Além disso, o número de estrangeiros interessados na área é bastante crescente. É uma forma que o país tem de selecionar melhor os profissionais que desejam trabalhar por lá.

Ou seja, mesmo que você já tenha o seu registro no Conselho Regional de Contabilidade da sua região, o CRC, precisa validar o seu diploma no Canadá e obter o que eles chamam de CPA (Chartered Professional Accountant), a credencial exigida.

Esse processo de validação do diploma pode durar até cinco anos, uma vez que é preciso fazer um curso, online ou presencial, que tem a duração de cerca de dois anos, realizar um teste e, ainda, apresentar um período de experiência de 30 meses no Canadá.

É possível que alguma informação do seu CRC seja aproveitada e todo esse processo seja encurtado em alguns meses. Mas essa possibilidade é bem difícil de acontecer e vai depender do órgão que regulamenta a profissão na província que você escolher.

Entrar em contato diretamente com esse órgão e obter mais informações sobre o assunto é o mais indicado para quem deseja saber ao certo todos os passos exigidos para obter a credencial de atuação, CPA ou Chartered Professional Accountant, bem como se há a chance de reduzir o processo para obtê-la.

Portanto, antes de arrumar as malas, saiba mais sobre o que você precisa fazer para poder, de fato, trabalhar como contador no Canadá.

Idiomas

Possuir fluência na língua inglesa ou na língua francesa é fundamental para uma boa colocação no mercado de trabalho canadense.

O Canadá foi colonizado por dois países, a Inglaterra e a França, e se tornou um país bilíngue. Por conta disso, os dois idiomas mais falados no local são o inglês e o francês, e é preciso que você tenha um bom domínio de pelo menos uma dessas línguas.

Obviamente que o idioma prioritário vai depender da província onde você escolheu trabalhar. Algumas usam o inglês como língua primordial, enquanto outras falam mais o francês. E ainda há algumas que podem exigir a fluência nas duas línguas. É o caso da província de Quebec. Em uma escala de 0 a 10, o ideal é que você alcance o nível 8 nesses idiomas.

Além de falar bem a língua, é preciso saber escrever e compreender corretamente o que o outro fala, ou seja, se comunicar com clareza e exatidão. Dessa forma, as suas chances de passar no exame e conseguir uma boa vaga de trabalho são muito mais consistentes.

CPA PEP

O CPA PEP, Professional Education Program, é o nome do curso que o contador precisa fazer para obter a credencial que permite que ele exerça a profissão no Canadá.

O curso, que dura em média dois anos, pode ser feito na forma presencial ou pela internet. Essa última modalidade é mais acessível tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista da locomoção do candidato.

O primeiro passo é entrar em contato com o órgão regulador da província desejada e enviar para lá o seu histórico escolar. Eles vão analisar o documento e verificar se você possui os requisitos essenciais para fazer o curso. Essa análise tem um custo de cerca de CAD$ 250. O valor pode variar de acordo com a cidade.

Se o seu histórico for aprovado, você faz a inscrição no curso mediante o pagamento de uma pequena taxa. Após dois anos de estudos, é preciso realizar a prova e passar. Por fim, é necessário cumprir a carga horária de trabalho de 30 meses.

Após esse processo, o contador brasileiro já consegue obter a certificação exigida para começar a atuar no Canadá.

Uma das exigências para atuar como contador brasileiro no Canadá é a carga horária de trabalho de pelo menos 30 meses. Esse requisito costuma assustar os candidatos na hora de fazer a avaliação.

No entanto, essa etapa não costuma ser difícil de cumprir. Por ser algo obrigatório, o próprio curso oferece oportunidades para que o estudante consiga realizar contatos, trocar informações e prospectar vagas no mercado através de encontros, palestras e workshops.

Além disso, as empresas canadenses costumam contratar profissionais que estão em busca do CPA. Obviamente que as qualificações do estudante são essenciais para que ele consiga uma colocação. A fluência em inglês ou francês, portanto, é primordial.

CPA PREP

O CPA PREP é um curso preparatório que você precisa fazer para realizar o CPA PEP caso não atenda aos pré-requisitos exigidos na hora da avaliação do seu diploma. E quais são esses pré-requisitos? Simples. É preciso apresentar algumas disciplinas estudadas durante a graduação.

São elas: Introdução à contabilidade financeira, Introdução à contabilidade gerencial, Gerenciamento de informações do sistema, Finanças, Lei comercial, Contabilidade financeira intermediária I e II, Contabilidade de custos, Introdução ao imposto de renda, Contabilidade financeira avançada e Princípios de auditoria.

Essas matérias são conteúdos básicos estudados na faculdade pelo contador brasileiro e, por isso, é provável que ele atenda às exigências para realizar o CPA PEP de imediato.

No entanto, alguns profissionais com formações diferentes, que apresentem apenas especializações na área de contabilidade e desejam exercer a profissão de contador precisam atender aos requisitos e, para isso, antes de fazer o curso para obter o CPA devem fazer o CPA PREP, que é o curso preparatório.

Lembrando que o curso pode ter menor ou maior duração dependendo do número de disciplinas que estiver faltando para a aprovação do candidato.

PGWP

O PGWP, Post Graduate Work Permit, é um visto que permite ao estudante de contabilidade a oportunidade de permanecer no Canadá por mais tempo após terminar a sua graduação em uma universidade do país. Geralmente, esse tempo é destinado à ocupação de alguma vaga de trabalho.

