Conta bancária no Canadá – saiba como funciona

Posted in Economia e Política, Eta Canada Blog

Por ser um país bastante acolhedor com seus imigrantes, muitas pessoas acabam tendo interesse em se mudar para o Canadá. O detalhe é que uma mudança definitiva é bastante diferente de uma temporada de intercâmbio ou de férias, e vai exigir que você adote alguns serviços no país, como uma conta bancária no Canadá.

Talvez você acredite que essa seja uma situação trabalhosa e pretenda deixar para abrir sua conta no país apenas quando tiver mais estabilidade. Enquanto isso, vai guardando dinheiro em sua conta no Brasil, separando uma parte para pagar as contas e colocando outra em cartões de crédito pré-pagos para uso diário.

A boa notícia é que abrir uma conta bancária no Canadá não é difícil. Inclusive, não é necessário ser cidadão ou residente permanente. O mais complicado é construir seu histórico de crédito.

Saiba agora como você pode abrir sua conta bancária no Canadá:

Conta bancária no Canadá

Confira o passo a passo e algumas dicas sobre contas bancárias no Canadá.

Escolhendo o banco

O primeiro passo antes de abrir uma conta fora do país é conhecer os principais bancos existentes no Canadá e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Canada Trust, Scotiabank, Bank of Montreal, CIBC e RBC Royal Bank são algumas das opções disponíveis.

Leve em conta as taxas de abertura, há bancos que não trabalham com essa taxa. O limite de transações é também importante, assim como o valor cobrado no caso de exceder esse limite. Se você já sabe onde vai morar ou está estudando no Canadá, considere a quantidade de agências próximas do seu local de trabalho, casa ou estudos.

Quem tem interesse em utilizar cartão de crédito e talões de cheque deve verificar junto ao banco se há essa possibilidade. Além disso, no caso dos cheques, algumas instituições financeiras cobram pelos talões.

Todos os bancos contam com opções de contas para quem acaba de se mudar para o país. Então, visite os sites e escolha aquele que mais combina com o seu perfil e te propiciará maiores benefícios.

O Bank of Montreal e o CIBC podem ser opções mais atrativas, já que oferecem um ano sem cobrança de taxas.

Você não precisa ser residente fixo no país para abrir uma conta bancária no Canadá. Créditos: teknoliva.com.

Ao abrir uma conta bancária no Canadá, você poderá optar entre uma conta corrente ou poupança, assim como é feito no Brasil. Quem está pretendendo se mudar definitivamente para o país pode apostar nas duas opções.
Você pode abrir contas bancárias estando no Brasil e sendo estudante, basta levar em conta alguns fatores como: a conta pode ser aberta enquanto você ainda está em terras brasileiras, mas, de qualquer forma, assim que pisar em solo canadense, precisará ir à instituição financeira para levar seu documentos e “ativar” a conta. Então, essa opção não é tão benéfica assim.

Já os estudantes vão precisar de alguns documentos extras para abrir a sua conta, não importa se é chequing ou saving account.

Não é necessário pegar senha, como ocorre nos bancos brasileiros. Você deverá ligar ou usar a internet para marcar um horário com um representante financeiro do banco em que deseja abrir a sua conta – e da agência mais próxima. Se preferir, esse agendamento pode ser feito com um atendente, direto na agência.

Chequing

É a chamada conta-corrente. Ideal para as transações diárias, pois o dinheiro entra e sai e não há intuito de rendimento. A ideia é facilitar o pagamento de contas e compras, além do recebimento de ganhos.

Saving Account

A saving account se trata da conta-poupança. É indicada para quem deseja poupar e guardar dinheiro. Para render, é preciso que não ocorram movimentações financeiras frequentes, a não ser para depositar outros valores.

Documentos que você precisa

Para abrir uma conta bancária no Canadá, você precisará ter em mãos os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Documento de identidade (pode ser a CNH Brasileira ou algum documento de identificação canadense)
  • Comprovante de residência no Canadá
  • Visto válido (de trabalho, estudos ou visita)
  • Pay Stub (para pessoas que já estão trabalhando)

É indicado consultar o site de cada instituição financeira, pois os documentos podem variar. Os que foram aqui citados são os mais comuns, mas, dependendo do banco escolhido, pode ser necessário levar outras documentações.

Para os estudantes que desejam abrir uma conta bancária, é preciso ter em mãos:

ul>

  • Passaporte original
  • Visto de estudante
  • Cartão de crédito que está usando no país
  • Student ID
  • Letter of Accepctance de escolas de inglês
  • Comprovante de matrícula nos colégios e universidades do país

Benefícios

Existem muitos benefícios em possuir uma conta em bancos canadenses. O o horário de funcionamento por lá é diferente do Brasil, ficando as agências abertas até as 20h e, em alguns casos, nos finais de semana. Isso facilita e muito a vida das pessoas, já que é possível ir até a agência depois de um dia de trabalho, por exemplo.

Como o país é tido como um dos mais seguros, não há porta com detector de metais e alguns caixas eletrônicos ficam nas ruas, sem a necessidade de seguranças por perto.

O tratamento com os clientes internacionais também é muito bom e os funcionários dos bancos estão sempre dispostos a receber e auxiliar os imigrantes, independentemente de seu nível de inglês ou nacionalidade.

Como funcionam os serviços bancários?

O cartão de débito é retirado no dia da abertura da conta. Não vem com o seu nome: você apenas assina atrás do cartão e já pode utilizá-lo.

Já os cartões de crédito são um pouco diferentes e é preciso apresentar o SIN (social insurance numbers), para consegui-los. Leva até três semanas para ter o cartão em mãos, e os limites liberados dependem da documentação apresentada.

A transferência bancária é feita de forma diferente, através do chamado Interac e-Transfer. Tudo ocorre de forma prática e rápida, por e-mail. Há também acesso à conta pela internet e por aplicativos.

Outros serviços oferecidos são muito semelhantes aos das instituições financeiras brasileiras, como empréstimos, crédito pessoal, conta-corrente, cartão de crédito, financiamentos e crédito imobiliário.

A grande vantagem é que as taxas de juros e as tarifas cobradas são bem menores quando comparadas àquelas aplicadas no Brasil. Então, ter uma conta-corrente bastante completa acaba compensando.

Internet Banking

A praticidade do internet banking também é oferecida pelos bancos canadenses. Créditos: md tec informática.

O internet banking dos bancos canadenses é muito semelhante ao visto nos bancos brasileiros. A diferença está na quantidade de funcionalidades e no fato de ser mais prático de ser utilizado. Você pode fazer qualquer transação diretamente do computador ou do celular.

Não há token ou biometria, mas o sistema realiza várias perguntas de segurança para garantir que é você mesmo que está realizando o acesso. O depósito de cheques pode ser feito pelo app do banco: basta tirar uma foto da folha e pronto.

É possível ter um cartão de crédito?

Você pode ter um cartão de crédito no Canadá, desde que consiga atender à exigências do banco escolhido. Como você acaba de chegar ao país, seu histórico de crédito por lá está zerado. Algumas instituições financeiras acabam por não fornecer cartões de crédito para recém-chegados.

Em outros casos, o cartão é liberado com um limite mais baixo e, conforme o pagamento em dia das faturas, esse valor vai aumentando. Há também os bancos que preferem que se mantenha uma conta-corrente aberta por seis meses, e com movimentação, para, então, fornecer o cartão de crédito.

Se você precisa ter o cartão de crédito, o ideal é procurar por bancos que o liberem mesmo que com um limite menor.

Você já está pronto para abrir a sua conta-bancária no Canadá? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre o país!

Topo