Esse visto pode ser obtido com o CPA PREP, desde que ele tenha feito o curso em uma instituição credenciada pelo governo, que pode ser pública ou particular, por, no mínimo, oito meses e em período integral ou full-time.

O PGWP pode durar de um até três anos, de acordo com o tempo de estudo dentro da instituição. Se você realizou um curso de um ano, o visto valerá o mesmo período até atingir o período máximo de validade, que é três anos. Ou seja, mesmo que o seu curso dure cinco anos, o seu PGWP valerá apenas por 36 meses.

Lembrando que o PGWP é concedido apenas uma vez ao estudante, mesmo que ele volte a estudar no país em outro momento. Também não é preciso estar trabalhando para ter direito ao visto, a não ser que ele possua um cônjuge que esteja exercendo algum ofício no país. Nesse caso, o estudante precisa, sim, possuir um emprego em tempo integral e comprovar o vínculo com a empresa através de contracheques atuais dos últimos três meses.

Apesar de o PGWP ser indicado para estudantes que desejam trabalhar na área na qual se especializou, como Contabilidade, por exemplo, o visto permite que ele possa atuar em qualquer área desde que não seja uma profissão regulamentada.

Os documentos necessários para dar entrada no seu PGWP são as cópias do passaporte, permissão para estudos, comprovante da conclusão de curso canadense ou uma declaração constando essa informação.

Média salarial

O crescimento do interesse de profissionais brasileiros por vagas de trabalho no Canadá é motivado, em grande parte, pelos altos salários pagos aos contadores.

O contador brasileiro é muito valorizado no Canadá. É o que faz com que tantas pessoas optem pela realização de um curso para garantir a credencial que permita o desempenho das atividades.

O salário médio de um contador pode chegar a CAD$ 75 mil anuais em posições intermediárias. Esse valor pode aumentar dependendo da empresa na qual ele trabalha ou de acordo com a função específica que exerce dentro da organização.

O desemprego no Canadá está em constante redução e o país, além de oferecer vagas com ótimos salários, também possui muitas vantagens para quem é imigrante. Conseguir trabalhar como contador no Canadá é muito mais fácil do que tentar o mesmo nos Estados Unidos, por exemplo.

O país está sempre em busca de novos profissionais, especialmente os estrangeiros e tem tentado facilitar a permanência deles em solo canadense.

A profissão está em alta no país, o que favorece um salário bastante atraente, além de um mercado promissor. Todos os profissionais têm os seus direitos trabalhistas respeitados, como férias e intervalos de descanso, regras contratuais cumpridas e ambiente de trabalho seguro.

O Canadá também tem facilitado a vida de quem deseja morar no país de forma definitiva. Se for esse o seu caso, saiba que é preciso ter morado, pelo menos, 1.095 dias no país em um período de cinco anos para solicitar cidadania canadense.

Quem é residente permanente, já pode descontar desse tempo exigido os 365 dias que possui de moradia no país. Antes, imigrantes com idade entre 14 e 64 anos podiam solicitar a cidadania canadense. Hoje, esse item sofreu modificações e a idade passou a ser de 18 a 54 anos, permanecendo a exigência dos conhecimentos locais e sobre linguagem.

Contrato de trabalho

O salário de um contador brasileiro no Canadá pode variar de acordo com a importância do trabalho que ele executa dentro de uma empresa.

É importante que o contador brasileiro fique atento na hora de buscar uma oferta de trabalho e fechar parcerias. O contrato é o documento legal que garante a ele a segurança necessária para executar as suas atividades sem surpresas desagradáveis ou frustrações.

No contrato devem constar todas as informações referentes às atividades que serão executadas pelo trabalhador, a remuneração mensal, os impostos que serão deduzidos do pagamento, o horário de trabalho, dias e horários de folgas, intervalos, férias e o que mais for importante para ambas as partes.

A empresa não pode exigir do trabalhador a execução de funções que não constem no contrato acordado, por exemplo. Ela também não pode deportar o estrangeiro, reter o seu passaporte e muito menos tomar de volta o valor pago pelos serviços prestados.

Além disso, não é permitido que o profissional trabalhe estando doente ou machucado. É direito dele procurar o serviço médico e se ausentar do serviço para isso.

Portanto, por mais que você esteja precisando de uma vaga de trabalho urgente, resista a opções que parecem ser muito atraentes, mas que não atuem dentro da legalidade exigida pelos órgãos reguladores.

Ainda para facilitar uma colocação no mercado de trabalho do Canadá, existe no site oficial do governo local uma página dedicada exclusivamente à oferta de vagas em todas as áreas, incluindo no ramo da contabilidade.

O contador brasileiro que deseja fazer carreira internacional pode começar pelo Canadá. Além de ser um país de primeiro mundo, o Canadá tem recebido os profissionais estrangeiros com bastante entusiasmo e boas condições de trabalho, incluindo um ótimo salário. A profissão de contador é uma das que mais cresce no país.

Está se preparando para viajar para o Canadá? A eTA Canadá é uma agência online que presta atendimento para que você obtenha o visto eletrônico de viagem, requisito necessário para entrar no país.

Quer saber mais informações? Entre no nosso site, fale conosco, tire todas as suas dúvidas e dê entrada na sua autorização.

Topo